O estado de desânimo de Elias o abateu consideravelmente. Mesmo alimentado e encorajado pelo Senhor a caminhar, pois o caminho seria longo, o corajoso profeta agora se esconde na caverna.
Mais uma vez o Senhor vai ao seu encontro para socorrer: “E ali entrou numa caverna e passou ali a noite; e eis que a palavra do Senhor veio a ele, e lhe disse: Que fazes aqui Elias?” - I Reis 18.9. Diante da voz terna do Senhor, Elias revela o sentimento que o derrotava: “só eu fiquei”. Reação muito comum quando se enfrenta um problema é a de concluir que todos se negam a permanecer fieis, ficando apenas ela como guardadora fiel dos compromissos com o Senhor.
Por duas vezes, Deus pergunta a Elias “que fazes aqui?”. E nas duas respostas, a mesma conclusão: todos te abandonaram, só eu fiquei. Em outras palavras: eu sou o único fiel.
Sentir-se sozinho é uma conclusão equivocada. Primeiro, porque Deus sempre estará presente. Segundo, porque sempre haverá pessoas que se empenharão em se fazer presente. Para o solitário, sempre haverá um solidário.
Ao sentir-se sozinho ou sozinha, lembre-se: Deus estará com você na caverna. Não despreze a solidão da caverna, pois isso se constituirá em grande bênção.
Nenhum comentário:
Postar um comentário