quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Café com Cristo - Murmuração desagrada a Deus


No livro bíblico chamado Números, capítulo 11, há uma narrativa das mais sórdidas: o povo israelita reclama de Deus por retirá-los do Egito e sujeitá-los àquela situação de caminhada no deserto. No capítulo 14, há uma sentença: os murmuradores não entrarão na terra.

Murmurar é queixar-se, lastimar-se, falar mal, apontar faltas, tomar mau juízo de alguém ou de alguma coisa. Em alguns casos, é uma atitude silenciosa.

Ser murmurador é fazer parte de um rol de pessoas que nunca estão satisfeitas com a vida. É viver triste, desolado, acabrunhado. O mesmo sol que é celebrado por tantos é desprezado pelo murmurador. A mesma chuva que é recebida com aplausos é rejeitada pelo murmurador. O gritar e pular de crianças, para o murmurador, é uma tragédia. Viver ao lado de um murmurador ou murmuradora é conviver com a tristeza.

Deus não se agrada dos murmuradores, pois, na verdade, a culpa  recai sobre Ele, segundo os murmuradores. Precisamos fugir dessa prática e considerar que Deus é o dono de nossa existência e tudo o que acontece é, no mínimo, por permissão d’Ele.

Que Deus nos livre dos murmuradores e da murmuração!

terça-feira, 28 de janeiro de 2014

A diabólica cultura do não poder perder*


Pr. Neemias Lima

Este ano acontece a Copa do Mundo. E será no Brasil pela segunda vez, sessenta e quatro anos depois. Pensei em participar de pelo menos um jogo. Quando vi o valor do ingresso, desisti.

Há quatro anos, quando o Brasil saiu da competição, queria torcer pela Holanda, nunca foi campeã e em 2000 estive lá num Congresso. Ela também se desclassificou, torci pela Espanha, que também nunca fora campeã e naquele ano conseguiu o caneco.

Por aqui, também, há quatro anos, a era Dunga chegou ao fim como técnico. Assim foi o comunicado oficial da CBF: “Encerrado o ciclo de trabalho que teve início em agosto de 2006, e que culminou com a eliminação do Brasil da Copa do Mundo da África do Sul, a CBF comunica que está dispensada a comissão técnica da seleção brasileira. A nova comissão técnica será anunciada até o final deste mês de julho”. Li em O Dia Online que, “com Dunga, a seleção brasileira disputou 68 jogos desde agosto de 2006. Teve 49 vitórias, 12 empates e sete derrotas (incluindo os jogos da Olimpíada de 2008)”. Sendo corretos os números, Dunga alcançou a seguinte média em percentuais: 10% de derrotas, 18% de empates e 72% de vitórias, números arredondados. Se considerarmos empate como acerto, teremos 90%.

Na Europa, e em outros lugares, as primeiras colocações são celebradas. No Brasil, só a primeira. Aqui, o segundo é o primeiro dos últimos. É uma pena, pois nem sempre se ganha quando se disputa um campeonato. Rubens Barrichello é vice-campeão mundial de fórmula um e é zombado por quem mal dirige um fusquinha.

Como explicar uma performance dessa não manter um técnico no cargo? Só mesmo a diabólica cultura do não poder perder. Após a derrota, os culpados foram encontrados e poucos (desculpe-me, mas sou um destes) reconhecem que se tratou de uma caminhada vitoriosa. Vários tabus foram quebrados, conquistas foram verificadas e, por um tempo mal jogado, todo o trabalho foi esquecido. Cheguei a ler mensagens de cristãos com xingamentos dirigidos a Felipe Melo, Dunga e Jorginho. O narrador mais badalado e mais detestado do Brasil fez duras críticas a Jorginho. Não se lembram que até Zico, um dos maiores jogadores de todos os tempos, perdeu pênalti em plena Copa do Mundo? E que a melhor seleção, para muitos analistas, de todos os tempos, a de 1982, não trouxe o caneco?

Mas o assunto não é propriamente futebol. É combater a diabólica cultura do não poder fracassar. Somos imperfeitos, falhos e estaremos sempre diante de derrotas. Precisamos valorizá-las como aprendizado e olhar mais para as pessoas do que para os resultados. Estes são importantes, mas as pessoas são mais. Nem sempre conseguiremos o máximo, mas continuamos o máximo para Deus. Nem sempre seremos os melhores, mas somos obra prima da criação de Deus. Nem sempre seremos campeões, mas temos garantida a vitória final. É sempre bom lembrar que alguns consideram Jesus um fracassado, isso porque morreu na cruz. Aliás, ele disse que “quem quiser ganhar, tem que perder”.

Daqui a quatro meses e meio, estaremos em plena disputa da Copa. Brasil colorido. Povo cheio de alegria. Um mês depois, tudo encerrado. Sendo campeão, o que não acredito, embora torça, o Brasil viverá mais uns quinze dias de comemoração.

Ganhando ou perdendo, a vida continuará. Com os fracassos, precisamos ter novas atitudes. Maior compreensão com os fracassos do pai, da mãe, dos filhos, do irmão - carnal ou espiritual. Seremos verdadeiros campeões na verdadeira copa do mundo, a vida, cuja organização não é da FIFA, mas do soberano Deus, que espera de nós muito mais do que uma vitória, mas verdadeira entrega, “pois quem quiser ganhar, tem que perder”.

*Pastoral do Boletim da Igreja Batista do Braga, dia 26 de janeiro de 2014.

Não chores



Lucas 7.11-16 
11 E aconteceu que, no dia seguinte, ele foi à cidade chamada Naim, e com ele iam muitos dos seus discípulos, e uma grande multidão;
12 E, quando chegou perto da porta da cidade, eis que levavam um defunto, filho único de sua mãe, que era viúva; e com ela ia uma grande multidão da cidade.
13 E, vendo-a, o Senhor moveu-se de íntima compaixão por ela, e disse-lhe: Não chores.
14 E, chegando-se, tocou o esquife (e os que o levavam pararam), e disse: Jovem, a ti te digo: Levanta-te. E o defunto assentou-se, e começou a falar.
15 E entregou-o a sua mãe.
16 E de todos se apoderou o temor, e glorificavam a Deus, dizendo: Um grande profeta se levantou entre nós, e Deus visitou o seu povo.

Introdução:
Que dia seguinte é este? A cura do filho do centurião.
Quem era o centurião? O centurião era o soldado responsável por comandar a centúria, dando ordens que deveriam ser prontamente obedecidas pelos soldados, especialmente as formações militares.

Na cura do filho do centurião, Jesus o curou de longe. Aqui, Jesus toca o esquife e diz: Levanta-te!

Na cura do filho do centurião, não se registra reação de Jesus ao acontecido. Com o filho da viúva de Naim, diz que Jesus moveu-se de íntima compaixão.

Na cura do filho do centurião, Jesus não tem contato com o curado. Com o filho da viúva de Naim, Jesus o entrega à sua mãe.

Mas interessante, é que Jesus diz para aquela mulher: Não chores!  Mas como? Preste atenção:
1- Era uma viúva (se era viúva, tinha perdido o esposo);
2- Perde o filho (Mas a viúva tinha outros filhos! Não?!)

Plummer: “A lamentação de uma viúva, pelo seu filho único, é o caso extremo da aflição”.
Então, como Jesus pede aquela mulher para não chorar se Ele mesmo chorou quando seu amigo Lázaro morreu?
Eu imaginei por quê.

Por que Jesus disse àquela mulher “Não chores?”
1º - Ela estava para mudar de caravana
V. 12 - E, quando chegou perto da porta da cidade, eis que levavam um defunto, filho único de sua mãe, que era viúva; e com ela ia uma grande multidão da cidade.
Perto da porta da cidade acontece o encontro das duas caravanas!
Ela caminhava na caravana da falta de perspectiva. Agora, apareceu a caravana da esperança.
Ela caminhava na caravana da tristeza. Agora, estava frente a frente com a caravana da alegria.
Ela caminhava na caravana do desespero. Agora, via a caravana do equilíbrio!
Ela caminhava na caravana da morte. Agora, conhecia a caravana da vida!

Por que Jesus disse àquela mulher “Não chores?”
2º - Há um tempo para o choro
Eclesiastes 3.1-4 diz assim: “Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu. Há tempo de nascer, e tempo de morrer; tempo de plantar, e tempo de arrancar o que se plantou; Tempo de matar, e tempo de curar; tempo de derrubar, e tempo de edificar; Tempo de chorar, e tempo de rir; tempo de prantear, e tempo de dançar”.

Salmo 30.5: “Porque a sua ira dura só um momento; no seu favor está a vida. O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã”.

A caravana da morte estava perto da porta da cidade. Os cemitérios ficavam fora dos muros da cidade. Já havia um tempo entre a morte e aquele momento. Os mortos eram sepultados no mesmo dia.

Era como se Jesus dissesse: Chega de chorar, você já chorou bastante. Eu tenho remédio para essa dor!
Deixe-me dizer-lhe uma coisa: Chorar não é pecado! Mas viver a vida toda chorando pode se constituir num pecado!

Por que Jesus disse àquela mulher “Não chores?”
3º - Ele tinha poder para resolver o seu problema
Vs. 14 e 15 - E, chegando-se, tocou o esquife (e os que o levavam pararam), e disse: Jovem, a ti te digo: Levanta-te. E o defunto assentou-se, e começou a falar.
E entregou-o a sua mãe.

Eu não posso dizer para você “Não chores!”.
Os diáconos não podem dizer para você “Não chores!”.
Nossa Igreja não pode dizer para você “Não chores!”.
Nossa denominação não pode dizer para você “Não chores!”.
Nenhuma Igreja, nenhum líder, ninguém pode dizer para você “Não chores!”.
Nós não podemos resolver o seu problema!
Mas Jesus pode dizer “Não chores”, porque Ele pode resolver o seu problema!

Eu imaginei um nome para esta mulher! Vamos dar um nome pra ela? Maria.
E um nome para o filho dela? Calebe.
Ela parada ali, Jesus pega pela mão o moço e diz “Toma o teu filho!”. Que alegria!
Imagino-a dizendo para as pessoas: muito obrigada pelo seu apoio!
Ela vai pra casa e começa a fazer as atividades de casa.
Em casa, Rute pensa: vou visitar Maria, não pude ajudá-la, estava nos dias de minha imundície! E vai lá...
Rode estava enferma não esteve com Maria e vai lá também! De longe ouve conversas muito animadas... Ficam surpresas, o clima/ambiente deveria ser de tristeza.

E Maria diz: Você não sabe o que aconteceu?
Jesus resolveu o meu problema! Ele ressuscitou meu filho.

Conclusão:
1ª - Você faz parte da caravana da esperança? Você faz parte da caravana da alegria? Você faz parte caravana da do equilíbrio? Você faz parte da caravana da vida?
Você pode nesta noite fazer!

2º - Você crê que há um tempo para o choro?
Apocalipse 21.1-4: “E vi um novo céu, e uma nova terra. Porque já o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe. E eu, João, vi a santa cidade, a nova Jerusalém, que de Deus descia do céu, adereçada como uma esposa ataviada para o seu marido. E ouvi uma grande voz do céu, que dizia: Eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o seu povo, e o mesmo Deus estará com eles, e será o seu Deus. E Deus limpará de seus olhos toda a lágrima; e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas”.

3º - Você crê que Jesus pode resolver o seu problema?

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Quem é o dono do peixe?


Lucas 5.1-11 
1 - Certa vez, quando a multidão apertava Jesus para ouvir a palavra de Deus, ele estava junto ao lago de Genezaré;
2 - e viu dois barcos junto à praia do lago; mas os pescadores haviam descido deles, e estavam lavando as redes.
3 - Entrando ele num dos barcos, que era o de Simão, pediu-lhe que o afastasse um pouco da terra; e, sentando-se, ensinava do barco as multidões.
4 - Quando acabou de falar, disse a Simão: Faze-te ao largo e lançai as vossas redes para a pesca.
5 - Ao que disse Simão: Mestre, trabalhamos a noite toda, e nada apanhamos; mas, sobre tua palavra, lançarei as redes.
6 - Feito isto, apanharam uma grande quantidade de peixes, de modo que as redes se rompiam.
7 - Acenaram então aos companheiros que estavam no outro barco, para virem ajudá-los. Eles, pois, vieram, e encheram ambos os barcos, de maneira tal que quase iam a pique.
8 - Vendo isso Simão Pedro, prostrou-se aos pés de Jesus, dizendo: Retira-te de mim, Senhor, porque sou um homem pecador.
9 - Pois, à vista da pesca que haviam feito, o espanto se apoderara dele e de todos os que com ele estavam,
10 - bem como de Tiago e João, filhos de Zebedeu, que eram sócios de Simão. Disse Jesus a Simão: Não temas; de agora em diante serás pescador de homens.
11 - E, levando eles os barcos para a terra, deixaram tudo e o seguiram.

