quarta-feira, 8 de janeiro de 2020

Série "Sabedoria Para Vida" - 08

Inteligência é mais do que instrução

“Não é o mais forte que sobrevive, nem o mais culto, mas o que melhor se adapta às mudanças” - Leon C. Megginson.

Alguém já disse que devemos adotar a filosofia da água. Seu raciocínio é que a água vem em seu curso normal e, ao encontrar um obstáculo, tenta contornar, mas, se não for possível, para e fica tranquila. Mais volume vai chegando e, com o passar do tempo, ou ultrapassa por cima o obstáculo ou destrói sua resistência, arrebentando-o. Agora, com mais volume e com muito mais força sai destruindo tudo pela frente.

Inteligência e instrução são situações bem distintas. Nenhuma deve ser desprezada. Possivelmente, uma diferença é que instrução se alcança com as propostas educativas, ao passo que inteligência é a capacidade de resolver questões novas com as experiências adquiridas.

O salmista declarou sua fonte para aquisição de inteligência, a Lei do Senhor: “Oh, quanto amo a tua lei! É a minha meditação em todo o dia. Os teus mandamentos me fazem mais sábio do que os meus inimigos; pois estão sempre comigo. Tenho mais entendimento do que todos os meus mestres, porque os teus testemunhos são a minha meditação” - Salmos 119.97-99.

Inteligência é mais do que instrução

Um comentário: