terça-feira, 31 de março de 2020

Pr. Genilson Vaz, Presidente da Convenção Batista do estado de São Paulo: "Antes do advento do Covid, tínhamos programa de apoio a pequenas Igrejas!"

Pr. Dr. Genilson Vaz
Presidente da CBESP
Ele hoje preside a Convenção Batista do Estado de São Paulo que, somadas as igrejas devidamente organizadas e congregações, ultrapassa o número de 1500. É um dos grandes líderes da Convenção Batista Brasileira, com atuações em praticamente todas as áreas importantes da denominação. 

Genilson Vaz é pastor titular da Primeira Igreja Batista de Ribeirão Preto, tem formação em Direito e, na última Assembleia da Convenção Batista Brasileira, em janeiro deste ano, na cidade de Goiânia, foi o Relator da Comissão Jurídica de Assessoria Parlamentar com destacada atuação durante todo o evento, sendo o responsável pela orientação à Mesa Diretora dos assuntos encaminhados para discussão, sempre que solicitado pelo Presidente.

Sua simpatia é marcante, está sempre cercado de colegas pastores e líderes em geral e sua alegria contagia. Em entrevista exclusiva ao nosso blog, sinalizou ações da Convenção em favor das Igrejas.

Que efeitos tem esse tempo de Coronavírus para a Convenção Batista do Estado de São Paulo?

Não diria para a Convenção do estado de São Paulo, mas para todo o mundo. Ainda é difícil definir os grandes efeitos que este evento trará aos diversos seguimentos da sociedade. O caso da nossa convenção estadual não será de forma alguma diferente dos demais. Logo que a situação recebeu orientações do poder público, através de seus diversos especialistas,  médicos e  sanitaristas, a diretoria, bem como todos os diretores e executivos das diversas áreas, fizeram reuniões de alinhamento, redefinindo agendas, ações de curto prazo,  etc.

Como a CBESP está planejando viver este momento?

Em recente reunião virtual com a diretoria, alinhamos que a vida institucional deve seguir seu ritmo normal, observando todos os cuidados devidos e restrições impostas. A área operacional, sempre muito bem coordenada pelo diretor-executivo do nosso Conselho de Administração e Missões (CAM), ingressou no trabalho via "home office".

São aproximadamente 1300 igrejas no campo da Convenção e muitas delas de pequeno porte que, possivelmente, sofrerão mais nesse tempo, inclusive com pagamento aos pastores. Como a Convenção está avaliando esse quadro e o que pretende fazer?

A Convenção, tanto as estaduais como a CBB não tem, em sua filosofia e plano de ação, responsabilidades com sustento dos pastores. No entanto, dois anos atrás a Convenção do estado de São Paulo já havia iniciado o Projeto Josué, cujo objetivo tem sido apoiar pequenas igrejas, notadamente aquelas que não dispõem de maiores recursos, ou seja, independente do advento do Covid, já vínhamos fazendo isto e continuaremos. Por certo, o cenário se altera sensivelmente, trazendo maiores preocupações. Não temos como prever o que está à nossa frente a curto prazo. Penso que cada situação que surgir será tratada individualmente,  sem, no entanto, prometer soluções, haja vista a necessidade de aguardar o que teremos. Ressalto que, em nosso modelo denominacional, o sustento dos pastores é uma responsabilidade da igreja local. No entanto, situações pontuais certamente poderão ser estudadas, principalmente a partir das associações e sub seções das ordens estaduais.

Alguns eventos que envolvem público foram cancelados. E a Assembleia em julho, corre risco de ser adiada, cancelada?

Nossa assembleia está prevista para a 2ª semana de julho,  portanto,  daqui a quase 4 meses. Na recente reunião da diretoria,  entendemos que ainda não há que se falar em suspender ou adiar a mesma. A orientação que foi dada é que continuaremos atuando de forma normal, considerando a data prevista. Ao mesmo tempo, observaremos o caminho que as instituições e a sociedade estarão trilhando. Caso o quadro nos indique necessidade de alteração, tomaremos as providências que se fizerem necessárias. 

Pr. Genilson Vaz e a esposa MM Josenilda Vaz
Mensagem final aos batistas paulistas e paulistanos.

Permita-me responder com uma parábola aplicável a toda a família  batista. O navio é o mesmo, e todos nós,  passageiros, estamos dentro dele. Algumas vezes, ondas aparentemente gigantescas parecem querer engolir o barco. Elas até balançam o convés, mas não jogam nenhum dos passageiros  ao chão. A noite vem, o dia volta a raiar, e o barco continua navegando. Sem dúvida, em breve as âncoras serão lançadas e todos seremos desembarcados no porto seguro, pois quem está no comando é o mesmo que em outra viagem mandou que ondas cessassem e que o mar sossegasse. 
Batistas do Estado de São Paulo, e, porque não dizer, irmãos deste imenso Brasil, a receita é uma só,  e é simples: basta vivermos tudo o que temos pregado e afirmado ao longo da história; isto será suficiente.

sexta-feira, 27 de março de 2020

Aliança Batista Mundial transfere Congresso



Site do evento
na cidade do Rio de Janeiro

Depois de avaliar todos os possíveis desdobramentos referentes à PANDEMIA do CORONAVÍRUS, a Aliança Batista Mundial, em acertos com a Convenção Batista Brasileira, decidiu adiar o Congresso previsto para o mês de julho, na cidade do Rio de Janeiro.

Segundo fontes, muitos americanos e europeus tinham cancelado ou pretendiam cancelar a inscrição se o Congresso acontecesse no mês de julho deste ano, como estava previsto, o que causaria grande impacto negativo sobre o evento, sempre muito concorrido. 

A data reprogramada é 7 a 10 de julho de 2021.

Hoje pela manhã, o site oficial da Aliança Batista Mundial permanecia em sua página inicial com o cartaz do evento para este ano, conforme foto abaixo, mas deve ser desconsiderado.



quarta-feira, 25 de março de 2020

Que fazer diante de um inimigo?



Assista ao sermão que preguei domingo na Igreja, sem público.






terça-feira, 24 de março de 2020

Psicanalista declara: "Podem se tocar, beijar, está tudo liberado!".

José Francisco Veloso
Pastor, Psicanalista e Doutor em Dependência Química
Por aproximadamente quarenta anos ele atua na área de Dependência Química. Tudo começou com sua experiência de libertação das drogas, quando era jovem, ao entrar numa Igreja Batista, com intenção de comer um lanche depois da reunião. Sua vida foi transformada e recebeu o chamado divino para cuidar desses homens e mulheres que estão condenados a viverem à margem da sociedade.

No início, como ele mesmo diz, "era tudo muito romântico, era só providenciar o lugar e tentar recuperar". Com o passar do tempo, as exigências vieram e ele teve que partir para os estudos na área e, hoje, além de Psicanlista, é Doutor em Dependência Química. Atua na região de Vitória, Espírito Santo, e sua agenda só comporta vaga para atendimento em função de seu amor pelas vidas e pela garra que tem pelo trabalho.

Nesta entrevista, ele responde questões inquietantes nesse tempo de Quarentena. As perguntas foram elaboradas pelos pastores Hudson Galdino e Neemias Lima, também Psicanalistas.  


Em sua avaliação, qual é o risco maior nesse momento para os que são emocionalmente instáveis?

Os já emocionalmente instáveis correm risco do pânico, da perda de referências ou de “colocar tudo nas mãos de Deus” e deixar de lado as recomendações do pessoal da saúde! Por outro lado, pessoas como eu, por ter que ficar em casa, se não buscar preencher espaços com outras atividades, acaba dando, involuntariamente, ordens para o corpo, enfraquecendo as defesas! 

Como cuidar para que a crise do CORONAVÍRUS não cause neurose?

Sugiro para fugir da neurose, evitar tantas mesmas informações que acabam deixando a gente nervoso. Basta ter higiene e tomar cuidados, se tiver que sair para alguma atividade essencial na rua, assim como fiz hoje ao tomar vacina, leve seu gel, mantenha distância. Ao reencontrar um outro amigo, como encontrei um Doutor em Dependência Química, nos emocionamos, mas não nos tocamos! 

"A crise do vírus já está trazendo consequências emocionais".

Quais as consequências emocionais que a crise do CORONAVÍRUS vai produzir?

A crise do vírus já está trazendo consequências emocionais. E falo por mim que aumentei minhas preocupações com filhos e netas que moram no exterior em países que já fecharam suas fronteiras! Como não somos todos iguais, cada um está ou vai reagir de uma maneira, e aqui lembro da fala de Jesus “amar o teu próximo com ti mesmo”. Gostar de si, se cuidar será uma grande fala! 

Qual deve ser o comportamento em casa, marido e esposa, pais filhos, filhos pais pra que o isolamento familiar não cause separações?

Em casa, mantendo a higiene, não mudem nada a não ser inventar brincadeiras (tem algumas na internet) que envolvam todos. Fazer cultos domésticos, falar e não gritar, nunca dizer “bem feito, eu te avisei". Isolamento não é essencialmente uma condenação numa ilha de tristezas. Quem tem TV a Cabo  ou Youtube encontrará coisas que nunca tinha visto. Tal está acontecendo comigo!

"O vírus não voa, contamina em toques! E tem mais: se eu faço tudo certo, Deus cuidará de mim!"



Não pode abraçar, não pode beijar, não pode se tocar... Na visão do Psicanalista, e o casal, como resolver essa questão durante a quarentena?

Abraçar, se tocar, beijar desde que tomem cuidado com banhos (tem gente que não gosta), boca, mãos, está tudo liberado. Ou eu confio na minha esposa ou não. Acho até que alguns irão se separar agora, porque isto já vinha acontecendo, outros vírus no casamento! 

Como encorajar quem está com medo das consequências?

O vírus não vai pegar todos em os brasileiros, até porque o exemplo ruim da Itália, Europa no seu todo, nos alertou. O vírus não voa, ele contamina em toques! E tem mais: se eu faço tudo certo, saiba que Deus cuidará de mim se eu, sem querer, ou sem saber, errar! 

Mensagem Final.

Como Psicanalista e Doutor em Dependência Química, afirmo que as drogas, segundo a OMS,  matou somente em 2017, 585 mil pessoas! Para drogas, por exemplo o crack, não tem remédio, não tem vacina (a não ser a prevenção). E para este vírus, assunto do mundo, já estão trabalhando com remédios e dentro de um ano, uma vacina. A ciência é de Deus, cientistas são dedos de Deus e agora não é hora de procurar culpados, mas ajudar uns ao outros, porque daqui dois meses vamos ver que aprendemos muito com este momento. Não acreditem em pregadores do caos, porque em outras épocas sempre aparecia alguém dizendo que tudo isto era castigo de Deus, anúncio da volta de Jesus e, por isto, você tem que dar ofertas e entregar dízimos rapidamente!

segunda-feira, 23 de março de 2020

Convenção Batista Brasileira convoca todos para Grande Movimento de Oração

Pr. Dr. Fausto Aguiar de Vasconcelos
Presidente da Convenção Batista Brasileira
Em comunicado feito pelo Pr. Dr. Sócrates de Oliveira Souza nas redes sociais, a Convenção Batista Brasileira está convocando todos, indistintamente, para um grande movimento de oração pelo Brasil e pelo mundo.

A orientação é que amanhã, das 19h às 19h 30min, todos levantem um clamor a Deus onde estiverem. Segundo a nota, um vídeo do Presidente da CBB será divulgado em breve.

Leia o Comunicado na íntegra:

Prezados irmãos,
Estamos conclamando a todos para um grande movimento de oração pelo nosso país e pelo mundo. Nesta hora, queremos convidá-los para nos reunirmos amanhã, dia 24 de março, das 19h às 19:30h, levantando um clamor ao Senhor onde você estiver. Vamos divulgar um vídeo de Pr. Fausto nos mobilizando. Leve sua Igreja e família a orar nesta hora.

Pr. Dr. Sócrates de Oliveira Souza
Diretor Executivo da CBB

domingo, 22 de março de 2020

Psicóloga de São Paulo fala sobre situações de vulnerabilidade em tempos de Coronavírus

Drª Elaine de Almeida Machado
Ela faz questão de se apresentar assim: Psicóloga, esposa, mãe, serva de Deus. Elaine de Almeida Machado é Pós-Graduada em Psicologia e tem profunda experiência em acompanhamento de pessoas em situação de vulnerabilidade

A Psicóloga foi a responsável pela área de atendimento psicológico na implantação do Projeto Cristolândia no meio da Cracolândia, da Junta de Missões Nacionais, em São Paulo, e alinhavou os primeiros passos para o Projeto que hoje está em todo o Brasil. O trabalho consistia em acolher os moradores de rua com banho, café da manhã, almoço e atendimento individual, principalmente aos que sinalizavam desejo de sair da rua. Foram mais de 400 casos bem sucedidos em seu período de atuação.

Ela argumenta que "nestes dias de Coronavírus, as situações de vulnerabilidade se apresentam em maior escala por causa dos confinamentos".

Veja as áreas em que a Psicóloga sugere mais atenção.

Depressão

Quem convive com pessoas depressivas, deve aproveitar a oportunidade para cuidar e envolver essas pessoas. Uma pessoa com depressão tem nesta quarentena a oportunidade de ser ouvida, enxergada e ter sua fala validada dentro de sua casa. Envolva-a nas tarefas mais simples, agregue valor, sentido e importância as suas ações e ajude a tirar o foco em sua doença. Mantenha os medicamentos em dia e a higiene pessoal.


"A quarentena pode trazer alívio a quem apresenta fobia social e pânico pelo contato com o mundo externo".

Transtorno de ansiedade e síndrome do pânico

A quarentena pode agravar os sintomas. Abrace. Um abraço longo e demorado de afeto e inclusão. Se você está em quarentena com sua família e ninguém está apresentando sintomas ou contato externo, vocês podem sim e devem se abraçar. Principalmente os ansiosos. A quarentena pode trazer alívio a quem apresenta fobia social e pânico pelo contato com o mundo externo. Compartilhem seus pensamentos. Puxe conversa. 

Crianças

Quero ressaltar 2 fatores: A) a criança não precisa de entretenimento dirigido o tempo todo. O tédio é um ótimo exercício para a inteligência e criatividade. Estamos apenas nos primeiros dias da quarentena. Manter uma rotina saudável de cuidados e hábitos diários na maioria dos casos já é suficiente. Mais pra frente, caso essa situação se estenda será bom você ter poupado recursos e ideias para entretenimento. B) CUIDADO com os abusadores: não deixe as crianças sozinhas dentro de casa com pessoas que podem abusar sexualmente delas, nem no mesmo cômodo, nem na mesma cama. As coisas acontecem debaixo dos nossos olhos. Cada família deve proteger sua criança, mas o perigo pode estar ainda mais perto com a quarentena. Vigie. Não permita sua criança ser abusada perto de você. Não seja conivente.

"CUIDADO com os abusadores: não deixe as crianças sozinhas dentro de casa com pessoas que podem abusar sexualmente delas, nem no mesmo cômodo, nem na mesma cama".

Violência  doméstica
A violência doméstica pode estar muito mais presente nesse contexto. Não permita. Evite conflitos que vc não sabe onde vai dar. Evite discussões e brigas, principalmente na frente das crianças. O estresse pode alterar severamente o comportamento, tanto como o uso de drogas. Havendo algum sinal de perigo, peça ajuda. Não se cale. Não exponha seus filhos à violência. Lembrando que já vários tipos de violência: verbal, psicológica, sexual. No caso de violência contra a mulher, ligue para o número 180.

Dicas
Aproveite pra fazer da sua casa um oásis de aceitação, amor e paz. Não deixe de dar umas boas gargalhadas. Tente fazer seus dias mais leves. E aquilo q vc já sabe: alimente- se bem e durma bem, faça exercícios físicos, faça boas leituras e não fique 24h on-line.

"Que possamos enxergar nessa fase todas as possibilidades e segundas chances que nos estão sendo dadas de  e também os privilégios que temos de estar em quarentena, pois muitos desejam trocar de lugar conosco e não podem".

Considerações Finais
Há muito mais a ser falado mas o excesso de informação nesse período é algo também prejudicial.  Mas se você conhece alguém que esteja em alguma dessas situações acima ou se sua família está passando por algo semelhante, não se omita. Que possamos enxergar nessa fase todas as possibilidades e segundas chances que nos estão sendo dadas de  e também os privilégios que temos de estar em quarentena, pois muitos desejam trocar de lugar conosco e não podem. Precisam estar expostos e não podem parar de trabalhar. Explore os serviços de saúde on-line. Peça ajuda quando necessário. Deus te abençoe e te proteja. Fica firme isso logo vai passar.

Convenção Batista Brasileira cancela eventos importantes


Reunida virtualmente na última quinta-feira e sexta-feira através da Diretoria e o Conselho de Planejamento, a Convenção Batista Brasileira decidiu cancelar importantes eventos. Destaca-se a reunião do Conselho de Planejamento e a Assembleia Extraordinária que aconteceriam em abril.

Segundo uma fonte, o Congresso da Aliança Batista Mundial, em julho no Rio de Janeiro, será adiado ou cancelado, aguardando apenas comunicado da entidade maior dos batistas no mundo.

Leia o comunicado completo:

Comunicado Geral
A Diretoria da Convenção Batista Brasileira, consciente de suas responsabilidades junto às igrejas a ela filiadas e da sua prudente atuação no âmbito da sociedade brasileira, neste tempo de quarentena
devido à pandemia do novo CORONAVÍRUS (COVID19), depois de se reunir, na modalidade virtual, vem a público informar que:

1 - Considerando a necessidade imprescindível da participação da sociedade para conter o possível surto pelo COVID 19;
2- Considerando as recomendações do Ministério da Saúde pelo Governo Federal;
3- Considerando a existência de vários Decretos dos Governos de nossa FEDERAÇÃO, com orientações e restrições, para conter o avanço do CORONAVÍRUS;
4- Considerando as medidas de viés preventivo e restritivo que os Governos Municipais também tomaram;
5- Considerando as dificuldades para transportes, nas modalidades aéreas e terrestres;
6- Considerando o imperativo de não se incentivar, realizar ou participar de reuniões e aglomerados de pessoas no mesmo recinto;
7- Considerando a trajetória histórica da Convenção Batista Brasileira de cooperação para a grandeza da Nação Brasileira, para o bem-estar do seu povo e para o respeito às autoridades constituídas;
8- Considerando o ensino da Palavra de Deus em Provérbios 22.3, que afirma: “O prudente vê o perigo e esconde- se, mas o ingênuo segue adiante e sofre por isso".

DECIDE:
1- Adiar por tempo indeterminado a reunião do Conselho Geral e a Assembleia Geral Extraordinária,
marcadas para os dias 14 a 16 e 17 de abril do ano em curso;

2- Declarar empossados, mediante ato de ofício do presidente, Pr Dr Fausto Aguiar de Vasconcelos, os irmãos Tatiana Silva Souza Freire, Wemerson Antonio e Jair Hein, eleitos na Centésima Assembleia da Convenção Batista Brasileira, na cidade de Goiânia, Estado de Goiás, ocorrida em janeiro próximo passado, para que possam gozar de todos os direitos e deveres advindos da eleição. O referido ato será consignado na ata da próxima reunião do Conselho Geral.

3- Informar que o Centro Batista Brasileiro não está aberto ao público desde o dia 18 de março, em virtude da necessidade de resguardar nosso público Batista e colaboradores.

A Diretoria da CBB roga fervorosamente ao Senhor Suas bênçãos sobre todas as autoridades constituídas, a comunidade científica e médica e a população em todo o mundo, para superarmos juntos este momento de graves apreensões e preocupações.

Fausto Aguiar de Vasconcelos - Presidente
Vanderlei Batista Marins - 1º Vice-Presidente
Nancy Gonçalves Dusilek - 2ª Vice-Presidente
Antonio de Araujo Targino - 3º Vice-Presidente
Deisy Santos Correia de Oliveira - 1ª Secretaria
Tárcia Jackeline Souza de Oliveira Figueiredo - 2ª Secretaria
João Marcos de Miranda Filson Soren - 3º Secretario
Tânia Maria Kammer - 4ª Secretaria
Sócrates Oliveira de Souza - Diretor Executivo

sexta-feira, 20 de março de 2020

Espírito Santo pede socorro às Igrejas

José Renato Casagrande,
Governador do Estado do Espírito Santo 
O governador do Estado do Espírito Santo José Renato Casagrande convidou para uma reunião na manhã de hoje os principais líderes religiosos do estado, num encontro em seu gabinete, e o foco do encontro era dialogar sobre este momento novo e tão difícil pelo qual passa o mundo. 

O governador reconheceu o valor das Igrejas, agradeceu o trabalho que já tem feito nesse quadro, e pediu que, "além das orações, ele precisa de ombros amigos que o ajudem em suporte".


"As Igrejas no Estado do Espírito Santo podem nos socorrer!".

Pr. Diego Bravin, Diretor Executivo da
Convenção Batista do Estado do Espírito Santo

Um dos presentes no encontro foi o Pr. Diego Bravin, Diretor Executivo da Convenção Batista do Estado do Espírito Santo, líder reconhecido no estado e que tem implantado uma dinâmica muito produtiva no trabalho batista. 
Ele nos atendeu e passou todas as informações do encontro que, em sua avaliação, "foi muito produtivo e mostra o valor e respeito que os batistas tem no estado".
Governador Renato Casagrande c
om líderes religiosos do Espírito Santo
Síntese do encontro:

"Foi um encontro com os principais líderes de Igrejas de todo o estado, bem representativa, e o governador fez questão de agradecer tudo o que as Igrejas tem feito nesse momento e que ele reconhece o papel das Igrejas e pediu que gostaria de caminhar todo esse processo com as Igrejas, levando informações e dialogando com os líderes religiosos".

Pretensões:

"Sobre uma forma mais severa de agir, ele acentuou que não deseja fazer um decreto obrigando as sedes serem fechadas, pois ele entende serem as Igrejas uma forma de esperança, de ajuda, de cuidado e ele entende que, nesse momento, as Igrejas precisam estar atuantes para ajudarem as pessoas. Há uma possibilidade de reuniões com até 100 pessoas, mas o espaço tem que comportar 300, tem que que ser três vezes mais, mas ainda não está decidido".

Pr. Diego Bravin, terceiro da esquerda para a direita,
representante dos Batistas no encontro
Orientações:

"Pediu que ajudemos as pessoas a seguirem à risca tudo que foi decretado, que continuemos trabalhando a consciência dessa cultura nova, sem beijos, sem abraços, sem toques, sem aproximação, para que o público de riscos, como idosos e doentes em áreas preocupantes, fique dentro de casa".

Pedido:

"O governador foi bem enfático no seguinte pedido: cuidem do lado social, espiritual e emocional daqueles que estão sofrendo e sofrerão consequências muito mas árduas e mais duras e pesadas diante do momento atual, nós caminharemos juntos".


quinta-feira, 19 de março de 2020

Pastores Batistas da Região Litorânea divulgam nota sobre suas atividades

Pr. Alexandre Tavares Barreto
A Ordem dos Pastores Batistas do Brasil, Subseção Litorânea, publicou hoje nota sobre alteração de suas atividades em função do CORONAVÍRUS.         

OPBBFL. SUBSEÇÃO LITORÂNEA .

NOTA COVID - 19.

A OPBBFL - SUBSEÇÃO LITORÂNEA, juntamente com as suas respectivas comissões: CAF (Comissão de Acompanhamento e Filiação) e ÉTICA,  decidem pela suspensão ou adiamento de todas as atividades que demandem encontros presenciais por um período indeterminado, até que haja uma orientação do poder público  sinalizando a retomada das atividades normais,  com possibilidades nulas ou remotas da proliferação da pandemia pelo novo coronavírus .

Solicitamos a todos os pastores desta subseção que observem o período do recesso estipulado por esta diretoria.

Retornaremos as nossas atividades presenciais, logo que haja um pronunciamento do poder público, quanto ao controle da proliferação da pandemia do coronavírus.

Após esse período, outras decisões poderão ser tomadas de  acordo com as resoluções de âmbito geral determinadas pelo poder público e serão amplamente divulgadas pela diretoria.

Pr. Alexandre Tavares Barreto

Ordem dos Pastores Batistas cancela Assembleia

Clique na imagem para ampliar

Em publicação no Instagram, a Ordem dos Pastores Batistas do Brasil comunicou aos seus filiados o cancelamento da Assembleia Extraordinária prevista para o dia 14 de abril de 2020. Segundo a nota, a instituição, "preocupada em preservar a saúde e garantir a segurança de nossos pastores", tomou a decisão.

O assunto da Assembleia Extraordinária é a apresentação dos Relatórios Financeiros.

Embora ainda não tenha saído publicação da Convenção Batista Brasileira, é praticamente certo que a reunião Ordinária do Conselho de Planejamento e Coordenação, prevista para a mesma semana, e a Assembleia Extraordinária da Convenção, marcada para o dia 17 de abril, também serão canceladas pelos mesmos motivos.

quarta-feira, 18 de março de 2020

O socorro vem do Senhor

Durante o período da quarentena por conta do CORONAVÍRUS, nossos cultos serão pela internet. O templo está totalmente fechado para cultos.

No vídeo abaixo, você acompanha o primeiro culto após o fechamento do templo. 

Com o templo sede fechado, 
CADA CASA É UM TEMPLO!

sábado, 14 de março de 2020

Ordem dos Pastores Batistas cogita cancelar Congresso Anual

Pr. Marcos Lopes
COMUNICA

Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia.
Salmos 46:1

A Ordem dos Pastores Batista do Estado do Rio, vem acompanhando com muita atenção os efeitos e impactos que podem ocorrer pela disseminação do coronavírus (COVID-19).

A diretoria tem trabalhado com todo cuidado e a prudência de conduzir com responsabilidade o nosso CONGRESSO DE MAIO.

Decidimos por manter até o dia 25 de março, a data de 04 a 08 de maio para realização do Congresso, data limite, dentro do nosso planejamento para tomarmos qualquer decisão que importe em mudanças.

Pastor Marcos Lopes
Presidente OPBBFL

Clique na imagem para ampliar!

Recomendações da Convenção Batista Brasileira sobre o CORONAVÍRUS

Pr. Fausto Aguiar de Vasconcelos, Presidente da CBB
A Convenção Batista Brasileira vem a público alertar que, diante do  cenário nacional e  dos casos registrados de coronavírus (Covid-19), recomenda que todos atentem para as  recomendações prestadas ao público brasileiro pelo Ministério da Saúde.

Em principio, as  atividades programadas pela Convenção permanecem inalteradas até que as autoridades apresentem novas orientações.

Recomenda ainda aos pastores, lideres e igrejas a adotarem as precauções segundo orientação dos órgãos competentes (conforme descrito abaixo).

Com objetivo de evitar contágio, as igrejas e as organizações  devem respeitar nos encontros públicos os cuidados essenciais amplamente divulgados pelos orgãos públicos de saúde:

Pr. Sócrates Oliveira de Souza
1. Evitar beijos, aperto de mãos e abraços;
2. Cobrir com o antebraço boca e nariz ao tossir ou espirrar;
3. Utilizar lenço descartável para higiene nasal;
4. Evitar toques em olhos, nariz e boca;
5. Lavar as mãos pelo menos 20 segundos com água e sabão;
6. Disponibilizar antisséptico à base de álcool para higienização das mãos;
7. Não compartilhar objetos de uso pessoal, como lenços, pratos, copos, talheres etc;
8. Se tiver febre, gripe ou resfriado, permanecer  em casa. Mantendo o quadro clínico, procurar uma unidade básica de saúde.

Pedimos ainda que todos tenham cautela na divulgação de informações que circulam. principalmente pelas redes sociais, pois nem todas podem traduzir a realidade e a fidelidade dos fatos.

A Convenção se manterá atenta a todos os acontecimentos e comunicará toda e qualquer medida definida pelas autoridades oficiais.

Pr Fausto Aguiar de Vasconcelos - Presidente

Pr Sócrates Oliveira de Souza - Diretor Executivo

Pastor Batista conversou com o Coronavírus

CONVERSEI COM O CORONAVÍRUS

Hudson Galdino da Silva*

Oi pessoal cheguei aqui no Brasil, Nasci na China, tenho viajado o mundo todo. Vocês não sabem como é viajar o mundo todo. Alguns até que sabem. Alguns precisam  de  golpes  econômicos.  Outros  o  fazem  pelos  seus  esforços  de trabalho. Enfim. Mas, não imaginava que a viagem seria assim. Pensei no início em  simplicidade,  anonimato,  mas,  não.  Me  tornei  celebridade.  Talvez  mais falado do que os de hollywood. Se fosse um pouco antes, talvez o OSCAR, seria meu. Mas, mesmo assim, sem eu pedir, me deram o nome de corona, ou seja, uma  coroa.  Então,  não  sei  por  quanto  tempo  vou  reinar.  Meu  exército  está pronto.  Estou  fazendo  vítimas.  É  uma  guerra.  Afinal  o  homem  não  gosta  de guerras? Já realizou mais d 100, depois de uma tal Segunda guerra mundial. 

Eu já existia, mas estava escondidinho, só observando e esperando o clima que me fosse favorável. Algumas vezes, tenho aliados humanos. Alguns me sustentam com seus hábitos, outros me subestimam. Não sei qual desses me ajudam mais, mas ambos contribuem para o meu crescimento.

Pr. Hudson Galdino da Silva
Tudo bem, coronavírus, você  já veio, está aí, quer desenvolver e se espalhar mais,  está  criando  instabilidade,  enfim,  mas  me  diga  qual  o  seu  objetivo  e propósito neste mundo. Então, mesmo muitos não aceitando e não entendendo. Mesmo sendo eu um mal para o ser humano, eu sou tremendamente didático. Didático? Que absurdo ouvir isto de você! Não, senhor. Por enquanto lhe chamo de senhor, mas estou a sua procura  também. Aliás a procura de  todos que se dizem humanos. 

Mas, por que didático seu feio, coronovírus? Então eu vim, aqui estou e este tem sido o meu tempo e a humanidade pode aprender com o que vocês chamam de crise o que para mim é oportunidade e bem-estar, afinal para vocês é um mistério a minha existência, mas eu bem me lembro de como surgi. 

Lembro de como me manipularam durante anos num tal de laboratório. Sim, mas o que você quer nos ensinar,  se  é  que  pode.  Posso!!!!!!!  Diga  então  porque  estou  já  cansado  de conversar com você seu coronavírus. Rsssssssss! Cansado de conversar. Você não sabe o que é cansaço quando eu estou na pessoa. Não quero nem imaginar. Diga. Quero encerrar. 

Então, senhor. Quero dizer que aqui estou neste mundo para dizer que vocês são desunidos. O que não é uma novidade. Alguns querem me destruir, mas nem todos de vocês se unem a isto. Não lavam as mãos, não se cuidam. Gostam de multidão. Eu  também gosto de multidão, senhor. Outra coisa muito comum em vocês humanos é que gostam de subestimar o mal. Se acham  todos  poderosos. Se  apegam  a  uma  religiosidade,  muitas  vezes distorcidas.  Não  sabem  nem  diferenciar  fé  de  temeridade.  Antes  de  me manifestar  e  ser  chamado  como  coronavírus  eu  estudei  vocês  e  seus 
comportamentos. Me subestimar tem sido uma arma que vocês mesmos me dão. 

Mas quero dizer assim que você não são nada. Pensam que são e nada são. Olha seu tamanho e o meu. Veja o que vocês se alimentam e eu me alimento. E mesmo assim eu causo terror, medo, pânico. Mexo com a economia do mundo. Vocês  humanos  não  são  nada  e  alimentam  arrogância.  Estou  derrubando pessoas e algumas levo a morte. Ninguém me vê, mas estou aí no mundo. Sou subestimado. A enfermidade vem, deram o nome de Convid-19, para ameaçar a vida e dizer para vocês que são mortais,  frágeis, muitas vezes  incompetentes diante de mim e de outros males que estão no mundo.  

Chega, seu coronavírus,  já ouvi o bastante,  já conversei muito com você. Não quero vê-lo, basta esta conversa virtual. Vou eliminar você de meus “contatos” virtuais. Aliás nem sei como você encontrou eu contato. Muitos males, senhor, começa com contatos virtuais e depois pessoalmente. Todos vocês estão em minha mira e busca. Há muita gente trabalhando nas  redes sociais para mim, com mentiras.  E  aí,  acabo  encontrando  fácil  alguns  que  não  se  protegem. 

Coronavírus,  você  pode  ser  forte  e  destruidor.  Promove medo,  debilidade  e morte. Mas maior é o que já está em nós do que o que está no mundo. Sua coroa é muito passageira. Daqui a pouco ninguém mais vai lembrar de você. Mas Deus é Senhor de tudo e de todos. Ele sim, O seu reinado não terá fim.  

Acordei, pensando que fosse um sonho, mas foi apenas uma imaginação! 

* Pastor da Segunda Igreja Batista em Cabo Frio e Diretor Executivo da Associação Batista Litorânea Fluminense.

Ex-Secretário Geral do Presidente Bolsonaro morre em Teresópolis

Gustavo Bebiano ao lado do Presidente Bolsonaro
quando atuava como Secretário Geral da Presidência

Segundo o jornal "O Globo",  "O ex-secretário geral da Presidência e pré-candidato a prefeito do Rio, Gustavo Bebianno, morreu esta manhã após um infarto fulminante, aos 56 anos. A informação é do presidente estadual do PSDB, Paulo Marinho".

Veja matéria completa em 

https://oglobo.globo.com/brasil/pre-candidato-do-psdb-prefeitura-do-rio-ex-ministro-gustavo-bebianno-morre-em-teresopolis-aos-56-anos-24305377?utm_source=notificacao-geral&utm_medium=notificacao-browser&utm_campaign=O%20Globo

CORONAVÍRUS - CBF emite nota

Queridos irmãos Batistas Fluminenses,

O mundo está acompanhando as notícias a respeito do coronavírus (COVID-19). O que parecia tão distante, começou a ser diagnosticado próximo de nós. Não devemos nos desesperar, mas é nosso dever tomar alguns cuidados, obedecendo as recomendações dos segmentos competentes, amplamente divulgadas.

Pedimos às igrejas e aos seus respectivos pastores, que tenham cuidado redobrado e sugerimos que orientem o nosso amado povo, inclusive enfatizando as ações preventivas.

Sobre os próximos eventos que envolvem os segmentos de nossa Convenção, cada setor responsável fará o devido pronunciamento, no tempo oportuno, sempre que necessário. Sobre a assembleia anual em julho, a princípio, a sua realização está mantida. Mais próximo ao período é que tomaremos as medidas necessárias, pois, cremos, que Deus nos livrará em breve desse momento preocupante.

Nunca esqueçamos que a nossa confiança está no nome do Senhor, pois dele vem o nosso socorro (Salmos 20.7; 121.1). Mas, façamos, também, a nossa parte.

Que o bondoso Deus nos abençoe!

Pr. Elildes Junio Macharete Fonseca
Presidente da CBF
Pr. Elildes Junio Macharete Fonseca


quarta-feira, 11 de março de 2020

O valor de um abraço*

Hoje, fui, mais uma vez, visitar um preso numa delegacia. De carona, visitei outros que, também, eram visitados por suas famílias. A porta se abre e cinco saem com um sorriso poucas vezes visto. Um senil, um adulto e três jovens. Estes, com uma média de 20 anos de idade. O adulto, 45 anos mais ou menos. O senil com 65 anos. Vamos chamá-los senil, adulto, jovem branco, jovem pardo e jovem negro.

Senil encontra a esposa, um dos filhos, uma amiga e dois netos. O abraço é diferente em cada um deles. Lágrimas rolam nos olhos. Não é um criminoso, deu bobeira com a justiça.

Adulto vê a esposa. Os dois ainda se refazendo do susto, está preso há 1 semana, se abraçam afetuosa e longamente. Ao se desgrudarem um pouco, os olhos estão cheios de lágrimas que rolam pelo rosto em abundância.

Jovem pardo é o mais visitado. Uma caravana de 7 estâo com ele: irmã, amigo, irmão, tia, 2 primas e a namorada. É mais jovem dos cinco. Sorri, conversa e manifesta decepção com a vida que está levando agora.

Jovem escuro também é bem visitado. 6 estão com ele. Pouco mais velho que o anterior. É mais fechado e pouco sorri. Segundo os familiares, foi levado pelas amizades.

Jovem branco recebe uma visita apenas. É a mamãe. Esta não falta em situação qualquer. Saem para um cantinho, sentam-se num banquinho, a mãe no colo do filho, e que cena bonita, apesar de numa prisão. A mão acaricia o rosto pra lá e pra cá de um e de outro. É como se dissessem que desejavam aproveitar bastante aqueles momentos, cerca de 1 h e 30 min. É como se o filho dissesse pra mãe estar decepcionado com a situação que foi envolvê-la.

