Por
que tanta polêmica com “Salve Jorge”?
Redes sociais e comentários nas
rodinhas fervilham em torno da mais recente novela global, “Salve Jorge”. Uma
polêmica é levantada e declarações apresentadas, tipo: “Crente que é
crente mesmo não vê a novela ‘Salve Jorge’... você vai permitir que essa
celebração espírita entre na sua casa?... muitos crentes erigirão um altar a
satanás com essa novela”. E por aí, vai.
Sinceramente, ver Salve Jorge,
Avenida Brasil, Laços de Família e outras famosas não faz diferença alguma. E,
também, muito rebuliço no início, depois tudo se acalma, e milhões de cristãos
ligadinhos na telinha assim que o tempo passar e os responsáveis apimentarem o
enredo com aquelas provocadas para o capítulo seguinte.
Afinal, é ou não pecado ver novela?
E ainda mais “Salve Jorge?”. Minha resposta: não é pecado, assim como não é
pecado ver jogo do Fluzão e de qualquer outro time, ir ao cinema ou fazer
algumas atividades que alguns condenam. Os princípios que devem ser observados
são: “Todas as coisas me são lícitas,
mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas me são lícitas, mas nem todas
as coisas edificam. Portanto, quer comais quer bebais, ou façais outra qualquer
coisa, fazei tudo para glória de Deus” - I Coríntios 10.23, 31. A essência
do evangelho é a liberdade cristã, contrariamente ao aprisionamento provocado
pelo diabo. Somos livres e devemos avaliar se o que fazemos nos edifica e aos
outros e se é para a glória de Deus. Feito isso, bola pra frente, pra fazer ou
não.
E tem mais: sou defensor de “Salve
Jorge”. Afinal, são milhares de “jorges” que precisam de salvação. E
para eles Jesus foi à Cruz do Calvário. Por eles também, Jesus morreu. Por
eles, os verdadeiros cristãos devem se interessar. Em vez de perderem tempo
comentando nas redes ou rodinhas sobre a novela, deveriam pensar em quantos
“jorges” amigos seus estão precisando da salvação. Depois de orarem, falarem
com eles sobre o assunto. Tenho certeza, seria a maior revolução a partir de
uma novela.
Percebo que há dos cristãos muito
investimento de tempo com novelas, jogos de futebol, filmes, facebooks em
detrimento de muito bem que poderia ser feito, como visitas a enfermos,
atendimento a necessitados, frequência às celebrações da igreja e encontros de
oração, comunhão nos pequenos grupos e várias outras atividades. Como lembrou
John Piper, “uma das maiores utilidades
do twitter e do facebook será provar no último dia que a falta de oração não
era por falta de tempo”.
Jorge significa “aquele que trabalha
na terra”. Há muitos trabalhadores na terra que precisam receber o trabalhador
que veio a terra, mas era do céu, como diz Paulo: “O primeiro homem, da terra, é terreno; o segundo homem, o Senhor, é do
céu. Qual o terreno, tais são também os terrestres; e, qual o celestial, tais
também os celestiais. E, assim como trouxemos a imagem do terreno, assim
traremos também a imagem do celestial. E agora digo isto, irmãos: que a carne e
o sangue não podem herdar o reino de Deus, nem a corrupção herdar a
incorrupção” - I Coríntios 15.47-50.
E Jesus quer levar todos os trabalhadores e
até preguiçosos daqui pra lá: "Não
se perturbe o coração de vocês. Creiam em Deus; creiam também em mim. Na casa
de meu Pai há muitos aposentos; se não fosse assim, eu lhes teria dito. Vou
preparar-lhes lugar. E se eu for e lhes preparar lugar, voltarei e os levarei
para mim, para que vocês estejam onde eu estiver” - João 14.1-3. É a
mensagem que todos os “jorges” precisam ouvir.
Salve os Jorges!
Obrigado Pastor, por ser uma voz de coerência nesse caso. Parabéns. Passo a ser seu fã hj e a colocar seu blog entre os meus indicados. Um abraço!
ResponderExcluirPastor Neemias Lima,gostei demais do que o senhor escreveu. Sua coerência me faz ficar cada vez mais, sua fã.Parabéns e um forte abraço.
ResponderExcluirMeu querido, sinto-me profundamente intrigado e compelido a discordar do raciocínio sofista, segundo minha perspectiva, do amado pastor. Respeitosamente acredito que nós, como líderes espirituais, deveríamos guiar nossas ovelhas, para evitarem "toda aparência do mal", como o que se apresenta na maioria das novelas. Se no teatro, no cinema, futebol, música ou em qualquer outro lugar, nós como líderes espirituais, percebermos que se apresentam armadilhas para nossas ovelhas, aquelas que o Sumo Pastor nos confiou, devemos sim, orientá-las a, não só não compactuar com tudo isso, mas também em repudiar todas essas influências! O verbo "SALVAR" neste caso do tema da novela tem como sinônimos congratular, cumprimentar, felicitar e saudar. Então "Salve Jorge!" é uma saudação e honraria à entidade em questão. É claro que "Jorges" "Josés" e "Pedros" precisam ser salvos...
ResponderExcluirEntretanto, em minha opinião, o povo cristão banaliza o que Deus não banalizou e nossa santidade vai se perdendo nos relativismos éticos e morais...
Um forte abraço!!!
Presumo que o comentário acima seja do pastor. Querido, parece-me que o colega não entendeu bem o texto. Releia, por favor, e verá que defendemos a mesma coisa.
ResponderExcluirApenas acrescento: se nossas ovelhas precisam ser orientadas sobre o que deve fazer e deixar de fazer, haja trabalho e, certamente, falharemos em muito. No entanto, quando os princípios são ensinados, a coisa muda de figura. Penso que isso está na crônica.
Abraços.
Pr. Neemias Lima,
ExcluirO comentário acima procede.
Ao ler sem muita atenção o que dá a entender é que se pode as outras novelas e filmes e jogos, também pode a novela em questão.
O conceito de poder e não dever de I Co 10 que mostra que há coisas que não nos convém e, creio que inclua aí esta novela e outras coisas que nos roube o tempo de estarmos com Deus ou de Sua obra ficou, na minha opinião, subentendido demais.
Eu também tenho Blog e quando não somos muito claros, o que escrevemos pode dar brechas para o que estamos tentando combater.
Abraço!
Pastor, o Senhor foi de muita coerência e sabedoria em sua resposta! Sempre acreditei que Líderes Espirituais de verdade, que trabalham realmente para Deus e não se aproveitando da condição para benefício próprio, tem a obrigação, o dever, de pregar a fraternidade, amor, amizade, respeito, caridade, entre outros bons sentimentos que nos edificam ao invés de julgar o próximo, incitar discórdia e preconceito como temos visto por esse mundo a fora. Creio que Deus jamais seria conivente com a intolerância religiosa, visto que enviou seu Filho Amado,Jesus, abençoando-nos, mas sem pregar nenhuma Religião, sem fundar nenhuma igreja, somente pregando o amor ao Pai e uma conduta de vida que pudesse nos conduzir à Ele! Sou Espírita Umbandista e venho parabenizá-lo por sua conduta em relação ao assunto! Como estudo muito e também leciono em minha religião, peço licença para sitá-lo como exemplo, levando o texto aos meus irmãos, pois irá edificar nosso trabalho de tolerância religiosa! Parabéns pela conduta!
ResponderExcluirPastor, eu particularmente sou católico, mas tenho certeza de que compartilhamos a fé no mesmo Jesus, no mesmo Deus. De qualquer forma, o motivo do meu comentário é elogiar a maturidade em tratar do assunto. Espero que seja fonte de clareza para muitos cristãos, independente de congregações, pois tenho visto muitas críticas nas redes sociais e muitas vezes sem fundamento algum. Abraço.
