sexta-feira, 29 de novembro de 2019

Série Família - 28


Comunicação - Conclusão
           
Você tem mais controle da situação quando se cala do que quando fala. Lembra do provérbio que assegura que quem fala muito, erra muito? Então, falar menos é garantia de errar menos.

Mas, deve-se ter muito cuidado, pois uma caminhada longa em silêncio torna-se também um problema. A questão é saber a hora de ficar calado, a hora de falar, a forma usada no falar e, até mesmo, a combinação da forma e o tempo. É de Tiago, irmão do Senhor Jesus, a orientação: “Todo homem seja pronto para ouvir, tardio para falar e tardio para se irar” - Tiago 1.19.

A omissão é perniciosa. O confronto é saudável. A sabedoria está em descobrir qual o tempo bom e a melhor forma para que o confronto aconteça.

Não são poucas as vezes em que pais revelam não ter coragem de confrontar os filhos, pasmem, juniores e adolescentes. Muitos prejuízos tem sido causados na vida deles porque pais se omitem e não assumem o papel dado por Deus.         O mesmo ocorre entre os cônjuges que silenciam quando deveriam falar e falam quando deveriam silenciar-se.

"Como maçãs de ouro em salvas de prata, assim é a palavra dita a seu tempo" - Provérbios 25.11.       

Nenhum comentário:

Postar um comentário