domingo, 31 de janeiro de 2021

Escada do Sucesso - Conclusão



Com a subida da escada concluída, desafio você a descê-la pausadamente, refletindo em cada degrau, na ordem decrescente.

Vamos descer juntos?

Eternidade, Futuro, Descanso, Perseverança, Gratidão, Tempo, Humildade, Entusiasmo, Louvor, Visão, Família, Estudo, Alimentação, Decepção, Satisfação, Ensino, Criatividade, Obstáculos, Trabalho, Finanças, Sonhos, Domínio, Erro. Senhorio, Alegria, Companhia, Voto, Confissão, Prioridade, Confiança.

Descer é, aparentemente, mais fácil. Descer uma escada é mais prejudicial para os joelhos do que subir. É verdade que subir força mais o coração, mas, também, é descendo que se leva mais tombo. Por isso, o cuidado maior com os idosos.

Certo dia, em grande aflição, Jacó dormiu na estrada em sua aventura, fugindo de Esaú. Gênesis 28.12-13 registra: “Então Jacó sonhou e viu uma escada que ia da terra até o céu, e os anjos de Deus subiam e desciam por ela. O Senhor Deus estava ao lado dele e disse: Eu sou o Senhor, o Deus do seu avô Abraão e o Deus de Isaque, o seu pai”.

Você não consegue subir a escada sozinho. Deus provê anjos para ajudar e estará ao seu lado para encorajar.

sábado, 30 de janeiro de 2021

Escada do Sucesso - XXX

Chegamos ao topo da escada. E eternidade é o último degrau. Prepare-se para a eternidade, você viverá nela.

É muito intrigante perceber que todas as religiões apresentam a possibilidade de vida após nossa existência aqui. É verdade que há divergências sobre como isso será, mas há concordância que não se acaba aqui.

A proposta cristã é que se passará a eternidade no céu ou no inferno. No conhecido sermão profético de Jesus, encontra-se: “Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo. Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos” - Mt 25.34, 41.

Robson Rodovalho aconselhou: “Não construa o que pode ser apagado pelo tempo, construa para a eternidade”.

Ao povo de Israel, o profeta Amós alertou: “Portanto, assim te farei, ó Israel! E porque isso te farei, prepara-te, ó Israel, para te encontrares com o teu Deus” - Amós 4.12.

Você está preparado para a eternidade?

sexta-feira, 29 de janeiro de 2021

Escada do Sucesso - XXIX

“O futuro é algo que cada um alcança a um ritmo de sessenta minutos por hora, haja o que houver, seja quem for” - C. S. Lewis. Pode ser lido assim: “O futuro é algo que cada um alcança a um ritmo de sessenta segundos por minuto, haja o que houver, seja quem for”.

Futuro é o vigésimo nono degrau. Planeje o futuro, há grande possibilidade de vivê-lo.

De autor desconhecido, temos: “Qualquer que tenha sido seu passado, você tem um futuro imaculado”.

Planejar o futuro não significa deixar de viver o presente. É muito comum o equívoco de desejar viver no passado ou infantilmente trabalhar pelo futuro e deixar de viver o tempo atual. É como se você recebesse um presente e o deixasse de lado para se envolver com outras questões.

É de Victor Hugo o ensino: “O futuro tem muitos nomes. Para os incapazes o inalcançável; para os medrosos, o desconhecido; para os valentes; a oportunidade”.

O futuro, que tanta inquietação apresenta, pode ser prazeroso. Como testemunhou o poeta, “porque Ele vive, posso crer no amanhã, porque Ele vive, temor não há, pois eu bem sei que é d’Ele o meu futuro”.

quinta-feira, 28 de janeiro de 2021

Escada do Sucesso - XXVIII

É hora de descansar, afinal ninguém é de ferro. Descanso é o degrau de hoje. Descanse o físico e a alma.

Certamente, Deus não estava cansado, pois “Ele não se cansa nem se fatiga”. Mas Ele descansou e orientou: “Seis dias se trabalhará, porém o sétimo dia é o sábado do descanso, santo ao Senhor; qualquer que no dia do sábado fizer algum trabalho, certamente morrerá” - Êxodo 31.15.

É importante o tempo de descanso, período em que se renova as energias, reoxigena a mente para mais uma etapa que vem pela frente. Um provérbio iugoslavo é bem educativo: “Um bom descanso é metade do trabalho”.

Muito cuidado para que o descanso não seja um disfarce para a desistência. Clarice Lispector alertou: “Nunca sei se quero descansar porque estou realmente cansada, ou se quero descansar para desistir”.

Em sua caminhada terrena, o Deus Encarnado, Jesus Cristo, descansou várias vezes e indicou o melhor de todos os descansos: “Tomem sobre vocês o meu jugo, e aprendam de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrarão descanso para as suas almas” - Mateus 11.29.

quarta-feira, 27 de janeiro de 2021

Escada do Sucesso - XXVII

O vigésimo sétimo degrau é identificado como Perseverança. Persevere caminhando, ainda que seja doloroso.

No Salmo 40.1, lemos: “Esperei com paciência no Senhor, ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor”. A ideia de perseverança aqui e em muitos textos da Bíblia é de perseverança. Inclusive, a tradução mais próxima do texto em hebraico é: “Esperei esperando no Senhor”, com a ideia de ênfase na perseverança.

L. J. Actis provocou: “Quer ser alguém? Quer valer algo? Forje uma vontade de aço, incontrastável, que não queira ceder nem diante dos vagalhões dos contratempos, nem diante das carícias dos elogios”.

Ao desistir, corre-se o risco de descobrir que o final do desafio estava logo à frente e um pouco mais de esforço seria suficiente para alcançar a vitória. Retomar tudo é muito mais doloroso.

Aos Hebreus, o escritor apelou: “Portanto nós também, pois que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo o embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com perseverança a carreira que nos está proposta”.

terça-feira, 26 de janeiro de 2021

Escada do Sucesso - XXVI



Já subimos quase toda a escada, faltam poucos degraus e o vigésimo sexto é gratidão. Agradeça em todas as circunstâncias.

Em I Tessalonicenses 5.18, lemos: “Em tudo deem graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para com vocês”.

A gratidão é como um pudim de leite condensado depois de uma suculenta refeição. Além de agradar ao paladar, provoca um prazer interior que envolve todo o corpo. Tente lembrar a reação das pessoas ao contemplarem esse prato assentado na mesa.

Ser grato é pavimentar a estrada da felicidade. Albert Clarke declarou: “Nas nossas vidas diárias, devemos ver que não é a felicidade que nos faz agradecidos, mas a gratidão é que nos faz felizes”.

Em minha experiência pastoral, tenho percebido que sofrem menos com as tribulações da vida aqueles e aquelas que são gratos.

Preste atenção: você tem muito mais motivos para agradecer do que para lamentar.

Um exercício prático para você: pare um pouquinho, se não der agora, não deixe passar de hoje, e aliste dez motivos de gratidão e agradeça a Deus. Ah, e agradeça às pessoas também.

segunda-feira, 25 de janeiro de 2021

Escada do Sucesso - XXV



E chegamos ao vigésimo quinto degrau da escada, seu nome é tempo. Aproveite bem o tempo que você tem.

Em Efésios 5.16, lemos: “Os dias em que vivemos são maus; por isso aproveitem bem todas as oportunidades que vocês têm”.

Colossenses 4.5 orienta: “Andai com sabedoria para com os que estão de fora, remindo o tempo”.

O tempo é um bem que, uma vez desperdiçado, nunca mais volta. A famosa frase “time is money”, tempo é dinheiro, é atribuída, originalmente, a Benjamim Franklin, que teria dito: “remember that time is money”. Ousaria acrescentar: “time is more than money”, tempo é mais do que dinheiro.

