quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

Leitura


Ler é como caminhar. 
Quanto mais se caminha, mais vontade se tem de caminhar. 
Mais vontade de caminhar gera a vontade de correr. 
Assim é a vontade de ler.

terça-feira, 10 de janeiro de 2017

Alegria


            É comprovado que uma caminhada pautada pela alegria torna a vida mais produtiva e menos tensa. Embora sorriso seja diferente de alegria, tem um fundo de verdade o pensamento: “A vida me ensinou que chorar alivia, mas sorrir torna tudo mais bonito”.
            “O coração alegre aformoseia o rosto, mas pela dor do coração o espírito se abate” - Provérbios 15.13 - é um ensinamento milenar, hoje tão decantado pelos profissionais de vida emocional.
            Uma vida alegre atrai mais pessoas do que uma vida triste. Vidas que são regadas pela tristeza conseguem atrair outras por algum tempo, mas é na alegria que se atrai mais pessoas por mais tempo. Ninguém suporta uma vida marcada pelo mau humor, pela tristeza.
            O mais relevante é que ter uma vida alegre independe das circunstâncias externas. Tudo ao redor pode-se encontrar em desarmonia, mas a alegria estar presente. Não se trata de atitude hipócrita, mascarada e fantasiosa que esconde situação adversa, pelo contrário, reconhecendo a luta, prossegue com alegria.
            Registra o Salmo 100.1-2: “Celebrai com alegria ao Senhor, todas as terras. Servi ao Senhor com alegria; e entrai diante dele com canto”.
            Não espere a situação melhorar para desfrutar de alegria, dependa do Espírito Santo e seu fruto trará o gomo da alegria.

            Seja um transmissor da alegria por onde passar.

segunda-feira, 9 de janeiro de 2017

Família

Nenhuma vida será completamente vitoriosa sem uma base sustentadora, no caso a família. Apesar de existir uma milenar e arquitetada estratégia para destruí-la, cada vez mais, se comprova sua eficácia, seu grande poder de sustentar vidas que escrevem relevantes histórias e legar às futuras gerações uma herança incomparável.
Victor Hugo declarou: “Toda a doutrina social que visa destruir a família é má, e para mais inaplicável. Quando se decompõe uma sociedade, o que se acha como resíduo final não é o indivíduo, mas, sim, a família”.
Para Martinho Lutero, seu poder é tão grande, “tornando-se ela a fonte da prosperidade e da desgraça dos povos”.
De Léon Tolstoi, temos: “As famílias felizes parecem-se todas; as famílias infelizes são infelizes cada uma à sua maneira”.
O maior patrimônio que você tem é sua família. Todos os outros bens podem trazer decepção. Uma família bem estruturada garante sustentação nas horas mais difíceis da vida.
É decisivo saber que é impossível construir a família apenas com o esforço humano. Diz a Bíblia: “Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que edificam. Inútil vos será levantar de madrugada, comer o pão de dores” - Salmo 127.1-2.

Construa sua família com os princípios divinos. Caso sua experiência seja negativa nessa área, não se desanime, Deus é o Deus da segunda chance.

domingo, 8 de janeiro de 2017

Obstáculos


            Qualquer pessoa que planeje algo para sua vida há de enfrentar obstáculos, alguns deles, tremendamente difíceis de serem superados. Para Albert Einstein, “dificuldades e obstáculos são fontes valiosas de saúde e força para qualquer sociedade”.
            Há quem defenda que os obstáculos não existem, surgem quando se perde o foco. Henry Ford ensinou que “obstáculos são aqueles perigos que você vê quando tira os olhos de seu objetivo”.
            Fato é que toda caminhada empreendedora será banhada pelo surgimento de dificuldades que podem ser identificadas como obstáculos.
            Algumas lições:
1ª - Obstáculos foram feitos para serem superados. Não tente driblar, surgirão outros mais difíceis.
2ª - Enfrente os obstáculos, não os supervalorize. Eles parecem mais poderosos do que, verdadeiramente, são.
3ª - Um obstáculo vencido é um trampolim para outro. O obstáculo superado agora servirá de experiência para vencer o próximo, normalmente, mais difícil.
4ª - Ultrapasse os obstáculos que aparecerem na caminhada. Não tem para onde correr: ou ultrapassa-se o obstáculo ou fica para trás.
            Uma pertinente paráfrase de João 16.33 é a seguinte: “Na caminhada, enfrentarão obstáculos, não se desanimem, eu venci os obstáculos”. Com Jesus, podem-se vencer obstáculos.