Introdução:
Apenas Lucas registra este milagre. Alguns intitularam esta seção em Lucas como “A pesca maravilhosa”.
Mateus e Marcos limitam-se apenas ao evento do chamado dos discípulos.
Há quem relacione este texto com o de João 21, mas é pouco provável, pois, neste caso, Jesus tinha passado pela experiência da morte e ressurreição.

Dentre os ensinamentos deste texto, podemos nos limitar a um. E, didaticamente, será apresentado em forma de pergunta: Quem é o dono do peixe?

E peixe aqui pode ser figura de nossa vida, as oportunidades que temos, as situações que enfrentamos, o que possuímos, os ideais que temos, os sonhos que idealizamos, enfim, tudo que norteia a nossa experiência de vida.

É possível que o mar pense assim:
Eu sou o dono do peixe. Mas vem o pescador e toma-lhe sua posse!

É possível que o pescador pense assim:
Eu sou o dono do peixe. Mas vem o mar e esconde-lhe o seu desejo!

É possível que o Secretário de Pesca pense assim:
Eu sou o dono do peixe. Mas vem o sistema e impõe-lhe os limites!

Em nossa vida também é assim: muito dos conceitos e pensamentos que temos a respeito dos desdobramentos que ela nos apresenta está errado.

E às vezes, pensamos:
o dono do peixe é meu esposo ou minha esposa
o dono do peixe é meu pai ou minha mãe
o dono do peixe é o meu patrão
o dono do peixe é o meu cliente
o dono do peixe é o meu chefe ou minha chefe
o dono do peixe é o prefeito da cidade
o dono do peixe é o político influente

Afinal, quem é o dono do peixe?
O dono do peixe é Jesus!

Curiosidade: ICHTUS em grego é peixe, mas pode também tratar-se de um acróstico, onde cada letra de I.CH.TH.U.S. corresponde a outra palavra grega, formando a frase IESUS CHRISTOS THEOS UIOS SOTER.

Iesus
CHristos
THeos
Uios
Soter

Outra curiosidade: os cristãos perseguidos marcavam suas reuniões com um código e o símbolo usado era um peixe desenhado nas paredes ou no chão indicando como setas o local da reunião secreta.

E ainda outra curiosidade: duas pessoas se encontravam, o cristão não sabendo se o outro era, desenhava no chão uma parte e o outro completava. Se um não fosse cristão, não entenderia.

Jesus é o dono do peixe! Vamos aprender com ele neste texto!

1ª - O dono do peixe derruba a lógica da habilidade profissional
Versos 1 a 5.

“Trabalhamos a noite toda e nada apanhamos”. A ideia é de trabalho exaustivo, duro, pesado!

Eu imagino a cabeça de Pedro: “Jesus é carpinteiro, nada entende de pesca, eu sou pescador profissional - era o dono do barco - e vem me ordenar pescar de novo!”.

A gente pensa que é nossa habilidade que nos faz prósperos.
Mas o dono do peixe derruba a lógica da habilidade profissional!
Não é o nosso talento, não é a nossa habilidade, não é o nosso poder, não é a nossa sabedoria, não é a nossa influência...
Tudo depende do dono do peixe!

2ª - O dono do peixe exige que o pescador continue pescando - não desistir.
Versos 1 a 6.

Eles estavam lavando as redes! Desanimados! Nenhuma pesca! O alimento naquele dia faltara! Os recursos estavam escassos ou não existiam!
O dono do peixe ordena: voltem para o mar!
O dono do peixe exige que o pescador continue pescando! Não desista.

Alguém já sugeriu uma diferença entre o Otimista e Pessimista:
Otimista vê possibilidades em cada adversidade.
Pessimista vê adversidades em cada possibilidade.

De que sonho que você está desistindo? O dono do peixe diz para você, volte a pescar!
Mas olhe, ele não vai levar o peixe até à praia, se for preciso ele leva, mas, via de regra, não!

