segunda-feira, 10 de maio de 2021

Série Família - Diversos - II



Máscara invisível

Em dois mil, quando participei de um congresso na Holanda, fiquei impressionado ao ver várias mulheres religiosas com o rosto todo coberto, ficando apenas uma janela retangular nos olhos. Tentei ser fotografado com uma, mas seu esposo não permitiu. Mas era uma questão religiosa!

Quem em sã consciência imaginaria que, em pleno século XXI, praticamente o mundo todo teria a máscara como instrumento de defesa! Pois é, estamos todos assim, mascarados!

Assim, hoje, todo lar tem várias máscaras que se revezam entre local de trabalho, encontros e ser lavada para reutilização. Interessante é que o fato pode ilustrar bem uma realidade: máscaras invisíveis. São as máscaras que ninguém vê, usadas pelos membros da família e que escondem uma realidade vivida.

A máscara contra o vírus protege. A máscara invisível desguarnece.

“... que vocês não tenham nenhuma falha ou mancha. Sejam filhos de Deus, vivendo sem nenhuma culpa no meio de pessoas más, que não querem saber de Deus. No meio delas vocês devem brilhar como as estrelas no céu” - Filipenses 2.15.

A máscara contra o vírus, use-a. A máscara invisível, descarte-a.

Dores na família

“Então Jó se levantou e, em sinal de tristeza, rasgou as suas roupas e rapou a cabeça. Depois ajoelhou-se, encostou o rosto no chão e adorou a Deus. Aí disse assim: Nasci nu, sem nada, e sem nada vou morrer. O Senhor deu, o Senhor tirou; louvado seja o seu nome!” - Jó 1.20-21.

Todas as famílias experimentam dores. Até mesmo famílias cristãs e totalmente comprometidas com Deus. Somos tendentes a julgar as dores das outras famílias como se fossem consequência de falhas. Esquecemo-nos que as mesmas dores podem alcançar a nossa.

Jó era totalmente íntegro. O testemunho não era de outro homem. O testemunho não era de uma instituição. O testemunho é do narrador do texto. O testemunho é afirmado pelo próprio Deus diante de Satanás. Mesmo assim, ele sofreu. E sofreu muito.

É muito difícil enfrentar as dores na família! Elas são de toda sorte - acidentes, enfermidades, traições, morte etc. Jó ensinou uma receita: humilhou-se, reafirmou sua fé em Deus, declarou o controle do Senhor e o adorou.

Quando surgirem as dores na família, chore, mas reafirme sua fé em Deus!

Este Café é uma homenagem ao amigo pr. Vanderlei Batista Marins e sua esposa Rita Marins que hoje se despedem de seu filho Éber Jônatas.

O livro da família

Billy Graham declarou: “Estude a Bíblia para ser sábio. Creia na Bíblia para ser salvo. Viva os preceitos da Bíblia para ser santo”.

Ao povo israelita, a orientação do Senhor era: “Guardem sempre no coração as leis que eu lhes estou dando hoje e não deixem de ensiná-las aos seus filhos. Repitam essas leis em casa e fora de casa, quando se deitarem e quando se levantarem. Amarrem essas leis nos braços e na testa, para não as esquecerem; e as escrevam nos batentes das portas das suas casas e nos seus portões”.

Muitos lares sofrem as danosas consequências porque desprezam a leitura da Bíblia. Mesmo com mais de oitenta anos, uma das últimas fotos de mamãe, revela-a com a Bíblia na mão. Ela amava a Bíblia. Ensinou-a aos filhos.

Hoje, apesar de todos os recursos tecnológicos, cada vez mais se lê menos a Bíblia. E sem leitura, não há prática. E sem prática, não há vitória.

O salmista “tinha prazer na lei do Senhor e nela meditava dia e noite” - Salmo 1.2.

Você sabia que com quinze minutos diários, você lerá folgadamente a Bíblia em apenas um ano? Quanto tempo você gasta nas redes sociais?

Ética na família - I

Quase todo mundo conhece aquela história do menininho que atende o telefone, quando não existia celular, vira-se para o pai e diz é para o senhor. O pai orienta-o a dizer que ele não está. O garotinho responde “papai mandou dizer que ele não está!”. Que constrangimento.

É muito triste constatar que muitos lares chamados cristãos apresentam ética muito distante dos padrões de Cristo. Filhos que percebem com clareza as atitudes dos pais em contrariedade ao que professam na Igreja. Normalmente, os resultados são horríveis e, quase sempre, alguns querem lançar a culpa sobre a Igreja, mas não são capazes de assumir, com arrependimento, seus erros. 

E a máxima “faça o que eu digo, mas não o que eu faço” não funciona, o exemplo tem muito mais poder. De autor desconhecido, pelo menos para mim, “a palavra convence, o exemplo arrasta”.

O profeta Zacarias, em seu livro, capítulo 8, verso 16, orienta: “São estas as coisas que vocês devem fazer: digam todos a verdade uns aos outros e decidam com justiça os casos nos tribunais a fim de que haja paz”.

Qual é o padrão de ética de sua casa?

Ética na família - II

Em Zacarias 8.17, lemos: “Porém não façam planos para prejudicar uns aos outros e não jurem falso, pois eu, o Senhor, odeio tudo isso”.

Após o Café de ontem, um pastor amigo meu, que trabalhou numa indústria farmacêutica, me contou um interessante fato. Com sua autorização, sem revelação de nomes, registro aqui:

Eu trabalhei num laboratório, muitos anos atrás e, além das amostras grátis, que eram embalagens reduzidas, havia embalagens originais com carimbo de amostra grátis. Era o mesmo frasco e tudo era igual as que eram vendidas nas farmácias. Um supervisor foi visitar a casa de um representante. O menininho foi atender.

O supervisor perguntou: "Seu pai está em casa?".

O menininho respondeu: "Ah, tá sim, ele está dando banho nas amostras!".

Meu amigo me ensinou: “Dar banho nas amostras era limpar o carimbo com cotonete embebido num produto parecido com éter para depois vender o produto como se fosse o produto de venda”.

Pais, a maior e mais influente escola da vida é a sua casa. Valorize o ensino, sobretudo o que vem com a força do exemplo.


Fosse indagado aos filhos, que nota eles dariam ao padrão de ética de sua casa?

Nenhum comentário:

Postar um comentário