Lembro-me com saudade do tempo de juventude, período em que trabalhei no comércio. Anualmente ou num tempo maior, a empresa interrompia suas atividades e informava: fechado para balanço. Um grande esforço era feito para registrar todo o estoque e avaliar como estava a situação da empresa, comparando seu ativo e passivo. Atividade do tempo em que a tecnologia não dominava como hoje e ter muito estoque era sinal de saúde financeira.
Embora a virada de ano seja apenas o movimento da terra em torno de si mesma, um dia, e em torno do sol, trezentos e sessenta e cinco dias, cinco horas e quarenta e oito minutos, é fato que, culturalmente, uma atitude mental favorece avaliações, como se fosse um balanço.
Dois dias nos separam da virada de ano. E é saudável que avaliemos: onde avancei, em que perdi tempo, como aproveitei as oportunidades e em que posso melhorar para um ano mais produtivo, sem esquecer a leitura mais necessária para quem assume ser de Cristo: que lugar Jesus ocupou neste ano em minha vida?
“Busque em primeiro lugar o reino de Deus e tudo será acrescentado” - Mateus 6.33.
Nenhum comentário:
Postar um comentário