ResponderExcluirPr Neemias, sou católica e ontem estive conversando com o meu padre sobre esse assunto pq há também comunidades católicas falando contra a novela. Ele me tranquilizou e confirmou o que eu já pensava: exagero e intolerância. Hoje tomei conhecimento do seu texto e só posso lhe dizer uma coisa: virei sua fã. Parabéns pela coerência, pela coragem em dizer as verdades que disse. O mundo precisa de mais lideres espirituais como o meu padre e como o senhor. Se me permite, invoco as bênçãos de Deus na sua vida e no seu trabalho.
ResponderExcluirNão é pecado, mas uma tremenda perda de tempo. Tempo esse que como o pastor falou, poderia estar sendo usado para nos aproximarmos mais de Deus e dos irmãos.
ResponderExcluirPrezado pastor, sua palavra tem grande coerência e já aponta para a aceitação de muitos, mas não podemos esquecer que, como mencionado em outro comentário, devemos "evitar a aparência do mau". O que desagrada a Deus, o desagrada e PONTO. Realmente são vários Jorges que precisam de salvação, mas sua palavra deixa transparecer que porque cometemos outros deslizes em nossa comunhão com Deus, devemos ignorar o fato de que esta novela faz uma apologia nada subliminar ao paganismo, idolatria e tradicional prostituição, corrupção, desonestidade, bigamia, vulgaridade, roubo, assassinato, etc, que é peculiar a todas as novelas das emissoras de nossa tv. Se devemos provar pra reter o que é bom, seria bom lembrar que a água da privada é comprovadamente ruim e difícil de separar o potável do saudável, logo porque bebê-la? Muito oportuno o tema e mensagem, mas recomendo cautela ao interpretar suas palavras. Paz.
ResponderExcluirAdorei sua postagem.Seria ótimo se todos que se 'dizem evangélicos' pensassem desta maneira...com certeza o mundo estaria muito melhor.
ResponderExcluirPARABÉNS Pr. Neemias, por suas palavras e tamanho discernimento!
ResponderExcluirDEUS o abençoe sempre!
Excelente texto!
ResponderExcluirComo água refrescante em meio ao calor religioso, hipócrita e incoerente.
Parabéns pela lucidez, pr. Concordo com muitas das suas colocações, principalmente pela caridade com que falou de cada uma delas. Pode parecer radicalismo, mas na minha casa temos o hábito de não ver novelas. Por não nos edificarem, ao contrário. Com um apelo silencioso, através de muitas delas, entram em nossos lares alguns conceitos, ao meu ver, anti-cristãos. Na última por exemplo, soube que houve um casamento simultâneo com três mulheres e uma mulher que casou com dois maridos. Geralmente nessas novelas se torce pelas amantes, que são lindas emancipadas, enquanto que a esposa é chata feia e sempre cheia de problemas. Quando a figura é de um padre ou freira geralmente estes largam a vocação por algum homem ou mulher. Quando é de um pastor esse geralmente tem uma amante, usa o dízimo para benefício próprio ou tem outro pecado mortal escondido. E ainda cito o fato de tudo ser normal: homosexualismo, aborto, namorado que leva namorada pra dormir em casa, patrão que dorme com a empregada... Sinceramente, pecado não é, mas também não convém.
ResponderExcluirSou evangélica e não me abalo com o que o Pr tenha falado porque conheço a bíblia e sei que tudo o que está escrito lá irá se cumprir. Hoje em dia tudo é normal, tudo é aceitável, até mesmo muitos pastores que deveriam ensinar as ovelhas a andarem no caminho certo estão se deixando levar.
ResponderExcluirNão adianta ficar discutindo por causa disso, cabe a cada um fazer aquilo que está no seu coração. Se é o Espírito Santo que nos guia então façamos o que ele manda. Quem quer ver, que veja. Eu nao vejo.
Não podemos julgar, nem condenar porque o único que pode fazer isso se chama Jesus Cristo, no grande dia todos nós acertaremos as contas com ele.
fica até feio nós evangélicos ficarmos falando isso, porque os ímpios já nos chama de loucos e baderneiros, e se isso continuar vão nos chamar de ignorantes também.
Por favor, nao vamos escandalizar o nome do Senhor!
"E surgirão muitos falsos profetas, e enganarão a muitos.
E, por se multiplicar a iniqüidade, o amor de muitos esfriará.
Mas aquele que perseverar até ao fim será salvo."
Mateus 24:11-13
Amém igreja!
Meu amado primo e abençoado Pastor ungido de Deus, tu sabes o quanto eu o admiro não só por conta de sua sabedoria que é uma dádiva vinda do Espírito Santo, mas por sua temperança perante as adversidades a nós apresentadas muitas vezes travestidas de ovelhas quando na verdade são famintos lobos.
ResponderExcluirEm tudo concordo com o que você postou.
E sendo seminarista com a pretensa ambição de um dia ser Doutorado no primeiro testamento posso afirmar que devemos sim, guiar as nossas “ovelhas”, mas sempre tendo em mente que estas “ovelhas” são seres humanos com sentimentos e principalmente com o livre arbítrio que foi dado ao homem por Deus e é neste ponto que eu discordo de muitos lideres, pois eles por conta de algo que eu ainda não sei explicar deixam de serem guias e passam a serem verdadeiros algozes querendo determinar e não guiar o rumo da vida de suas “ovelhas”.
Para todos deixo a seguinte mensagem vinda ao meu coração por intermédio do Espírito Santo.
Antes de criticarmos qualquer coisa devemos ter em mente a palavra de Deus em
Tiago 5:13-16
“Está alguém entre vós aflito? Ore. Está alguém contente? Cante louvores.
Está alguém entre vós doente? Chame os presbíteros da igreja, e orem sobre ele, ungindo-o com azeite em nome do Senhor;
E a oração da fé salvará o doente, e o Senhor o levantará; e, se houver cometido pecados, ser-lhe-ão perdoados.
Confessai as vossas culpas uns aos outros, e orai uns pelos outros, para que sareis. A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos.”
Resumindo em vez de criticar Ore e deixe o mais com o nosso poderoso Deus.
Shalom aleikhem
Meu amado Primo.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirTodos nós somos livres para "criticar",assim como muitos estão sendo contra ou a favor os comentários aqui postados e assim como o querido pr. Neemais(e digo com todo respeito), teve para se posicionar aos que estavam argumentando contra a novela em questão!(que não deixa de ser uma crítica às críticas!) Somos livres e este blog foi feito para deixarmos comentários e é isso que estamos fazendo, com educação e respeito a todos!
ResponderExcluirOutra coisa, embora não seja um pastor antigo e sei que muito tenho que aprender, os meus anos de ministério pastoral foram e são marcados pelo meu temor a Deus, Sumo-pastor, no pastoreio de gente que amo, de uma comunidade que respeito e sei muito bem que são livres pra fazerem o que quiserem, entretanto o mesmo Espírito que o inspira é o que me ensina a apascentar minhas ovelhas, a orientá-las. De acordo com o raciocínio do irmão, se eu ensinar que não agrada a Deus ir ao baile "funk" ou praticar sexo antes do casamento ou mesmo se pregar contra a banalização do divórcio e minhas ovelhas agirem de forma contrária, eu não posso fazer nada, porque eles usaram o livre arbítrio?! Pra que o Senhor deixou-nos como pastor, se a "vara e o cajado" não consolarem?!
Estamos numa sociedade de muita permissividade e relativismo e isso é preocupante! Jesus e os profetas não seriam bem-vindos nesta sociedade niilista, que faz o que bem quer em nome de uma liberdade que descaracteriza, cada vez mais o povo de Deus!
Toda crítica bem-vinda, para os que desejam aprender e crescer; e estou aprendendo aqui! Paz!
Querido pastor,
ResponderExcluirnosso discurso é o mesmo, não entendi porque o irmão entendeu que defendo ver a novela.
A questão é que se pregarmos os princípios bíblicos nossas ovelhas terão condições de decidir, pois é impossível determinarmos todas as suas ações.
Um exemplo: era garoto em Cardoso Moreira e proibia-se ao crente jogar futebol (talvez por isso a seleção brasileira tenha me perdido... rsrsrs), era pecado. Hoje, explora-se o futebol em ação missionária.
Temos um problema: era pecado e deixou de ser? Os crentes estão mais "frouxos"? E quem foi excluído porque jogava futebol?
Agora, veja bem o princípio bíblico: "todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas me convém (o ambiente do campo de futebol era ruim, brigas, confusões, bebidas)... quer comais quer bebais, fazei tudo para a glória de Deus (estar naquele ambiente glorificava a Deus?)... se comer carne escandaliza meu irmão, não como carne (ainda que não seja pecado, mas se um irmão, de consciência mais fraca, sente-se escandalizado, deixarei de fazer).
Penso que é por aí.
Com certeza você não é Pastor e se for é um pastor de bode e cabras, herege, falso profeta. Vai buscar Deus pois você infelizmente está sendo usado pelo inimigi de nossas almas. Além de tudo não brinque com a Palavra de Deus!
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirQuerido Pastor Neemias, reli a sua crônica e, parece-me que o entendi. O grande problema é que o irmão fez um trocadilho semântico que deixou seu artigo ambíguo. O irmão escreveu: "E tem mais: sou defensor de “Salve Jorge”." A partir daqui, em minha concepção, parece que o irmão faz apologia à novela...
ResponderExcluirO maior problema é que, pelo que vi aqui, todo mundo, defendendo ou criticando, fez uma leitura parecida com a minha. Desculpe-me se, em algum momento, o amado tenha se sentido ofendido por mim, pois não foi minha intenção; só estamos num debate necessário ao nosso crescimento! Deus o abençoe!
Querido pastor,
ResponderExcluirleitura é assim mesmo, até hoje se discute que pedra era destacada por Drummond.
Pois é, o "Salve Jorge" entre aspas, pra mim, tem a intenção de nos despertar para um trabalho específico de ganhar jorges que estão sem Cristo.
Abraços.
Pr. Neemias Lima
Em meio a tantos Líderes insanos o Senhor se destaca por uma posição firme, coerente e concernente com aquilo que crê, vive e prega. Como jornalista preciso defender a TV e a Mídia de ataques de fundamentalistas extremistas que adoram a 2 senhores...horas com a Globo promovendo o Troféu PROMESSAS e divulgando a música gospel..ela é de Deus e agora, com a exibição da trama, ela é do diabo e passa a ser achincalhada pelos mesmos que as defenderam tempos atrás.
ResponderExcluirCabe a cada um decidir, optar e escolher o que assistir ou não com a orientação do Espírito Santo de Deus que em nós habita.
E a cada Pastor, apóstolo ou Bispo que se ocupa causando tumulto em busca de vaidade e audiência, convém que lessem a Bíblia e salvassem suas vidas profanas em Cristo Jesus.
Muito Simples absorva o q e bom e elimine o q não julga interessante...
ResponderExcluirIrmãos, eu acho que tem coisas mais importantes para nos preocuparmos como por exemplo:Tem muitas almas morrendo sem ouvir o Evangelho de Salvação enterrados nas drogas, e em muitas outras coisas; Tem Jorges,Joões,Pedros etc...Ide...
ResponderExcluire o que me diz da autora da novela chamar os evangelicos de imbecis ou outra coisa
ResponderExcluir