terça-feira, 3 de julho de 2018

Entusiasmo


Etmologicamente, entusiasmo é Em + Teós, em Deus. Entusiasmado, então, é estar em Deus. Deixando de lado o conceito, todos sabem como é a pessoa entusiasmada. Não baixa a cabeça diante dos desafios e está sempre disposta e, com alegria, prossegue.

Dois tipos de entusiasmo são sugeridos: o endógeno, que é gerado dentro do próprio indivíduo e o exógeno, que depende de um estímulo externo, chamado comumente de motivação. Nesse caso, parece mais incentivo.

O entusiasmo não é uma atitude alcançada como um dom e sempre acontecerá. Por si só, não permanece. É preciso ser reabastecido com desafios, metas e não admite o “deitar em berço esplêndido”, esperando as coisas acontecerem. A cada dia necessita de alimento e só uma pessoa decidida a lutar o experimentará.

Edward B. Butler afirmou: “Certos homens têm entusiasmo por 30 minutos, outros por 30 dias, mas é o homem que tem entusiasmo por 30 anos que faz de sua vida um sucesso”.

A biografia de Paulo, o apóstolo da Bíblia, sugere alguém sempre entusiasmado. Veja a declaração dele: “Em nada tenho a minha vida por preciosa, desde que cumpra com alegria a minha carreira, e o ministério que recebi do Senhor Jesus, para dar testemunho do evangelho da graça de Deus” - Atos 20.24.

Entusiasme-se com você e com o que você faz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário