“O ânimo sereno é a vida do corpo, mas a inveja é a podridão dos ossos” - Provérbios 14.30.
Inveja é um mal estar, ou desgosto, que se apresenta quando alguém percebe a felicidade de outra pessoa. O mal estar é amplificado quando se trata de alguém bem próximo. Pode ser também um desejo por algum bem que alguém tenha conseguido.
A inveja pode desenvolver um sentimento de inferioridade em quem a acolhe em seu coração e mente, considerando que possíveis comparações brotarão do tipo “ele ou ela é mais capaz e eu não consigo nada mesmo!”.
A Igreja Católica alista a inveja como um dos pecados capitais e o remédio que sugere é a caridade e amor ao próximo. Sem dúvida é uma boa receita, olhar para o próximo e fazer algo por ele reoxigena a alma e oferece ao potencial invejoso ou invejosa amadurecimento ao se sentir bem com o bem do outro.
A inveja está na lista de Paulo sobre as obras da carne. E Salomão alertou muito sobre ela. Destaco mais dois ensinos dele: “não tenhas inveja dos homens malignos, nem queiras estar com eles” e “cruel é o furor, e impetuosa, a ira, mas quem pode resistir à inveja?” - Provérbios 24.1 e 27.4
Nenhum comentário:
Postar um comentário