Preciso sair mais cedo. É também um momento deles. Vou para outras atividades, mas uma cena não me sai da cabeça: o abraço. Cada abraço era diferente do outro. Havia o abraço do amigo, da amiga, do irmão, da irmã, da esposa, da mãe e do avô. Um abraço demorado, celebrado, curtido, festejado dentro do contexto. Não vi o abraço do pai no filho, mas vi do filho no pai. Lembrei-me de um provérbio lido em algum lugar: abrace seu filho antes que um traficante faça por você.

Cheguei à casa e, pouco depois, minha filha vem gratuitamente, como faz constantemente, me abraçar. Abraçou-me, beijou-me, falou nos meus ouvidos uma série de coisas e me lembrei dos abraços que há pouco presenciara. Seu abraço tornou-se de mais valor. Abrace hoje quem é do seu relacionamento. Pode ser que amanhã o abraço lhe custe muito mais ou nem venha acontecer.

Um abraço especial e oferecido a todos os humanos não teve seu clímax numa prisão, embora seu agente estivesse preso. Seu ponto alto foi na cruz. Na cruz do calvário. E alguém sugeriu que Cristo morrera de braços abertos para mostrar a humanidade que a todos desejava e podia abraçar. Ali mesmo, sem se tocarem, Ele abraçou o ladrão da direita, que a tradição chama Dimas. Entraram abraçados no céu, pois o Salvador afirmou “hoje mesmo estarás comigo no Paraíso”.

Um grande abraço e seja abraçado por Jesus.


* Crônica escrita em 2004 e publicada no livro "Aos Olhos do Pai", páginas 35 e 36.

segunda-feira, 9 de março de 2020

Pastor Batista é Pré-Candidato em Minas Gerais e declara: "A minha participação se deve a uma nova compreensão de que o evangelho precisa ter outros poderes como o político, o financeiro e da comunicação para cumprir o seu objetivo".

Pr. Aloísio Penido
Ele é uma das lideranças mais respeitadas entre os batistas do Brasil. Foi Presidente da Ordem dos Pastores Batistas do Brasil, fez parte da Diretoria da Convenção Batista Brasileira, dirigiu vários segmentos importantes da estrutura batista da Convenção e seu último cargo que ganhou destaque em todo território nacional foi o de Diretor Executivo da Convenção Batista Mineira, tempo em que alavancou vários projetos que marcaram a vida dos batistas mineiros.

Atualmente, dirige uma das maiores Igrejas Batistas do Brasil, a Primeira Igreja Batista de Juiz de Fora, e, segundo o respeitado pastor "é a maior da denominação do Estado de Minas Gerais, com 3.460 membros, e a que mais batiza desde que aqui cheguei".

Ele se tornou uma referência na cidade de Juiz de Fora, cidade que já protagonizou grandes fatos na história política brasileira, como a eleição de Itamar Franco para Vice-Presidente da República, vindo a assumir com o impeachment do Presidente Fernando Collor de Melo. Sem esquecer o mais recente fato, lamentável, diga-se de passagem, com a tentativa de homicídio do candidato à Presidência Jair Messias Bolsonaro, que foi eleito para o mandato atual.

Assumindo-se, como ele mesmo registra, "um conservador de direita", ele é lançado como pré-candidato à Prefeitura da Cidade de Juiz de Fora e o partido que o acolheu é o PTC, por sinal, partido que, em seu início, teve eleito o Presidente Collor.

Em entrevista exclusiva, o pastor batista respondeu tranquilamente perguntas que poderiam preocupar inexperientes.

Acompanhe abaixo:

Por que se lança ao desafio de possível candidatura à Prefeitura de Juiz de Fora?
Na verdade, já tenho estado envolvido politicamente desde 2010 quando fui candidato a deputado estadual e fiquei como segundo suplente. A minha participação se deve a uma nova compreensão de que o evangelho precisar ter outros poderes como o político, o financeiro e da comunicação para cumprir o seu objetivo.


Que diferencial de programa apresentará Pr. Aloízio Penido aos eleitores para ter a confiança de seu voto?
O meu diferencial será a intolerância com a desonestidade, austeridade no trato da coisa pública e boa gestão que é a minha formação. Porque o que mais prejudica as cidades é a falta de bons gestores.

Quais são os maiores problemas de Juiz de Fora e como pretende resolvê-los, caso eleito?
Como na maioria das cidades, Juiz de Fora padece pela ausência de governo e, por conseguinte, a saúde está precária, o transporte público caótico, a segurança inoperante, a educação enfraquecida, infraestrutura deixa desejar com a falta de creches, postos Saúde, inundações e ruas embaraçadas. Mas um dos maiores desafios é a falta de emprego devido à fuga de empresas deixando um rasto de mazelas na cidade. As respostas para esses problemas estarão em nosso plano de governo.

Embora o foco seja o município, sempre há uma estreita relação com o país. Na última eleição presidencial, você liderou a recepção do Presidente Bolsonaro em Juiz de Fora, palco daquele asqueroso episódio da facada, quando ele não era favorito ao Planalto. Você buscará o apoio do Presidente Bolsonaro e qual o partido que assinará sua pré candidatura?

Sou totalmente alinhando com o Governo Federal e por isto o apoiei desde a sua candidatura à Presidência. Por esta razão, espero obter o seu apoio porque sou um conservador de direita, mas, em virtudes da complexidade partidária em nosso país, optei pelo PTC que me garantiu a legenda.

É possível a conciliação Ministério Pastoral e Política?
Para mim é plenamente possível, desde que seja capaz de saber separar as funções e o pastor seja capaz de entender que o pastorado é exercido por uma pessoa dentro da sua comunidade de fé e função política por um gestor que é pastor.  O que não dá é para o Pastor continuar como Presidente da Igreja, permanecendo apenas como pregador.

Considerações finais:
Estou nesta missão política porque creio que este meio é o maior campo missionário e um dos maiores desafios para um pastor. Quero sair da zona de conforto de pregar dominicalmente dentro de um templo para pessoas salvas, para ser jogado na fornalha ardente para que Jesus se manifeste e todos vejam a manifestação do poder de Deus com um homem temente a Ele e capaz de fazer uma boa gestão. Muito obrigado e que Deus a todos abençoe.

sexta-feira, 6 de março de 2020

Pastor Batista assume a Secretaria Municipal de Políticas sobre Drogas

Pr. Josué Ebenézer, novo Secretário 
A bela e aconchegante Nova Friburgo, no estado do Rio de Janeiro, tem novo Secretário Municipal de Política Sobre Drogras.