"Na maioria dos milagres que Jesus operou sempre houve o concurso humano"
Pr. Ariovaldo Ramos

3ª - O dono do peixe traz provisão abundante quando a necessidade assume o controle
Versos 5 e 6.

As redes começaram a se romper!
Parece que Jesus, o dono do peixe, ordenou que os peixes procurassem o pescador e não o pescador aos peixes.

Ilustração: o piau rosa em Cardoso Moreira e em Italva

4ª - O dono do peixe cria em nós o desejo de repartir
Versos 6 e 7.

“Quando a gente está em Jesus a concorrência dá lugar à cooperação”
Pr. Ariovaldo Ramos

Não basta eu ter! É preciso que o meu próximo tenha! Principalmente suas necessidades! A cultura dominante é muito egoísta! O cristão pode quebrar essa corrente do mal e ser solidário e misericordioso!

Conclusão:
Quem é o dono do peixe? Jesus!
O que Ele nos ensina?

1º - O dono do peixe derruba a lógica da habilidade profissional - não é o seu talento!
2º - O dono do peixe exige que o pescador continue pescando - não desista.
3º - O dono do peixe traz provisão abundante quando a necessidade assume o controle - nada faltará!
4º - O dono do peixe cria em nós o desejo de repartir - reparta com o próximo!

Jesus é o dono do mar!
Jesus é o dono do pescador!
Jesus é o dono do peixe!
Jesus é o dono do Secretário de Pesca!
Jesus é o dono de tudo!

Curve sua cabeça em oração e fale com o dono do peixe agora!

domingo, 26 de janeiro de 2014

De volta

Após um período de 13 dias totalmente fora daqui, retorno com o mesmo objetivo: fazer daqui um canal de bênçãos para as nossas vidas.

Permitindo Deus, hoje, no culto noturno, retorno as atividades. Pregarei o sermão "Quem é o dono do peixe?". Caso queira e possa, venha participar com a gente.


quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

Como obter sucesso em 2014?


Pr. Neemias Lima

Josué 1:1-9
1 - E sucedeu depois da morte de Moisés, servo do SENHOR, que o SENHOR falou a Josué, filho de Num, servo de Moisés, dizendo:
2 - Moisés, meu servo, é morto; levanta-te, pois, agora, passa este Jordão, tu e todo este povo, à terra que eu dou aos filhos de Israel.
3 - Todo o lugar que pisar a planta do vosso pé, vo-lo tenho dado, como eu disse a Moisés.
4 - Desde o deserto e do Líbano, até ao grande rio, o rio Eufrates, toda a terra dos heteus, e até o grande mar para o poente do sol, será o vosso termo.
5 - Ninguém te poderá resistir, todos os dias da tua vida; como fui com Moisés, assim serei contigo; não te deixarei nem te desampararei.
6 - Esforça-te, e tem bom ânimo; porque tu farás a este povo herdar a terra que jurei a seus pais lhes daria.
7 - Tão somente esforça-te e tem mui bom ânimo, para teres o cuidado de fazer conforme a toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; dela não te desvies, nem para a direita nem para a esquerda, para que prudentemente te conduzas por onde quer que andares.
8 - Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido.
9 - Não to mandei eu? Esforça-te, e tem bom ânimo; não temas, nem te espantes; porque o Senhor teu Deus é contigo, por onde quer que andares.

Introdução:
Que é sucesso?

Alguém, com bastante bom humor, propôs:
Aos 2 anos, sucesso é: conseguir andar
Aos 4 anos, sucesso é: não fazer xixi nas calças
Aos 12 anos, sucesso é: ter amigos
Aos 18 anos, sucesso é: ter carteira de motorista
Aos 20 anos, sucesso é: fazer sexo
Aos 35 anos, sucesso é: dinheiro
Aos 50 anos, sucesso é: ter dinheiro
Aos 60 anos, sucesso é: fazer sexo
Aos 70 anos, sucesso é: ter carteira de motorista
Aos 75 anos, sucesso é: ter amigos
Aos 80 anos, sucesso é: não fazer xixi nas calças
Aos 90 anos, sucesso é: conseguir andar

