sábado, 11 de janeiro de 2025

No deserto - I

Em Números 1:1-3, lemos: “O Senhor falou a Moisés na Tenda do Encontro, no deserto do Sinai, no primeiro dia do segundo mês do segundo ano, depois que os israelitas saíram do Egito. Ele disse: Façam um recenseamento de toda a comunidade de Israel, pelos seus clãs e famílias, alistando todos os homens, um a um, pelo nome. Você e Arão contarão todos os homens que possam servir no exército, de vinte anos para cima, organizados segundo as suas divisões”.

Números é um daqueles livros que apresentam para a leitura uma resistência logo de início. Também pudera. O nome do livro é inapropriado e só passou a ter essa nomenclatura a partir da Septuaginta, versão da Bíblia hebraica traduzida para o grego. Originalmente, seu nome era “No deserto”. Outro nome sugerido é “Ele falou”, referindo-se a Deus.

O livro de Números é riquíssimo e apresenta extraordinárias riquezas desfrutadas pelo povo de Israel. Há riquezas no deserto. Deus falou. E fala.

Figuradamente, deserto pode ser o desemprego, uma traição, a frieza no relacionamento, uma enfermidade grave. Que deserto você está enfrentando hoje?

Nenhum comentário:

Postar um comentário