Membro da Academia Evangélica de Letras do Brasil, Josué Ebenézer é pastor da Igreja Batista do Prado. Formado em Teologia (STBSB) e Comunicação Social, com especialização em Jornalismo (Universidade Gama Filho), e é pós-graduando em História do Cristianismo e do Pensamento Cristão (FABAT). Foi Secretário de Assistência e Desenvolvimento Social e Trabalho no governo Sérgio Xavier e está otimista com a nova função.

Embora o seu mandato seja de pouco mais 10 meses, o pastor batista está confiante numa caminhada que redunde em grandes benefícios para a população.

Em entrevista exclusiva ao nosso Blog, o Secretário apresentou como será o seu trabalho.

Em que consiste o trabalho da Secretaria? 

A Secretaria se chama Secretaria Municipal de Políticas sobre Drogas e segue o Programa da Secretaria de Saúde do Estado do Rio de Janeiro que, por meio de sua Subsecretaria de Prevenção à Dependência Química, atua na prevenção, cuidado e reinserção social dos usuários de álcool e outras drogas e de seus familiares, articulando e operacionalizando a rede intersetorial de serviços. Ressalte-se que Nova Friburgo é o único município do Estado do Rio que possui uma Secretaria Específica para lidar com a questão. A Secretaria, portanto, atua não só na área de prevenção, com palestras em espaços públicos como praças e escolas, mas, também, em parceria com outras instituições como igrejas e entidades de classe e empresariais. Mas, também, por meio dos equipamentos públicos em sua rede de atendimento, àqueles que já foram atingidos pelo flagelo das drogas e precisam de atendimento emergencial ou sistemático, por conta dos sofrimentos decorrentes.

Que realidade você encontra em Nova Friburgo sobre o problema drogas? 

Trata-se de uma realidade muito difícil, como também vê-se presente em outros municípios brasileiros, agravada por ser Nova Friburgo um polo universitário, que recebe jovens de todo o Brasil e que se tornam público alvo dos traficantes para formar um mercado consumidor interessante. Some-se a isso, a debandada havida, em tempos recentes, de traficantes para o interior, por conta da constante repressão na capital. Essa interiorização ampliou o mercado e disseminou as drogas de uma forma mais abrangente. Entretanto, os malefícios não se restringem ao consumo de drogas ilícitas, pois tanto o cigarro como o álcool, tem produzido efeitos deletérios altamente nocivos aos cidadãos. O álcool, especialmente, torna degradante a vida daqueles que o utilizam desenfreadamente e as cidades estão abarrotadas de indivíduos que sofrem seus males. Nova Friburgo possui uma população de rua que sofre as consequências do uso abusivo do álcool. O desafio, então, não é só de atendimento aos que foram atingidos por essa catástrofe, mas, fazer um trabalho preventivo nas populações fragilizadas e sujeitas ao problema.

Que ações preventivas tem sido implantadas ou serão implantadas para combater o avanço das drogas entre menores? 

Ainda estou me inteirando das atividades recentes da Secretaria, visto que minha investidura no cargo é recente. Mas, já tenho informações de que atuações em parceria com outras secretarias como de Saúde, Esportes, Assistência Social e outras tem sido implementadas com vistas ao atendimento da população vitimizada pelas drogas e conscientização da juventude quanto ao não envolvimento com elas. Vamos dar continuidade ao que de bom tem sido feito e vamos criar programas simples, eficazes e de efeito imediato, que possam, objetivamente criar uma conscientização libertadora na vida dos adolescentes e jovens. 

Pr. Josué Ebenézer e sua esposa
E a família do dependente?
Entendemos, que quando um indivíduo é vitimado nesta área, não só ele sofre, mas toda a família, visto que há corolários graves que são indicadores de desagregação e turbulência familiar. Conquanto, venhamos a procurar desenvolver uma gestão que compreenda os fatores humanos envolvidos na questão, e dar assistência aos que já estão mergulhados nesse redemoinho cruel que é o consumo de drogas, vamos dar uma atenção especial à prevenção, por meio de ações concretas que nos levem para perto da infância e da juventude, com vistas a sermos canais de bênção para aqueles que o Senhor nos apresentar como alvos de intervenção, apoiamento e conscientização para não entrarem nesse submundo. 

Mensagem Final
Como é conhecida em nosso meio batista essa máxima, queremos ser instrumentos de Deus para "construir homens e mulheres" para que, por conta de descaso ou não assistência, não tenhamos que no futuro remendá-los! Vamos atuar em parceria e por meio e através de escolas, igrejas e demais instituições parceiras, para que os menores tão sofridos de nossa sociedade tenham uma porta de esperança para suas vidas. Conto com o apoio e as orações dos meus irmãos em Cristo. Obrigado por essa oportunidade de expressar meus pensamentos.

quinta-feira, 5 de março de 2020

Série “ Lições nos Livros Históricos do Antigo Testamento” - 5


Arrependimento

Acabe ouviu essas palavras, rasgou as vestes, cobriu-se de pano de saco e jejuou; ele se deitava em pano de saco e andava cabisbaixo” - I Reis 21.27.

O “perturbador de Israel” agora virou inimigo de Acabe. “Então, Acabe disse a Elias: Já me achaste, ó inimigo meu?...” - I Reis 21.20.

Elias não titubeia: “Achei-te!”. Em seguida, apresenta uma dura profecia de juízo sobre Acabe e sua casa. Ao ouvir, o maldoso rei rasga suas vestes, cobre-se de saco, jejua e anda cabisbaixo.

Deus reconhece o arrependimento e decide não impor o juízo nos seus dias. O Deus que profere a sentença através do profeta é o mesmo que apresenta oportunidade, mediante arrependimento, para nova caminhada.

Arrependimento é reconhecer que a direção seguida está errada, dar meia-volta, e retornar em direção contrária.

De que você precisa se arrepender hoje?

Ore ao Senhor, arrependido, confessando pecados cometidos.