|
Vista do plenário na Assembleia Extraordinária |
Com 34 associações, 203 Igrejas e 430 mensageiros devidamente inscritos na Assembleia Extraordinária, a Convenção Batista Fluminense tomou uma decisão histórica na manhã de hoje na sede do Acampamento Batista, em Rio Bonito.
Convocada para 9h, antes do horário previsto o auditório estava praticamente cheio, vindo a superlotar logo na abertura dos trabalhos que, destaca-se, teve início antes do horário com momento de cânticos e reflexão bíblica apresentada pela Prª Ana Lúcia Reghin. Além dos inscritos, dezenas de irmãos e irmãs se fizeram presentes elevando o número, aproximadamente, para 500 pessoas.
Instalada a Assembleia, o Presidente da Convenção, Pr. Rafael Antunes Vieira, encaminhou os dois assuntos com uma breve, clara e contundente apresentação. Nas palavras do Presidente, “nosso objetivo não é uma caça às bruxas, mas sentimos necessidade de avaliar cuidadosamente a situação, pois uma sombria realidade se apresentava, estávamos sem caixa e compromissos financeiros muito próximos, como 13º, não tinham provisão para pagamento”.
|
Pr. Rafael Antunes Vieira, Presidente da CBF |
Acrescentou o Presidente: “A realidade é esta: temos uma Convenção endividada. A dívida está em torno de 10 milhões de reais. E cresce a cada dia com os juros. Convidamos um consultor respeitado com trabalhos realizados na Convenção Batista Brasileira e outras convenções estaduais, isento, extremamente técnico e sem vínculo com a Convenção Batista Fluminense, e sua avaliação e orientação foi taxativa: “Ou se toma medida urgente ou a Convenção em pouco tempo será totalmente bloqueada”.
Pr. Rafael Antunes Vieira concluiu sua apresentação: “O relatório do Conselho Fiscal em julho foi de reprovação do relatório da JUNEDAS. Para os irmãos terem ideia, temos situação de apropriação indébita, o que caracteriza um crime”.
Pr. Dr. Marcelo Rosa, Consultor Jurídico da Convenção, foi o responsável por apresentar a realidade do patrimônio identificado, conforme abaixo:
1 - Colégio Batista Fluminense em nome da Denominada.
2 - Casa em Paraíba do Sul com situação indefinida
3 - Casa Residencial em Campos - tem processo na justiça
4 - Acampamento Rio Bonito - documentado, registrado em nome da Convenção
5 - Sítio Manaim - anexo ao Acampamento Batista - documentado e registrado - Disponível
6 - Sede do Ingá - documentada e registrada em nome da Convenção - Disponível
7 - Lar Batista - decisão anterior autorizou a venda do patrimônio para construir no Acampamento o Retiro dos Profetas - 146 mil metros quadrados - a maior parte é protegida por APA - Disponível
8 - Propriedade rural em Itaocara - está subutilizada - registrada em nome da Convenção - Disponível - Uma pessoa está morando e cuidando dele e alguma decisão precisa ser tomada em relação a ela.
|
Mesa Diretora da Convenção |
Após a apresentação do patrimônio, foi informado que os itens 5,6,7 e 8 da lista acima estão totalmente disponíveis e, após esclarecimentos por parte do plenário, foram apresentadas duas propostas pelo Conselho Deliberativo da Convenção:
Proposta 1: Dar à diretoria e ao Executivo autorização para venda e disponibilidade/garantia de patrimônio disponível para zerar a dívida e oferecer condições da Convenção prosseguir. Num clima de discussão leve, agradável e tempo recorde foi aprovada com apenas dois votos contrários. Foi oferecida a oportunidade dos contrários, desejando, registrarem o voto por escrito.
Proposta 2: Os valores alcançados serão aplicados totalmente no pagamento das dívidas, que será realizado pela própria Convenção, e o saldo restante será aplicado nos projetos da Convenção para avanço do trabalho no campo fluminense. Aprovada por unanimidade.
A presença da liderança batista foi marcante, destacando a Ordem dos Pastores, União de Homens, União Feminina, JUBERJ e irmãos e irmãs de todo o estado. Líderes como os pastores Geraldo Geremias, Éber Silva, Hudson Galdino e Adonias Júnior estiveram presentes e apoiaram integralmente a orientação da diretoria. O clima era de total aprovação e esperança de um futuro promissor. Segundo comentários de vários, o avião CBF vai decolar.
Assim que terminou a Assembleia, Pr. Rafael Antunes Vieira e Pr. Diego Bravim destacaram em entrevista a gratidão ao povo batista fluminense, a expectativa de grande futuro é muito grande, que a sabedoria divina esteja sobre nós para que nunca mais a Convenção passe por uma situação semelhante e que e a locomotiva do Brasil está de volta.