quinta-feira, 25 de junho de 2026

Princípios de oração na vida de Daniel - IX

Daniel era perseverante. E perseverança é o quinto princípio na vida de oração de Daniel. Há muita gente que começa a todo vapor e, com o passar do tempo, vai se esfriando, esfriando até congelar. É o chamado efeito coca-cola, muito gás no início e, logo a seguir, perde o interesse.

A Bíblia registra que Daniel foi ao quarto orar “como antes costumava fazer”. Não se tratava de uma experiência eventual, esporádica, momentânea. Não, era uma experiência constante.

A Bíblia orienta em I Tessalonicenses 5.17 “orem sem cessar”. Em Colossenses 4.2, o ensino é semelhante: "Perseverem em oração, velando nela com ação de graças”. E em Romanos 12.12, temos uma orientação encorajadora: “Alegrem-se na esperança, sejam pacientes na tribulação, perseverem na oração”.

Não basta apenas começar bem, é importante e, diria, decisivo, que se mantenha firme e termine bem. Começar é apenas a saída de bola num jogo de futebol, perseverar firme significa não perder o foco de nossa missão até o final da partida.

Não se encante com os troféus do início, permaneça firme até o final para receber a coroa da justiça.

quarta-feira, 24 de junho de 2026

Altamir Silva Soares - Tony Soares

Interrompo a série “Princípios de Oração na vida de Daniel” para homenagem especial. Descansou ontem no Senhor, aos sessenta e três anos, membro da Igreja Batista no Braga, o irmão Altamir Silva Soares, mais conhecido como Tony Soares, nome artístico adotado em função de sua carreira musical. Tony aparentemente apresentava muito vigor, mas em dois meses, um tumor se agigantou de tal forma que o fez partir para a eternidade.

Tony amava cantar. Ele cantava em qualquer lugar que tivesse oportunidade. Igrejas grandes, médias ou pequenas, com som de qualidade ou ruim, lá estava ele com a maior alegria. Ele fazia questão de se arrumar da melhor maneira. Seu repertório eram os hinos antigos e, por muito tempo, além da carreira solo, fez parte do Quarteto Arautos do Senhor.

Apesar de seu curto período de enfermidade, pude visitá-lo algumas vezes e nosso último encontro foi sábado passado. Desejei ficar com ele sozinho e, por meia hora, conversamos com franqueza. Fique impactado com a serenidade e a segurança num momento tão dramático. Ele tinha consciência de tudo e falou da eternidade com muita paz.

Tony não cantará mais aqui, cantará na eternidade, com o seu Salvador!

"Bem-aventurados os que, desde agora, descansam no Senhor, eles descansarão do seu fatigante trabalho, e as suas obras os seguirão" - Apocalipse 14.13.

Descanse em paz, meu amigo e ovelha!