sábado, 7 de janeiro de 2017

Visão


            A visão é um sentido extremamente importante. Através dela, pode-se ver todas as coisas ao redor, diferenciar cores, ver as maravilhas da natureza e ler.
A hipermetropia, a miopia, o astigmatismo, o glaucoma e a catarata são enfermidades que afetam a visão. A hipermetropia impede de enxergar de perto. A miopia, em enxergar objetos de longe. O astigmatismo dificulta a focagem de objetos em algumas direções. O glaucoma é um aumento da pressão do olho, podendo levar à cegueira. A catarata sinaliza a opacidade da lente.
Enfermidade na visão física traz grandes transtornos. Muito mais na visão espiritual. Não é sem propósito que, sabiamente, Jesus orientou: “Levantem os seus olhos e vejam os campos brancos para a ceifa” - João 4.35.
Registra um ditado japonês: “Ao erguermos a vista não vemos fronteiras”. De autor desconhecido, temos: “Quanto mais você se esforça para alcançar as estrelas, mais se afasta da lama”.
     Toda caminhada bem sucedida passa pela capacidade de antever os projetos, desenvolver a capacidade de auxiliadores e perseverar no ideal empreendido. As atitudes na caminhada dependerão de como se enxerga a vida e os fatos relacionados com ela. Um problema que, para o pessimista, é um fracasso, para o otimista é uma oportunidade de crescimento.
          Tenha a visão correta das situações na vida.

sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

Descanso


          Assim como o trabalho é muito importante e parte necessária para uma vida bem sucedida, o descanso também o é.
            Não é sem propósito que a Bíblia registra: “E havendo Deus acabado no dia sétimo a obra que fizera, descansou no sétimo dia de toda a sua obra, que tinha feito” - Gênesis 2.2.
            A orientação divina para o povo era clara: “Seis dias se trabalhará, porém o sétimo dia é o sábado do descanso, santo ao Senhor; qualquer que no dia do sábado fizer algum trabalho, certamente morrerá” - Êxodo 31.15.
            Uma lição pouco destacada no episódio do temporal no Mar da Galileia, quando o barco começou a afundar, é a de Jesus descansando enquanto os discípulos conduziam o barco.
            Há pessoas que se sentem culpadas por descansarem de suas lutas e experimentam a “Síndrome do Super-Homem ou da Mulher Maravilha”, enfrentando grandes dificuldades em dizer “não” a solicitações, quando a mais sábia decisão era descansar.
            Do cansaço físico é fácil descansar. Do mental, um pouco mais difícil. E do espiritual? Impossível sem a ação divina. As palavras de Jesus são doces: “Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas” - Mateus 11.29.
            Como destacou Santo Agostinho: “Fizeste-nos, Senhor, para ti, e o nosso coração anda inquieto enquanto não descansar em ti”.

Descanse o físico e alma.

quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

Trabalho


Há quem procure incessantemente o inventor do trabalho para acertar as contas com ele. Sendo assim o seu caso, encontrou hoje: quem inventou o trabalho foi Deus. Tanto é que ele tirou um dia para descansar.
O trabalho foi criado por Deus para o sustento digno do homem e sua família. É muito triste receber algum valor que não seja, direta ou indiretamente, produto do trabalho. O dinheiro não dignifica. O trabalho, sim.
Pode até faltar oportunidade de emprego, e o Brasil sofre com mais de 12 milhões de desempregados, mas trabalho nunca faltará.
O preparo para enfrentar os gigantes do mercado de trabalho é um grande desafio para todos. Como vaticina o provérbio motivacional, “o único lugar em que sucesso vem antes de trabalho é no dicionário”.
Pode-se ser fisgado por dois problemas: excesso de trabalho e excesso de ócio. Nenhum dos dois é saudável, mas, se for necessário optar, é melhor cometer o erro do excesso de trabalho do que o erro do ócio. Adverte o adágio que “mente desocupada é oficina do diabo”.
Além do trabalho ter sido criado por Deus, Jesus testemunhou e deu o exemplo: “Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também” - João 5.17. “Convém que eu faça as obras daquele que me enviou, enquanto é dia; a noite vem, quando ninguém pode trabalhar” - João 9.4.
Trabalhe para não dar trabalho aos outros.