A definição de sucesso
“Rir sempre e muito; ganhar o respeito de pessoas inteligentes e o afeto das crianças; conquistar a apreciação de críticos sinceros e sobreviver à traição de falsos amigos; apreciar a beleza e enxergar o melhor nos outros; deixar o mundo um lugar melhor, seja através de uma criança saudável, um lindo jardim ou retorno dado para a sociedade; saber que uma vida respira com maior facilidade por sua causa. Isso é ser bem sucedido” - Ralph Waldo Emerson

Alyssa Gregory, no blog The Small Business Idea Generator: "Eu defino o sucesso como uma combinação de fatores que resultam em um sentimento de contentamento e de missão cumprida. De acordo com meu perfil, tenho uma lista mental que me diz se tive sucesso ou não. Alguns dos pontos da lista incluem perguntas como: Eu alcancei o objetivo que tinha planejado? Eu fiz isso sem comprometer minha integridade, honestidade e profissionalismo? Eu suportei e colaborei com outros durante o processo? Eu fiz a coisa certa quando enfrentei um dilema? Eu fui uma boa pessoa? Se tivesse que fazer tudo de novo, eu faria a mesma coisa? Se não, o que aprendi?".

Recentemente, Billy Graham afirmou que faria três coisas diferentes do que fez:
1 - Não seria conselheiro dos presidentes, eles fizeram tudo diferente do que ele falou.
2 - Pregaria menos e daria mais tempo à família.
3 - Cuidaria mais de sua saúde, alguns problemas enfrentados foi porque não cuidou da saúde.

Qual é a receita do sucesso então? Como obter sucesso? Como saberei se sou bem sucedido?
Com base no texto lido, quero apresentar três segredos para o sucesso:

1º - Dependência
1 - E sucedeu depois da morte de Moisés, servo do SENHOR, que o SENHOR falou a Josué, filho de Num, servo de Moisés, dizendo:
2 - Moisés, meu servo, é morto; levanta-te, pois, agora, passa este Jordão, tu e todo este povo, à terra que eu dou aos filhos de Israel.
3 - Todo o lugar que pisar a planta do vosso pé, vo-lo tenho dado, como eu disse a Moisés.
4 - Desde o deserto e do Líbano, até ao grande rio, o rio Eufrates, toda a terra dos heteus, e até o grande mar para o poente do sol, será o vosso termo.
5 - Ninguém te poderá resistir, todos os dias da tua vida; como fui com Moisés, assim serei contigo; não te deixarei nem te desampararei.
8 - Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes medita nele dia e noite (DEPENDA DELE)

Dependa de Deus.
Dependa das pessoas.
Ilustração: O ratinho na fazenda.

2º - Obediência
Josué 1.7:  Tão somente esforça-te e tem mui bom ânimo, para teres o cuidado de fazer conforme a toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; dela não te desvies, nem para a direita nem para a esquerda, para que prudentemente te conduzas por onde quer que andares.
8 - Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido.
9 - Não to mandei eu? Esforça-te, e tem bom ânimo; não temas, nem te espantes; porque o Senhor teu Deus é contigo, por onde quer que andares.

Diz o ditado: Manda quem pode. Obedece quem tem juízo!
Diz a Bíblia: Obedecer é melhor do que sacrificar!

Efésios 6:1-3
Vós, filhos, sede obedientes a vossos pais no Senhor, porque isto é justo.
Honra a teu pai e a tua mãe, que é o primeiro mandamento com promessa;
Para que te vá bem, e vivas muito tempo sobre a terra.

3º - Persistência
Josué 1.4: Desde o deserto e do Líbano, até ao grande rio, o rio Eufrates, toda a terra dos heteus, e até o grande mar para o poente do sol, será o vosso termo.
5 - Ninguém te poderá resistir, todos os dias da tua vida; como fui com Moisés, assim serei contigo; não te deixarei nem te desampararei.

O problema de quem desiste é que a solução pode estar logo à frente!
E depois para recomeçar, o preço é muito mais alto.

Conclusão:
O problema das pessoas é que elas querem sucesso sem pagar o preço. Princípios são exigências para se alcançar sucesso.
O único lugar onde sucesso vem antes de trabalho é no dicionário!
É preciso muito empenho!
Depender, obedecer e persistir são atitudes trabalhosas!
Mas vale a pena!