Cuidar dos seus
Texto intrigante é o da 1ª carta de Paulo a Timóteo, capítulo 5, verso 8. Diz assim: “Mas, se alguém não tem cuidado dos seus, e principalmente dos da sua família, negou a fé, e é pior do que o infiel”. A NVI registra assim: “Se alguém não cuida de seus parentes, e especialmente dos de sua própria família, negou a fé e é pior que um descrente”. E a versão católica desse jeito: “Quem se descuida dos seus, e principalmente dos de sua própria família, é um renegado, pior que um infiel”.
Há muitos heróis na sociedade e fracassados dentro de casa. Na sociedade, são respeitados, aplaudidos e elogiados, com vários títulos, reconhecidos pelos grandes feitos aos outros. Mas, em casa, um ausente e descuidado.
Muitos problemas seriam evitados se o esposo cuidasse mais da esposa e esta daquele, se os pais cuidassem dos filhos e estes daqueles, se os irmãos se cuidassem mutuamente. Há inúmeros casos em que pessoas abandonam o lar por se sentirem como objetos e não como vidas que precisam de cuidados especiais.
Preocupado com isso, Paulo orienta ao jovem Timóteo: não basta cuidar dos outros e das outras coisas e descuidar-se dos que estão na sua família. Quem age assim é pior que um infiel. E tem mais: nega a fé! Neste caso, a fé não é um discurso, é uma prática com os de dentro de casa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário