segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Coluna no jornal Completo, de Cabo Frio, 30 de julho

Eu te amo pela primeira e última vez
Pr. Neemias Lima*

Em novembro de 2005, sete brasileiros foram envolvidos num fatal acidente automobilístico no Japão. A mãe de um, em matéria na época na Rede Globo, lamentou, chorando: “Ele sempre ligava. Sexta-feira ligou e, pela primeira vez, disse: ‘Eu te amo, mamãe’”. Ainda acrescentou a sofrida mãe: “Sempre eu que dizia ‘Eu te amo, meu filho’ e ele só respondia ‘eu também’, mas, parece que estava adivinhando, naquele telefonema ele fez questão dizer ‘eu te amo, mamãe’”.
Lembrei-me de um lance acontecido quando João Marcos, meu filho, era um menino (tô ficando velho mesmo, já não vejo meu filho como menino!). Ao dizer para ele ‘eu te amo, meu filho’, ele respondeu ‘eu também’. Ao que repliquei: “Ah, que bom, muito obrigado”. Ele treplica: “Não, eu também me amo!”. E soltou uma gargalhada. Fiquei feliz naquele momento com sua auto-estima. Espero que, agora jovem, continue com ela.  
            Voltando ao fato inicial. Quando a mãe afirmou que, “pela primeira vez, ele me disse eu te amo”, pensei comigo: a primeira e a última. Você pode saber a primeira vez que disse ‘eu te amo’ para alguém, mas não saberá quando será a última. Isso diz alguma coisa para você?
            Lembro-me de um jovem de 20 anos de idade que nunca ouvira o pai dizer ‘eu te amo’. Seu pai, homem rude e pouco afeito a isso, não expressava ao filho o seu amor. Alguém poderá dizer que amor não é para ser falado, é para ser demonstrado. Vamos e venhamos: falado e demonstrado. Raciocine comigo: quando está irado ou irada, você verbaliza? Sendo sincero, na maioria das vezes, não é verdade? Por que verbalizamos o mal e não o bem?
            A Bíblia é recheada de ensinamentos sobre nosso falar. Deus nos deu o instrumento da fala com a finalidade do bem. Textos como “...sejam agradáveis as palavras da minha boca...” - Salmo 19.14 - e “a vossa palavra seja sempre com graça (temperada com sal)...” - Colossenses 4.6 - devem servir como incentivo a expressarmos nosso amor ao próximo.
            Para refletir: quando foi a primeira vez que você disse uma boa palavra a alguém próximo de você? Pode ser difícil saber, mas hoje pode ser (não desejo, ouviu?!) a última oportunidade. Viva como se fosse a última chance. Um dia será! Diga uma boa palavra a quem estiver a sua frente. Pode ser “eu te amo”. Depois, faça constantemente isso, será bom para a pessoa e para você! A Rede Globo apresentará notícia melhor!

Notas:
50 mil na EXPOGOSPEL - Acontecida na semana passada, foi, mais uma vez, um sucesso. Segundo matéria no telejornal da Inter TV, 45 mil pessoas estiveram presentes na noite de sexta-feira. Como nas outras edições, o evento teve como objetivo valorizar o ser humano e apresentar a alternativa de novas esperanças em Cristo. O que se deve destacar é que se trata de um evento reunindo dezenas de milhares de jovens e adolescentes sem a ingestão de álcool, do uso de drogas e da promoção da promiscuidade. Não sou da direção, maio apoio integralmente o evento.

Críticas a EXPOGOSPEL - Pequenos setores da mídia criticaram o evento, mas sem qualquer possibilidade de manchar o que está se tornando o maior de Cabo Frio. A presença de autoridades no evento mostra o respeito que se conquistou. Isso não tem agradado a alguns, mas liberdade de expressão é isso aí. Críticas pertinentes sempre são bem-vindas, mas inverdades, ninguém aguenta.

Ainda a EXPOGOSPEL - Passaram por lá: os prefeitos Marquinho Mendes e Mirinho Braga. Os vereadores de Cabo Frio Silas Bento, Alfredo Gonçalves (licenciado para exercer a chefia de gabinete do prefeito Marquinho Mendes), Silvan Scarpini e Fernando do Comilão. De São Pedro da Aldeia, Francisquinho e Adalberto. Leandro, vereador em Armação dos Búzios, também esteve. O deputado estadual Jânio Mendes também participou. E o comunicador Ademiltom Ferreira chegou a saudar os presentes. Todos tiveram o mesmo tratamento. Parabéns ao pr. Samuel Gonçalves pela direção sábia e segura.

Triste fim de Amy Winehouse - Encontrada morta em sua casa, em Londres, no sábado passado, tinha 27 anos e um histórico de envolvimento com álcool e uso de drogas. É mais uma jovem que tem sua vida ceifada no auge por causa desse inimigo que desgraça, drogas. É por isso que devemos rejeitar eventos que a promovam. E não me venham com essa história que isso é atitude de quem não conseguiu se controlar e se entregou ao vício. Todo processo de vício começa com apenas uma brincadeira. É o velho ditado “onde passa um boi, passa uma boiada”.

Minha Coluna - Parece-me que a coluna incomodou a alguém. Completarei 51 anos em 20 de setembro próximo (se quiser, pode enviar presente), vividos em Cardoso Moreira e, há 22 anos, aqui. Quem se relaciona comigo, sabe de minha vida. Pergunte a eles. Deus não julgará você pelo que dizem a seu respeito, mas pelo que você é.

Escola Bíblica de Férias - Hoje, às 13h 59min, prossegue a famosa EBF na Igreja Batista do Braga. Trata-se de um evento voltado para as crianças e é muito legal. Brincadeiras, histórias, cânticos e reflexões fazem parte do cardápio. É possível que outras igrejas realizem o mesmo evento neste final de semana. Vale a pena participar!

Consagrando Minha Vida ao Senhor - A partir de 11 de agosto, quinta-feira, durante oito semanas, teremos a campanha “Consagrando Minha Vida ao Senhor”, na Igreja Batista do Braga. O objetivo é levar os participantes a se pautarem por uma conduta mais próxima de Deus, traduzindo-se num compromisso maior com o próximo e comportamento ético mais cristão. Quem participar de seis encontros recebe um certificado. Inteiramente grátis.

Igrejas evangélicas de Cabo Frio - Percebemos maldosa intenção de alguns setores para desprestigiar as igrejas evangélicas. Não tenho autorização para defendê-las, mas, arriscando-me, atesto que ninguém de bom senso desmerece seu importante trabalho. Reconhecemos o mesmo valor na Igreja Católica e em outros segmentos religiosos, mesmo que pensemos diferente em vários pontos do conjunto doutrinário. 

*Pastor da Igreja Batista do Braga. Suas pregações acontecem às quintas-feiras, 19h 29min, e aos domingos, 9h 29min e 19h 29min. O templo fica localizado na Rua Omar Fontoura, 117 - Braga - Cabo Frio (em frente à Central Municipal de Marcação de Consultas).

Se desejar ler outros textos, acesse www.batistadobraga.org.br e www.prneemiaslima.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário