segunda-feira, 29 de julho de 2013

Papa Francisco na visão de um Protestante

POR QUE OS EVANGÉLICOS ESTÃO SE SURPREENDENDO TANTO COM O PAPA FRANCISCO?

Pro Renato Vargens*

Antes de qualquer coisa preciso afirmar que não sou católico e que respeito a opção de fé de quem quer que seja. Afirmo também que possuo sérias divergências com o Catolicismo Romano quanto a aspectos doutrinários e teológicos os quais considero fundamentais. Discordo da veneração dos "Santos", da "mariolatria", da infalibilidade papal, do ecumenismo, de sua soteriologia universalista, bem como de sua cristologia miscigenada.

Isto posto, vamos ao artigo:

A vinda do Papa Francisco ao Brasil tem despertado não somente a atenção da população em geral, como também dos evangélicos que  não se cansam de elogiar o bispo de Roma. Basta olharmos as mídias sociais que constataremos isso. Na verdade , tornou-se comum encontramos evangélicos enaltecendo publicamente a postura simples do Papa.

Diante disto resta-nos indagar o por que de tal comportamento, visto que o protestantismo possui inúmeras divergências teológicas com o catolicismo romano.

Na minha opinião a valorização do Papa se deve em parte a insatisfação que os evangélicos tem feito quanto ao comportamento de alguns dos seus líderes, senão vejamos:

1- O papa passa uma imagem de simplicidade, enquanto os "apóstolos" tupiniquins ostentam riquezas.

2- O papa demonstra gostar de gente e de se relacionar com o povo, já os "apóstolos" tupiniquins preferem a ostentação de títulos eclesiásticos, além é claro da nítida e clara separação do restante do povo.

3- Ainda que tenha MUITO dinheiro, mesmo porque a Igreja Católica Romana é milionária, O Papa Francisco ostenta uma vida simples, sem muitas riquezas que se reflete na forma com que vive; já os "apóstolos" tupiniquins, fazem questão de ostentar riqueza, poder e glória.

4- O Papa Francisco demonstrou simplicidade em voar num avião comercial, em carregar sua própria mala, em dormir num mosteiro numa cama de solteiro, em andar em carro comum, em se relacionar com o povo sem protocolos, pompa ou exigências. Já os "Apóstolos" tupiniquins andam de avião particular, exigem hotéis cinco estrelas, além é claro de exigirem uma série de obrigações a todos àqueles que os convidam para pregar o Evangelho de Cristo.

5- O Papa tem falado de Cristo,  os "apóstolos" tupiniquins só falam em dinheiro.

Caro leitor, a falta de compostura por parte de alguns dos líderes evangélicos, além é claro das heresias propagadas por "apóstolos" fraudulentos que teimam em contrapor-se aos ensinos das Escrituras, tem levado aos cristãos protestantes desse imenso país a valorizar pessoas como Francisco, que mesmo tendo uma fé diferente do protestantismo histórico, comporta-se (pelo menos aparentemente) como homens de Deus deveriam se comportar.

Pense nisso!

*http://renatovargens.blogspot.com.br/2013/07/por-que-os-evangelicos-estao-se.html

7 comentários:

  1. Este comportamento de "riqueza" começou, na minha pobre opnião, quando os "apóstolos" tupiniquins começaram a misturar religião com politica. Hoje não sabemos mais se os "apóstolos" tupiniquins estão servindo a Deus ou aos governantes.

    ResponderExcluir
  2. A impressão que se tem é que está havendo uma comercialização da fé, sou católica praticante e respeito muito a doutrina evangélica. Mas o que se vê é um modismo desenfreado da fé. Estes "apóstolos" se aproveitam disso para enganar as pessoas, para arrancar-lhes o dinheiro e os votos (para ganhar mais dinheiro) e isto é lamentável. Minha igreja não é perfeita, precisa melhorar em muitas coisas, mas parece que agora estamos entrando no caminho certo com Papa Francisco, prova disso, é o respeito que ele está conquistando da comunidade evangélica. Isso me deixa muito feliz, porque o Deus que servimos é o mesmo, a salvação que buscamos, a fé no Cristo vivo e ressuscitado.

    ResponderExcluir
  3. Ao meu ver, o que esta ocorrendo com a Igreja Evangélica brasileira nada mais é do que a secularização dos cultos e atitudes materialistas dos seus lideres, onde o TER tem sido mais importante do que SER, onde coisas tem sido mais importante do que pessoas, Talvez estes sejam alguns dos principais motivos, mas NÃO os únicos.

    Igrejas com cultos vazios, NÃO de pessoas, mas de reverencia, santidade, volta ao primeiro amor, cultos que, tão somente visam agradar a homens e não ao Senhor da seara.
    Lideres que esqueceram de sua missão de confrontar o ser humano com sua finitude e perigo iminente de uma eternidade sem JESUS. A Igreja evangélica brasileira esta desacreditada, secularizada e precisa urgentemente ser reformada.

    Diante desse cenário instalado em nossos arraiais, além da mídia que apoia a igreja romana massivamente, não me surpreende que os "pseudo-evangélicos" estarem entusiasmados e surpresos com Francisco. Voltemos ao primeiro amor! estejamos nos contextualizando, mas sem secularismo e modismo para agradar a homens e não a Deus.

    ResponderExcluir
  4. A Paz...Quero e preciso concordar com estas afirmações ,...Grato

    ResponderExcluir
  5. Finalmente um lider evangélico sensato. Parabéns. Também não sou católico, mas admiro sua postura, tão diferente de outros.

    ResponderExcluir
  6. Eu sou católico e concordo com algumas afirmações suas mas nunca disse isso a algum católico amigo meu, todavia adorei esse Papa por ele ser uma pessoa humilde e simples e de gostar está perto do povo.

    ResponderExcluir
  7. Os protestantes/evangélicos sofrem de bulimia digerem muita teologia da prosperidade, mas regurgitam não conseguem se alimentar, estão famintos da palavra de Deus por isso admiram o Papa Francisco ele oferece uma comida caseira em pequena quantidade mas de boa qualidade.

    ResponderExcluir