quarta-feira, 4 de janeiro de 2017

Domínio


Numa sociedade cada vez mais consumista e materialista, pensar em domínio só tem valor se eu for o dominador. A máxima “cada um por si e Deus por todos” ganhou uma releitura e impera o “cada um por si e Deus por todos, desde que primeiro seja por mim”. Acontece que uma vida bem sucedida aprende a lição do domínio.
Gálatas 5.16-18 ensina: “Digo, porém: Andai em Espírito, e não cumprireis a concupiscência da carne. Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes opõem-se um ao outro, para que não façais o que quereis. Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais debaixo da lei”.
Na caminhada, ou se é dominado pelo Espírito ou pela carne. E há uma renhida luta travada entre eles para dominar o ser humano, destacando que a batalha é sempre provocada pela carne, com o objetivo de contrariar a vontade divina na vida humana.
Uma dócil menina testemunhou: “Quando o inimigo bate à porta do meu coração desejando me dominar, eu peço ao Espírito Santo para ele atender!”.
Perguntas que não podem ser esquecidas: Quem domina minhas atitudes? Quem dirige os meus passos? A quem eu voluntariamente me submeto na caminhada empreendida?
         Dependendo da escolha, minha vida será ou não bem sucedida. Submeta-se ao domínio do Espírito Santo.

terça-feira, 3 de janeiro de 2017

Senhorio


            Quem desejar ser bem sucedido precisa trilhar o caminho da submissão.
            Assim como todo líder é um excelente liderado, todo senhor é um excelente servo. Haja vista o exemplo de Jesus. Ele mesmo declarou: “Eu não vim para ser servido, mas para servir”.
            Lucas 9.23 registra: “E dizia a todos: Se alguém quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-me”. Negue-se a sim mesmo - renúncia de seu eu, tome cada dia a sua cruz - comprometimento diário e siga-me - atitude.
            Apesar de todo currículo, ao se encontrar com Cristo, Paulo submete-se: “Senhor, que queres que eu faça?”. Ouviu de Jesus: “Levanta-te, e entra na cidade, e lá te será dito o que te convém fazer”.
E Paulo vai conduzido por outros, tateando, por causa da cegueira temporária. É possível que na mente de Paulo tenha surgido uma imaginação: “Serei recebido por uma coluna do cristianismo!”. Quem o recebe? Um desconhecido: Ananias. E é ele quem impõe as mãos sobre Paulo e as escamas saltam de seus olhos e volta a enxergar. É a única vez que Ananias aparece na Bíblia, em outra vez é citado pelo apóstolo.

O grande apóstolo Paulo estava aprendendo sobre senhorio para se tornar um grande líder. Aceite o senhorio de Jesus na sua vida.

segunda-feira, 2 de janeiro de 2017

Prioridade


Objetivamente, prioridade é o que vem em primeiro lugar. É o que move ou obriga a pessoa fazer imediatamente.
De acordo com a idade ou as circunstâncias, as prioridades mudam. Recentemente, uma jovem mulher e três filhinhas se despediam do esposo e pai, que fora levado tragicamente. Na vida daquela família, tudo mudou de uma hora para outra.
Na vida, é necessário definir prioridades, lutar por elas e estar atento para possíveis alterações.
Uma vida bem sucedida passa, necessariamente, pela prioridade das prioridades: buscar em primeiro lugar o reino de Deus.
No famoso Sermão do Monte, o mestre ensinou: “Buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas” - Mateus 6.33. Que coisas são estas? Alimento e vestimenta. Uma antiga versão ampliava: todas as demais coisas vos serão acrescentadas.
Entendendo o seu chamado como prioridade, o apóstolo Paulo testemunhou: “Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim” - Gálatas 2.20.
Suas prioridades estão definidas? Busque em primeiro lugar o reino de Deus e a sua justiça.

domingo, 1 de janeiro de 2017

Confiança

Confie no Senhor de todo o teu coração.
Hoje é o primeiro dia de 2017. Projeções no Brasil dão conta de um ano preocupante e, em alguns setores, como, por exemplo, emprego, os índices são alarmantes.
Medite um pouco: no final de 2015, você tinha alguma preocupação para o ano seguinte, 2016? Com muita possibilidade, sim. Como você chegou ao final dele? Provavelmente, com muitas vitórias, mesmo que, para isso, tenha que ter lutado muito.
Aristóteles, o filósofo grego, declarou: “Nenhum obstáculo é grande demais quando confiamos em Deus”.
John Piper, o pregador calvinista, assegurou: “Orar com fé não significa que tudo o que pedimos acontecerá. Significa que confiamos que Deus nos escutará e ajudará da melhor forma".
Do Salmo 40.4 e Provérbios 3.5, recebemos a orientação: “Confie no Senhor de todo o teu coração, e não te estribe no teu próprio entendimento. Bem-aventurado o homem que põe no Senhor a sua confiança, e que não respeita os soberbos nem os que se desviam para a mentira”.
Há preocupação em relação a 2017? Confie no Senhor. Ele é capaz de guiar, pois o que é oculto para nós, ele sabe de antemão. Lembre-se: confiança se adquire com relacionamento. Relacione-se com Deus.