quarta-feira, 24 de junho de 2026

Altamir Silva Soares - Tony Soares

Interrompo a série “Princípios de Oração na vida de Daniel” para homenagem especial. Descansou ontem no Senhor, aos sessenta e três anos, membro da Igreja Batista no Braga, o irmão Altamir Silva Soares, mais conhecido como Tony Soares, nome artístico adotado em função de sua carreira musical. Tony aparentemente apresentava muito vigor, mas em dois meses, um tumor se agigantou de tal forma que o fez partir para a eternidade.

Tony amava cantar. Ele cantava em qualquer lugar que tivesse oportunidade. Igrejas grandes, médias ou pequenas, com som de qualidade ou ruim, lá estava ele com a maior alegria. Ele fazia questão de se arrumar da melhor maneira. Seu repertório eram os hinos antigos e, por muito tempo, além da carreira solo, fez parte do Quarteto Arautos do Senhor.

Apesar de seu curto período de enfermidade, pude visitá-lo algumas vezes e nosso último encontro foi sábado passado. Desejei ficar com ele sozinho e, por meia hora, conversamos com franqueza. Fique impactado com a serenidade e a segurança num momento tão dramático. Ele tinha consciência de tudo e falou da eternidade com muita paz.

Tony não cantará mais aqui, cantará na eternidade, com o seu Salvador!

"Bem-aventurados os que, desde agora, descansam no Senhor, eles descansarão do seu fatigante trabalho, e as suas obras os seguirão" - Apocalipse 14.13.

Descanse em paz, meu amigo e ovelha!

terça-feira, 23 de junho de 2026

Princípios de oração na vida de Daniel - VIII

O quarto princípio de oração na vida de Daniel é o conteúdo de suas orações. Registra o texto que, sabendo que o decreto que o condenaria estava assinado, ele foi orar e “e dava graças, diante do seu Deus”. É possível que a tensão que envolvia o momento o levasse a suplicar ao Senhor, mas é interessante que o registro bíblico afirma que “ele dava graças, diante do seu Deus”. 

Agradecer no meio das lutas é um sinal de relacionamento com Deus. A Bíblia diz que “em tudo, deem graças porque esta é a vontade de Deus” - I Tessalonicenses 5.18. Observe bem: não é “por tudo, deem graças”, mas “em tudo…”. Você não precisa dar graças por uma tragédia, mas pode dar graças no meio da tragédia.

A tendência da maioria dos cristãos é fazer das orações um muro de lamentações. O que Deus deseja é que façamos das orações um templo de adoração. E a gratidão a Ele, às pessoas, às organizações devem fazer parte do conteúdo das orações.

A vida se torna mais bela quando agradecemos mais e pedimos menos. E a gratidão elimina mais problema do que a petição, sabia disso?

E aí, você já agradeceu hoje?