Confiança em Deus
O Salmo trinta e seis está organizado em três blocos. Caso você use uma versão impressa, verá no espaçamento entre os versos a divisão.
O primeiro bloco é do verso primeiro ao quarto e pode ser identificado como “a depravação humana”. O poema tem o seguinte início: “Há no coração do ímpio a voz da transgressão; não há temor de Deus diante de seus olhos”. O homem em sua essência é mau. Mesmo os considerados justos, que foram justificados em Cristo, carregam a maldade em seu interior.
O segundo bloco é do verso quinto ao nono e pode ser chamado de “a misericórdia divina”. No verso sete, o poeta exalta esse atributo divino: “Como é preciosa, ó Deus, a tua misericórdia! Por isso, os filhos dos homens se acolhem à sombra das tuas asas”.
“A confiança do servo” é o nome do terceiro bloco, que vai do verso dez ao doze”. O reconhecimento de sua depravação e a descoberta da misericórdia divina devem produzir no homem uma atitude de confiança plena em Deus, concluindo que a solução para a sua batalha está no poder de Deus!
Somos maus, Deus é bom, podemos confiar n’Ele!
Nenhum comentário:
Postar um comentário