Introdução:
O texto é Atos 17.16-34. O contexto é a segunda viagem missionária de Paulo. Ele chega a Atenas, a capital intelectual do mundo da época. Atenas que tinha em sua história homens como Sócrates, Platão e Aristóteles, agora recebe o evangelista Paulo.
Que aprendizado recebemos! Aprenda também com o evangelista Paulo.
1º - Qual é o objeto de nossa revolta? Com que nos revoltamos? Verso 16: “Enquanto Paulo os esperava em Atenas, o seu espírito se revoltava em face da idolatria dominante na cidade”.
2º - Aproveitar todas as oportunidades. Verso 17: “Por isso, dissertava na sinagoga entre os judeus e os gentios piedosos; também na praça, todos os dias, entre os que se encontravam ali”.
3º - Saíram da praça (ágora) e foram para o centro cultural, político, acadêmico, o Areópago. Verso 19: “Então, tomando-o consigo, o levaram ao Areópago...”. O evangelista não distingue grupos sociais, testemunha na praça, no templo, nos centros culturais, onde Deus abrir portas.
4º - Os ouvintes curiosos. Versos 19 e 20: “Poderemos saber que nova doutrina é essa que ensinas? Posto que nos trazes aos ouvidos coisas estranhas, queremos saber o que vem a ser isso”. Os curiosos atenienses, principalmente os que desejavam filosofar, provocam Paulo.
5º - A doutrina pregada por Paulo. Leia os versos 22 a 31. Eles queriam saber que doutrina era aquela? O nome da doutrina que Paulo ensinava tem um nome: Jesus. O foco é na mensagem central do evangelho. Paulo tem foco e não se desvia de sua missão, anunciar a salvação em Cristo.
Conclusão:
Três tipos de ouvintes:
1º - Os escarnecedores/zombadores - Verso 32a: “Quando ouviram falar de ressurreição de mortos, uns escarneceram”.
2º - Os postergadores / os que deixam para depois - Verso 32b: “...outros disseram: A respeito disso te ouviremos noutra ocasião”.
3º - Os credores / os que dão crédito, acreditam - Verso 34: “Houve, porém, alguns homens que se agregaram a ele e creram; entre eles estava Dionísio, o areopagita, uma mulher chamada Dâmaris e, com eles, outros mais”.
É no grupo 3 que você deve focar. Pelos outros, orar.
Três perguntas para você:
1ª - Você já experimentou a alegria de ganhar uma pessoa para Jesus?
2ª - Em seus relacionamentos, há pessoas que ainda estão sem Cristo?
3ª - Você assume o compromisso de ganhar uma alma para Jesus?
Nenhum comentário:
Postar um comentário