quinta-feira, 5 de novembro de 2020

Café com Cristo - A bênção da caverna - I

"E Elias entrou numa caverna e passou ali a noite; e eis que a palavra do Senhor veio a ele, e lhe disse: Que fazes aqui Elias?” - I Reis 19.9.

Assim que impôs humilhante derrota aos profetas de Baal, o profeta Elias recebeu ameaçadora mensagem de Jezabel: “Assim me façam os deuses, e outro tanto, se amanhã a estas horas não puser a tua vida como a de um deles” - I Reis 19.2.

Jezabel era esposa de Acabe, o maldoso rei de Israel. Ela o influenciou aos cultos pagãos e ele tornou-se um terror. Elias que acabara de experimentar grande e corajosa vitória, agora está com medo e procura-se esconder na caverna.

Recolher-se na caverna não é pecado, nem sinal de fraqueza. É revelação da humanidade. Todos experimentam o seu período de caverna. O problema é quando, 1º, a caverna sinaliza medo do que pode ocorrer e, 2º, o tempo recolhido na caverna se estende muito.

Não tenha medo da caverna quando ela sinalizar um momento a sós, um período de reflexão, um tempo de avaliação, um reoxigenar da alma.

Valorize a caverna como símbolo de encontro consigo mesmo, de aproximação do divino, de renúncia da agitação em favor do silêncio. Aproveite esse tempo para se abastecer com quem pode renovar as forças e dar novo sentido à vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário