sábado, 16 de dezembro de 2023

Vencendo as batalhas da vida

Vencendo as batalhas da vida - I

“No mundo, terão aflições, mas tenham bom ânimo, eu venci o mundo” - parte final de João 16.33.

Estas palavras de Jesus fazem parte de seus últimos momentos com os discípulos. Didaticamente falando, estava encerrando seu último sermão a eles e o conteúdo, em síntese, é: vocês não ficarão sozinhos, enviarei o Espírito Santo, que estará em vocês para sempre.

A parte inicial do verso registra assim: “Tenho lhes dito estas coisas para que em mim tenham paz”. 

É possível ter paz em Jesus no meio da tempestade. É possível ter equilíbrio em Jesus ao enfrentar uma turbulência. É possível ter direção em Jesus na experiência de um mundo desgovernado. É possível descansar em Jesus num mundo agitado e impiedoso. É possível ter segurança em Jesus no epicentro do terremoto da insegurança.

É possível permanecer firme na fé mesmo que a vida apresente muitas batalhas que nos amedrontam e nos fazem sentir inseguros.

É possível prosseguir no ideal de servir a Deus, cuja ação se desdobra em ver a necessidade do próximo e cuidar dele.

As aflições permitidas por Deus em nossa vida não significam sinal de fraqueza, mas, sobretudo, da grandeza de Deus, que cuida de nós.


Vencendo as batalhas da vida - II

Há quem pense que o relacionamento com Deus é senha para se livrar das aflições deste mundo. É um engano.

Noé passou por aflições. E que aflição foi o dilúvio.

Abraão enfrentou batalhas. E que batalha foi caminhar com Isaque para o sacrifício.

José experimentou violentas turbulências. E que turbulência foi sua venda pelos irmãos para uma terra estranha e a injustiça da mulher de Potifar.

Moisés conviveu com as lutas ao retirar o povo do Egito. E que luta foi enfrentar Faraó.

Josué confirmou o que experimentara Moisés ao ver a batalha da inclinação do povo à desobediência. E que batalha foi assumir que ele e sua casa tomariam rumos diferentes.

Neemias foi aos prantos ao perceber a destruição de seu povo. E que tristeza experimentou ao descobrir que os inimigos não estão muito longe de nós.

“No mundo, terão aflições, mas tenham bom ânimo, eu venci o mundo” - parte final de João 16.33. Lembre-se de uma coisa: Você não é a única pessoa a enfrentar batalhas. Permaneça firme, Deus cuida de você no meio da batalha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário