Perseguido, mas não derrotado
O título do Salmo 129, na versão Nova Almeida Atualizada, é: “Perseguido, mas não derrotado”. Os títulos não fazem parte do texto original assim como os capítulos e versículos. Estes, depois de algumas investidas, foram finalizados em 1555 por Estienne, que publicou toda a Bíblia com a divisão em capítulos e versículos. Os títulos não se tem ideia e cada versão apresenta nome diferente. Mas isso não interessa agora.
Perseguido, mas não derrotado. Ao ler diversos salmos sem o devido cuidado, pode-se concluir que os autores enfrentavam o transtorno mental de mania de perseguição. O delírio persecutório cria uma realidade mental em que o afetado acredita que um inimigo lhe causará mal e, sem prova alguma, desenvolve o medo e cria situações complicadas. É preciso tratamento com profissional específico.
Mas não era o caso dos poetas salmódicos. Havia clara e dirigida perseguição aos que optavam por servir ao único Deus. Por optar por uma conduta ética, você se sente perseguido? Não tenha medo. Como afirma o poeta, “o Senhor é justo, cortou as cordas dos ímpios” - Salmo 129.4.
Nenhum comentário:
Postar um comentário