segunda-feira, 14 de março de 2011

COMO TOMAR DECISÕES INTELIGENTES


Por RICK WARREN


Sucesso! No local de trabalho todos nos esforçamos para obter sucesso. Existem muitas pseudo-fórmulas para se alcançar o sucesso, mas, essencialmente, sucesso é fazer escolhas inteligentes. F. W. Boreham disse: “Tomamos decisões e, depois, elas moldam-nos”. Por isso, cada decisão envolve um elemento de risco. Nem sempre podemos prever o resultado. Estará a lidar com decisões difíceis nestes dias? Tente seguir estes oito passos para tomadas de decisão, extraídos do livro de Provérbios na Bíblia:
Passo 1 – ORE POR ORIENTAÇÃO! (Princípio da Inspiração): Comece, pedindo a Deus que o auxilie a decidir segundo a Sua perspectiva do problema. A nossa intuição frequentemente é errada. “Quem confia em si mesmo é insensato, mas quem anda segundo a sabedoria (de Deus) não corre perigo” (Provérbios 28:26). 
Passo 2 – OBTENHA OS FACTOS! (Princípio da Informação). Não tome decisões na ignorância. Em primeiro lugar, procure munir-se do máximo de informações relevantes que lhe for possível. “Todo o homem prudente age com base no conhecimento” (Provérbios 13:16). “Compre a verdade e não abra mão dela, nem tampouco da sabedoria, da disciplina e do discernimento” (Provérbios 23:23).
Passo 3 – PEÇA CONSELHOS! (Princípio da Consultoria). Se possível, fale com alguém que já tenha corrido o mesmo risco. É sábio aprender pela experiência – mas é ainda mais sábio aprender com a experiência de outros! Desta forma, evita-se aprender tudo da maneira mais difícil. “Os projetos que se fazem devem ser amadurecidos com reflexão. Não se vai à guerra sem se ter refletido no que se faz” (Provérbios 20:18). “O homem inteligente adquire conhecimentos; o sábio procura palavras instrutivas” (Provérbios 18:15). 
Passo 4 – ESTABELEÇA A SUA META! (Princípio da Seleção). Certifique-se de que compreende a razão e o propósito da decisão que está prestes a tomar. Não persiga dois coelhos ao mesmo tempo. “O alvo do inteligente é a sabedoria; mas os olhos do insensato estão nas extremidades da terra” (Provérbios 17:24). 
Passo 5 – CALCULE OS CUSTOS! (Princípio da Avaliação). A isto se chama “risco calculado”. Pergunte a si mesmo: (1) Isto é necessário? (2) Quanto vai custar… em tempo, energia e dinheiro? (3) Vai valer a pena? “É uma armadilha consagrar algo precipitadamente, e só pensar nas consequências depois que se fez os votos” (Provérbios 20:25).
Passo 6 – FAÇA PLANOS PARA ENFRENTAR PROBLEMAS! (Princípio da Preparação). Lembre-se da Lei de Murphy ("se algo pode dar errado, vai dar") e lembre-se que Murphy era um otimista! Não ignore os problemas - eles não o vão ignorar a si! Sendo assim, esteja preparado. “Quem sai à guerra precisa de orientação” (Provérbios 20:18). “O prudente percebe o perigo e busca refúgio; o inexperiente segue adiante e sofre as consequências” (Provérbios 22:3). 
Passo 7 - ENFRENTE OS SEUS MEDOS! (Princípio da Confrontação). Ter medo não é sinal de fraqueza, é sinal de humanidade. Coragem não é ausência de medo, mas, sim, seguir em frente apesar dos medos. “Quem teme o homem cai em armadilhas, mas quem confia no Senhor está seguro” (Provérbios 29:25). 
Passo 8 – TOME A DECISÃO! VÁ EM FRENTE! (Princípio da Iniciação). É neste ponto que deve parar de falar e passar a agir. É preciso começar. “Consagre ao Senhor tudo o que faz, e os seus planos serão bem-sucedidos” (Provérbios 16:3).
Texto de autoria de Rick Warren , escritor e conferencista, autor do best-seller "The Purpose-Drive Life" (Uma Vida Com Propósitos), traduzido em várias línguas em todo o mundo. Usado com a devida permissão. Tradução de Mércia Padovani. Revisão e adaptação por Heike Gomes.
Questões Para Reflexão ou Discussão
1. Está diante de uma decisão difícil ou muito importante neste momento? Tem tido êxito na busca por uma boa conclusão? 
2. O que acha da afirmação do autor que “sucesso é uma questão de se fazerem escolhas sábias”? Justifique a sua resposta.
3. Qual é a sua opinião sobre os passos que o autor sugere para a tomada de decisões? Qual deles poderá ser-lhe útil ao ter que as tomar?
4. Poderá algum desses passos auxiliá-lo na tomada duma decisão importante que esteja a enfrentar atualmente?
Se desejar considerar outras passagens sobre o tema, consulte: Salmos 37:4 e 5; Mateus 6:19-34 e 7:7-12; Filipenses 4:6 e 7; Tiago 1:5-8. (Se ainda não possuir a Bíblia sugerimos usar o seguinte link: http://www.biblegateway.com/versions/?action=getVersionInfo&vid=37 para verificação dos textos bíblicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário