sábado, 30 de novembro de 2019

Série Família - 30


A viagem é tão curta

Durante o mês de novembro, refleti sobre família! Que alegria saber que foi bênção para você!

Encerro a série com um texto que corre pelas redes.

Uma senhora, mal-humorada, sentou-se no metrô ao lado de uma jovem, batendo-lhe com suas numerosas sacolas. Uma pessoa ao lado ficou injuriada e perguntou à moça por que ela não reagiu!

Com um sorriso, respondeu: Não precisa ser grosseiro por algo tão insignificante, a jornada juntos é tão curta, desço na próxima parada!

A resposta merece ser escrita em letras douradas em toda parte: Não precisa ser grosseiro por algo tão insignificante, a jornada juntos é tão curta!

Pudéssemos perceber que a nossa passagem tem uma duração tão curta, por que escurecê-la com brigas, argumentos fúteis, não perdoando os outros, com ingratidão e atitudes ruins? Um grande desperdício de tempo e energia!

Alguém quebrou seu coração? Fique calmo, a viagem é tão curta.
Alguém lhe traiu, intimidou, enganou ou humilhou? Fique calmo, perdoe, a viagem é tão curta.
Qualquer sofrimento que alguém nos provoque, vamos lembrar que a nossa jornada juntos é tão curta.

Sejamos cheios de gratidão e doçura. A doçura é uma virtude nunca comparada ao caráter ou covardia, mas melhor comparada à grandeza.

Nossa jornada juntos aqui é muito curta e não pode ser revertida. Ninguém sabe a duração de sua jornada. Ninguém sabe se terá que descer na próxima parada.

Acalente e mantenha a doçura e amabilidade com os amigos e familiares! Mantenha-se calmo, respeitoso, gentil, grato e perdoe sempre.

Se eu te machuquei, peço perdão. E lembre-se: A viagem aqui é tão curta!

Curta sua família, a vida é tão curta!

sexta-feira, 29 de novembro de 2019

Série Família - 29


Minha família é a melhor

É muito comum as comparações entre famílias. E alguns concluem com tanta facilidade, fazendo juízo e atribuindo classificações que nem sempre refletem a realidade.

É possível que o problema exista também entre os próprios membros da família, tratando as outras como melhores que a sua. É um engano. Não existe família perfeita e todas enfrentam os mesmos problemas que a sua enfrenta. Não sei se era exatamente isso que Leon Tolstói queria combater ao afirmar: “Todas as famílias felizes se parecem, cada família infeliz é infeliz à sua maneira”.

Talvez fosse a razão de Madre Teresa de Calcutá declarar: “É fácil amar os que estão longe. Mas nem sempre é fácil amar os que vivem ao nosso lado”.

Toda família é bênção do Senhor sobre a terra. É a bênção prometida a Abraão: “E abençoarei os que te abençoarem, e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e em ti serão benditas todas as famílias da terra” - Gênesis 12.3.

Tenha sua família como o bem mais precioso que possui. Nada pode se comparar ao valor dela. Assuma a atitude: Minha família é a melhor!

Série Família - 28


Comunicação - Conclusão
           
Você tem mais controle da situação quando se cala do que quando fala. Lembra do provérbio que assegura que quem fala muito, erra muito? Então, falar menos é garantia de errar menos.

Mas, deve-se ter muito cuidado, pois uma caminhada longa em silêncio torna-se também um problema. A questão é saber a hora de ficar calado, a hora de falar, a forma usada no falar e, até mesmo, a combinação da forma e o tempo. É de Tiago, irmão do Senhor Jesus, a orientação: “Todo homem seja pronto para ouvir, tardio para falar e tardio para se irar” - Tiago 1.19.

A omissão é perniciosa. O confronto é saudável. A sabedoria está em descobrir qual o tempo bom e a melhor forma para que o confronto aconteça.

Não são poucas as vezes em que pais revelam não ter coragem de confrontar os filhos, pasmem, juniores e adolescentes. Muitos prejuízos tem sido causados na vida deles porque pais se omitem e não assumem o papel dado por Deus.         O mesmo ocorre entre os cônjuges que silenciam quando deveriam falar e falam quando deveriam silenciar-se.

"Como maçãs de ouro em salvas de prata, assim é a palavra dita a seu tempo" - Provérbios 25.11.       

quarta-feira, 27 de novembro de 2019

Série Família - 27

Comunicação - 1

Muitos problemas no seio da família seriam resolvidos e até evitados se uma comunicação eficiente fosse a realidade. Mas nem sempre é assim. Ainda que falando a mesma língua, conhecendo o vocabulário e utilizando os mesmos signos linguísticos, a verdade é que, em muitos lares, os familiares não se entendem. É uma verdadeira confusão.

É preciso que você entenda que comunicação não é o que você fala, mas o que o outro entende. Então, o contexto precisa ser considerado. E, obedecendo a esse princípio, muitas vezes, é melhor ficar calado, esperar o clima passar e, posteriormente, com muita sabedoria e elegância trabalhar a questão, objetivando resolver o conflito.

A Bíblia registra: “Tens visto um homem precipitado nas suas palavras? Maior esperança há num tolo do que nele” - Provérbios 29.20 e “A mulher sábia edifica a sua casa, mas a insensata derruba com suas próprias mãos” - Provérbios 14.1.

Lembre-se: muitos problemas no seio da família seriam resolvidos com uma comunicação eficiente. Aprenda a se comunicar.
Quem não se comunica, se trumbica!

terça-feira, 26 de novembro de 2019

Série Família - 26


Áreas perigosas - IV

A terceira área perigosa é o sexo. Criado por Deus para atender dois requisitos, na chamada dupla PP, calma, não é partido político é prazer e procriação, ao longo da existência humana tem se constituído num problema muito grande para a família.

Em alguns casos, o problema é “em demasia”. Noutros, escassez. Timidez para uns e afoiteza para outros. Puritanismo em alguns e perversão em outros.

A verdade é que o casal precisa desenvolver essa área sob risco de naufragar nas águas agitadas da sensualidade. Percebendo qualquer dificuldade, em oração e ajuda de profissionais, tudo se resolve.

A Bíblia orienta em I Coríntios 7.1-5:

Ora, quanto às coisas que me escrevestes, bom seria que o homem não tocasse em mulher” - acho que Paulo deu uma vacilada aqui, quem criou foi Deus.

“...cada um tenha a sua própria mulher, e cada uma tenha o seu próprio marido” - corretíssimo, monogamia.

“O marido pague à mulher a devida benevolência, e da mesma sorte a mulher ao marido. A mulher não tem poder sobre o seu próprio corpo, mas tem-no o marido; e também da mesma maneira o marido não tem poder sobre o seu próprio corpo, mas tem-no a mulher. Não vos priveis um ao outro, senão por consentimento mútuo por algum tempo, para vos aplicardes ao jejum e à oração; e depois ajuntai-vos outra vez, para que Satanás não vos tente pela vossa incontinência”.

Está enfrentando problema nessa área? Ore e peça ajuda!

segunda-feira, 25 de novembro de 2019

Série Família - 25

Áreas perigosas - III

Por que cristãos fiéis ao Senhor na entrega de dízimos e primícias ao Senhor passam por lutas financeiras e boa parte sofre com essa área? Não basta apenas fidelidade a Deus para vencer o desafio na área financeira.

Há princípios humanos que precisam ser observados.

Destaco alguns:

1º - Faça um planejamento financeiro para sua família. Caso tenha dificuldades para fazer, procure alguém de sua confiança e estude sobre isso.

2º - Cumpra fielmente o planejamento financeiro e só em último caso altere.

3º - Programe-se para poupar a longo prazo e oriente-se para aplicar o que está poupando.

4º - Prepare-se para surpresas na área como possível perda de emprego, abandono de clientes e mudanças no negócio em que está envolvido.

5º - Estude frequentemente a área em que está envolvida sua fonte de renda para não ser surpreendido.

6º - Procure agregar outras fontes de rendas, sem se matar no trabalho, não dependendo apenas de uma.

Lucas 14.28 registra: Pois qual de vós, querendo edificar uma torre, não se assenta primeiro a fazer as contas dos gastos, para ver se tem com que a acabar?”.
            
Quer vencer o desafio na área financeira em sua família? Aprenda os princípios que envolvem o dinheiro.

Série Família - 24

Áreas perigosas - II

A questão financeira constitui-se noutra perigosa área para a vida familiar. Desde as lutas com remunerações abaixo do que se deseja até a total falta de organização, há famílias que sofrem com este assunto.

Segundo uma pesquisa da Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac), 87% dos entrevistados usarão este ano o 13º para quitar dívidas - ano passado, esse percentual ficou em 86%.

Veja só que quadro desolador: um recurso que poderia ser usado para lazer no período de férias, algum tipo de pequeno investimento, reforma na moradia ou compra de algum bem para maior conforto, terá que ser empregado para quitação de dívidas, normalmente com juros extorsivos.

A Bíblia apresenta princípios que norteiam a família no uso correto dos recursos que chegam à família para o seu bem. E eles começam com fidelidade a Deus.

Êxodo 23.19 registra: “As primícias dos primeiros frutos da tua terra trarás à casa do Senhor teu Deus; não cozerás o cabrito no leite de sua mãe”.

Quer vencer o desafio na área financeira em sua família? Comece com sua fidelidade a Deus!

Série Família - 23



Áreas perigosas - I

Para os estudiosos, há três áreas muito perigosas no relacionamento familiar: filhos, finanças e sexo.

Sobre os filhos, a Bíblia diz: “Eis que os filhos são herança do Senhor, e o fruto do ventre o seu galardão. Como flechas na mão dum homem valente, assim são os filhos da mocidade. Feliz o homem que enche deles a sua aljava” - Salmo 127.3-5. Aljava é um tipo de bolsa ou estojo em que se guardam as flechas.

Destaque do texto: os filhos são herança do Senhor, são como flechas e feliz é o homem que tem muitos filhos.

Por que algo tão precioso da parte do Senhor se constitui numa área perigosa? Porque envolve relacionamento e entre pais e filhos é muito complexo.

Dicas se enfrenta problema: tenha humildade para pedir ajuda a profissionais e pais que são bem-sucedidos, procure seu filho e, sem cobrança, vá a uma casa de lanche ou restaurante, converse francamente e peça perdão, se for o caso, e refaça o que concluir que foi feito de maneira errada. Assuma sua autoridade sobre eles. Autoridade, não autoritarismo.

Hoje é aniversário de nossa filha Raquel, uma ovelhinha, e louvamos a Deus pela sua vida tão preciosa e tão comprometida com os nobres valores.

sexta-feira, 22 de novembro de 2019

Série Família - 22



Família Unida




A poesia “A Grande Família”, interpretada por Dudu Nobre é muito interessante.




Esta família é muito unida
E também muito ouriçada
Brigam por qualquer razão
Mas acabam pedindo perdão

Pirraça pai!
Pirraça mãe!
Pirraça filha!
Eu também sou da família
Eu também quero pirraçar

Catuca pai!
Catuca mãe!
Catuca filha!
Eu também sou da família
Também quero catucar

Que família, heim!!

Esta família é muito unida
E também muito ouriçada
Brigam por qualquer razão
Mas acabam pedindo perdão

Pirraça pai!
Pirraça mãe!
Pirraça filha!
Eu também sou da família
Eu também quero pirraçar

Catuca pai!
Catuca mãe!
Catuca filha!
Eu também sou da família
Também quero catucar

Êta família!

Uma tem medo de barata!
O outro tem medo de ladrão!
A filha só pensa no namorado!
Eh cumpadre, não fala
De boca cheia na mesa
            
Por que algumas famílias vivem em brigas e confusões o tempo todo e só experimentam um pouco de união no meio de uma tragédia ou perda de familiar? Por que não experimentar um clima de harmonia o tempo todo, sendo exceção pequenas confusões.

“Oh! Quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união” - Salmo 133.1. Este texto pode ser de sua família. Aproprie-se dele!

Lute por um ambiente de paz e harmonia em seu lar! Todos ganham!

quinta-feira, 21 de novembro de 2019

No meio da rua - Paródia


No meio da rua tem um buraco
Tem um buraco no meio da rua
Tem um buraco
No meio da rua tem um buraco

Nunca me esquecerei desse fenômeno lunático
Na vida de minhas retinas tão atiçadas
Nunca me esquecerei que no meio da rua
Tem um buraco
Tem um buraco no meio da rua
No meio da rua tem um buraco

Em Cabo Frio e São Pedro, não
No meio da rua tem vários buracos
Parece até tabuleiro de pirulito


Série Família - 21

Cuidar dos seus

Texto intrigante é o da 1ª carta de Paulo a Timóteo, capítulo 5, verso 8. Diz assim: “Mas, se alguém não tem cuidado dos seus, e principalmente dos da sua família, negou a fé, e é pior do que o infiel”. A NVI registra assim: “Se alguém não cuida de seus parentes, e especialmente dos de sua própria família, negou a fé e é pior que um descrente”. E a versão católica desse jeito: “Quem se descuida dos seus, e principalmente dos de sua própria família, é um renegado, pior que um infiel”.

Há muitos heróis na sociedade e fracassados dentro de casa. Na sociedade, são respeitados, aplaudidos e elogiados, com vários títulos, reconhecidos pelos grandes feitos aos outros. Mas, em casa, um ausente e descuidado.

Muitos problemas seriam evitados se o esposo cuidasse mais da esposa e esta daquele, se os pais cuidassem dos filhos e estes daqueles, se os irmãos se cuidassem mutuamente. Há inúmeros casos em que pessoas abandonam o lar por se sentirem como objetos e não como vidas que precisam de cuidados especiais.

Preocupado com isso, Paulo orienta ao jovem Timóteo: não basta cuidar dos outros e das outras coisas e descuidar-se dos que estão na sua família. Quem age assim é pior que um infiel. E tem mais: nega a fé! Neste caso, a fé não é um discurso, é uma prática com os de dentro de casa.

Série Família - 20


Oração da família

      Padre Zezinho escreveu uma poesia sobre família. É a “Oração da Família”. Beleza de texto. Leio para você.

Que nenhuma família comece em qualquer de repente.
Que nenhuma família termine por falta de amor.
Que o casal seja um para o outro de corpo e de mente.
E que nada no mundo separe um casal sonhador.

Que nenhuma família se abrigue debaixo da ponte.
Que ninguém interfira no lar e na vida dos dois.
Que ninguém os obrigue a viver sem nenhum horizonte.
Que eles vivam do ontem, no hoje em função de um depois.

Que a família comece e termine sabendo aonde vai.
E que o homem carregue nos ombros a graça de um pai.
Que a mulher seja um céu de ternura, aconchego e calor.
E que os filhos conheçam a força de onde brota o amor.
Que marido e mulher tenham força de amar sem medida.
Que ninguém vá dormir sem pedir ou dar seu perdão.
Que as crianças aprendam no colo o sentido da vida.
Que a família celebre a partilha do abraço e do pão.

Que marido e mulher não se traiam nem traiam seus filhos.
Que o ciúme não mate a certeza do amor entre os dois.
Que no seu firmamento a estrela que tem maior brilho.
Seja a firme esperança de um céu aqui mesmo e depois.

            Família, vale a pena investir nela. É o nosso maior patrimônio!


Série Família - 19


FAMÍLIA

O poema “Família” do respeitado e sensível poeta Pr. Noélio Duarte é a reflexão deste dia.

Família...
Todos temos,
Dela viemos.
Nela nascemos...
Então crescemos.

Para uns,
a família é só o pai,
para outros, só a mãe,
muitos só têm o avô...
Mas é família:
sinônimo de calor!

Tem família
que é completa,
repleta,
discreta,
seleta,
aberta...

Outra,
é engraçada,
atiçada,
afinada,
engrenada,
esforçada,
empenhada...

Mas tem família
complicada,
indelicada,
desajustada,
desacertada,
debilitada...

Família...
Família é assim:
lá não temos capa
- nada nos escapa!
Máscaras, como usar?

Não, não dá pra enganar!
Às vezes queremos fingir,
mas isto é apenas mentir...

E, é lá dentro de casa
que surge, cresce, aparece,
o lobo voraz,
o urso mordaz,
elefantes ferozes,
(com trombas e tudo)
leões velozes
com unhas e dentes
inclementes...

Família...
Família é lugar
onde convivem os diferentes:
um é risonho, outro tristonho;
um é exibido, outro inibido;
um é calado, outro exagerado;
um é cabeludo, outro testudo;
um é penteado, outro descabelado...

Família...
Família é assim:
nunca é possível contentar,
pois onde há diferenças,
haverá desavenças.
como a todos agradar?

Mas entre todos os valores
Cultivados entre nós
Há algo como uma voz
Muito enfática a dizer:
“Cultive a educação,
faça lazer, haja afeição;
dê carinho, tudo aos seus!
Mas o maior valor
- maior até que o amor -
é cultivar Deus!”.