O tempo é uma abstração com efeito prático impressionante. Negligência no uso dele é suicídio em todos os sentidos. Então, não deixe para amanhã o que você precisa fazer hoje. Por outro lado, equilibre tudo, não faça hoje o que você pode fazer amanhã. Aproveitar o tempo não significa ser tresloucado em realizar.

Lembre-se: “Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu” - Eclesiastes 3.1.

Então, “enquanto temos tempo, façamos bem a todos” - Gálatas 6.10.

domingo, 24 de janeiro de 2021

Escada do Sucesso - XXIV

O degrau número vinte e quatro tem o nome humildade. Seja humilde em todas as circunstâncias.

A primeira bem-aventurança de Jesus no famoso Sermão do Monte é exatamente sobre a humildade: “Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus” - Mateus 5.3.

Uma grande tentação que ronda a todos é perder a humildade quando a circunstância favorece com alguma vitória ou prosperidade. Na verdade, a arrogância foi revelada, a humildade foi mascarada no tempo da dificuldade.

Ensinando aos cristãos do primeiro século, o apóstolo Pedro foi muito claro: “Humilhai-vos debaixo da potente mão de Deus, para que a seu tempo vos exalte” - I Pedro 5.8.

Tiago, irmão de Jesus, orientou: “Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós” - Tiago 4.7.

De Santo Agostinho, temos: “Quanto mais o homem se humilha, mais Deus se acerca, descendo até ele. Posto que o homem caiu por orgulho, (Deus) recorreu à humildade para o curar”.

Não espere uma aflição para aprender sobre a humildade, faça dela um estilo de vida.

sábado, 23 de janeiro de 2021

Escada do Sucesso - XXIII

Entusiasmo é o nome do degrau número vinte e três. Entusiasme-se com o que você faz.

Você já percebeu que há uma grande diferença entre uma pessoa e outra ao desempenharem alguma função? Conhece alguém que cumpre sua obrigação de maneira fria? E alguém que realiza com empenho, com alegria, com galhardia? Pois é, a diferença está na presença e ausência de entusiasmo.

Em Atos 20.24, Paulo é bem categórico: “Em nada tenho a minha vida por preciosa, desde que cumpra com alegria a minha carreira, e o ministério que recebi do Senhor Jesus, para dar testemunho do evangelho da graça de Deus”. É da lavra de Paulo uma carta da prisão cujo tema central é alegria, a carta aos Filipenses.

No tempo de juventude, com a prática do futebol, tive um amigo que era um cracaço, jogava com elegância, raramente, muito raramente, errava um passe. Mas faltava-lhe entusiasmo. Outros jogadores menos competentes o superavam.

Etimologicamente, entusiasmo vem do Latim entusiasmos e significa em Deus, ou inspiração divina, alguns sugerem, estar em êxtase. Independentemente do que você faz, faça com entusiasmo. Vale a pena!

sexta-feira, 22 de janeiro de 2021

Escada do Sucesso - XXII

“Louvarei ao Senhor em todo o tempo; o seu louvor estará continuamente na minha boca” - Salmo 34.1.

O vigésimo segundo degrau é LOUVOR. Louve ao Senhor permanentemente e com todo o seu ser.

Há muita gente que pensa que louvor é cantar. Embora cantar possa ser louvor, não é apenas isso. Louvor é uma atitude de elogiar uma pessoa. É falar bem de uma pessoa. Em relação a Deus, significa falar bem d’Ele e de seus atos ou permitidos por Ele, independentemente se nos agradam ou não.

Veja que declaração lindo no Salmo 71.6: “Por ti tenho sido sustentado desde o ventre; tu és aquele que me tiraste das entranhas de minha mãe; o meu louvor será para ti constantemente”.

Também é importante ressaltar o falar bem das pessoas, nossa tendência é falar mal. Quando elogiamos ou falamos bem das pessoas estamos louvando. Um exercício para você agora: gaste uns minutinhos falando bem de Deus e das pessoas. Você verá que a escada ficará mais leve.

“Louvarei ao Senhor durante a minha vida; cantarei louvores ao meu Deus enquanto eu viver” - Salmo 146.2.

quinta-feira, 21 de janeiro de 2021

Escada do Sucesso - XXI

O degrau vinte e um é visão. Tenha a visão correta das situações na vida.

Um provérbio japonês assegura que “ao erguermos a vista, não vemos fronteiras”

É muito comum encontrarmos os queixosos da falta de recursos e de material humano para empreenderem grandes projetos. É sabido que essa possibilidade existe, mas, via de regra, a visão vem em primeiro lugar. A experiência dos que empreenderam grandes desafios sem recursos garantidos é muito grande.

Por outro lado, a visão não anula o planejamento. O degrau é visão, não é ficção. E visão passa também pela cosmovisão daqueles que se lançam às realizações de projetos abençoadores.

De autor desconhecido, temos: “Quanto mais você se esforça para alcançar as estrelas, mais se afasta da lama”.

Desenvolve mais habilidade no futebol o atleta que, em vez de fincar os olhos no gramado, joga de cabeça erguida, sua leitura de todo o campo é muito melhor.

Naquele famoso encontro de Jesus com a mulher samaritana, Jesus orientou aos discípulos: “Levantem os olhos e vejam os campos que já estão brancos para a colheita” - João 4.35.

quarta-feira, 20 de janeiro de 2021

Escada do Sucesso - XX



Está cansado? Chegamos ao vigésimo degrau. Um dos mais relaxantes e atende pelo nome FAMÍLIA. Construa o seu lar com os princípios divinos e nobres.

Victor Hugo, romancista francês, asseverou: “Toda a doutrina social que visa destruir a família é má, e para mais inaplicável. Quando se decompõe uma sociedade, o que se acha como resíduo final não é o indivíduo, mas, sim, a família”.

A família é o maior bem que uma pessoa pode conquistar. Perdem-se todos os bens, mas permanecendo a família, nenhum prejuízo. Conquistam-se todos os bens, mas destruída a família, grande prejuízo.

Para Léon Tolstoi, “As famílias felizes parecem-se todas; as famílias infelizes são infelizes cada uma à sua maneira”. E para Martinho Lutero, “A família é a fonte de prosperidade e da desgraça dos povos”.

Como ensina o Salmo 127.1 - Se o Senhor não edificar a família, em vão trabalham os que edificam -, sua família só encontrará sentido com a presença de Deus.

Este Café é uma homenagem à nossa família, hoje, eu e Ilcimar completamos 31 anos de casados. Somos muito felizes!

terça-feira, 19 de janeiro de 2021

Escada do Sucesso - XIX

O décimo nono degrau é ESTUDO. Estude todo o tempo que tiver e tudo que puder.

Normalmente se confunde estudar com matricular-se num curso. Nem todos podem estar num curso regular, nem por isso precisam deixar de estudar. Lembro-me bem do tempo em que estudar além das séries iniciais era privilégio dos que viviam nas grandes cidades. Mesmo assim era comum encontrar nas cidades interioranas homens muito cultos. Utilizavam-se dos programas radiofônicos, de literatura que chegava com muito custo.

Para Sócrates, “o homem para ser completo tem que estudar, trabalhar e lutar”. E um provérbio árabe declara: “Há cinco degraus para se alcançar a sabedoria: calar, ouvir, lembrar, sair, estudar”.

O estudo é a vida do espírito. O estudo é o vencedor do vício. O estudo é o alimento dos moços e a consolação dos idosos.

Paulo orientou a Timóteo: “Persiste em ler”. Ler é viver! Ler é viajar! Ler é libertar-se! Ler é crescer!

Quer experimentar maior leveza ao subir a escada? Estude, estude, estude!

segunda-feira, 18 de janeiro de 2021

Escada do Sucesso - XVIII

Alimentação é o nome do degrau dezoito. Alimente-se bem e corretamente.

Um ditado popular sinaliza a seriedade do assunto: “O peixe morre pela boca”. No Brasil, como em várias partes do mundo, há duas distorções: um grupo que come muito e bem e outro que nada tem para comer.

Cláudia Raia declarou certa vez: “Quando vou à churrascaria, quase saio pendurada no espeto”.

Com raras exceções, a grande maioria que recorre às dietas para manter peso poderia resolver grande parte do problema com alimentação saudável e em quantidade suficiente.

Dois princípios devem ser observados em relação à alimentação: 1º - a moderação. Jean Anthelme Brillat-Savarin ensina que “o prazer da comida é o único que, desfrutado com moderação, não acaba por cansar”. 2º - O desperdício. Por que jogar no lixo quando se tem quem precisa de alimento? Inclusive, muitos vão às lixeiras em busca de resto para se alimentarem.

A Bíblia é sábia e ensina: “Comei de tudo”. Atente bem: Comei de tudo, não tudo!

Quer sucesso na vida? Cuidado com a alimentação!

domingo, 17 de janeiro de 2021

Escada do Sucesso - XVII



Iniciando, um pensamento de Dalai Lama: “É engraçado como depositamos tanta confiança e tanto sentimento nas pessoas. Em pessoas que achávamos conhecer, mas, que no fim, só mostraram ser iguais a todos. E por esperar demais, sonhar demais, criar expectativas demais, sempre acabamos nos decepcionando e nos machucando cada vez mais”.

Subimos um pouco acima da metade da escada. É o degrau dezessete, “Decepção”. Reaja com sabedoria diante das decepções na vida.

Bob Marley foi cirúrgico: “Talvez as pessoas não me decepcionem. Talvez o problema seja eu, que espero muito delas”.

Encerrando sua carreira, Paulo revelou algumas decepções. Uma delas está em II Timóteo 4.9,10: “Procura vir ter comigo depressa, porque Demas me desamparou, amando o presente século, e foi para Tessalônica...”.

Todos somos decepcionados e decepcionamos também. Que fazer?

1º - Lutar para não decepcionar as pessoas.

2º - Compreender que ninguém é perfeito, apenas Deus nunca decepciona.

3º - Perdoar aos que decepcionaram.

4º - Prosseguir independentemente das decepções, elas ensinam a ser melhor.

sábado, 16 de janeiro de 2021

Escada do Sucesso - XVI



O degrau número dezesseis atende pelo nome “Satisfação”. Sinta-se satisfeito com o que você tem.

O apóstolo Paulo, apesar de lutas e muitas aflições, testemunhava de sua plena satisfação. Preste atenção no que ele diz: “Bastante tenho recebido, e tenho abundância. Cheio estou, depois que recebi de Epafrodito o que vocês me enviaram, como cheiro de suavidade e sacrifício agradável e aprazível a Deus” - I Timóteo 4.11. “Tendo, porém, sustento, e com que nos cobrirmos, estejamos com isso contentes” - I Timóteo 6.8.

Para Oscar Wilde, “há duas tragédias na vida: uma a de não satisfazermos os nossos desejos, a outra a de os satisfazermos”. Na verdade, o que nos move e motiva perde o sentido quando alcançamos.

Entretanto, há uma forma nobre de resolver a questão, conforme ensina Taniguchi: “Não há satisfação maior do que aquela que sentimos quando proporcionamos alegria aos outros”. Agora, o que nos move e motiva ganha mais sentido quando alcançamos também para o semelhante.


Não há satisfação egoísta, ela é sempre solidária. Pense nisso!

sexta-feira, 15 de janeiro de 2021

Escada do Sucesso - XV



“Persiste em ler, exortar e ensinar, até que eu vá” - I Timóteo 4.13.

O degrau número 15 é ENSINO. Ensine a outras pessoas o que você aprende. É engano pensar que perde quem ensina o que sabe. É exatamente o contrário, pois quanto mais se ensina, mais se sabe. Como afirma Joseph Joubert, “Ensinar é aprender duas vezes”.

Um pensamento, cuja autoria desconheço, afirma: “A instrução é, para o rico, um ornamento e, para o pobre, uma riqueza”.

Para John Henry Newman, “As pessoas influenciam-nos, as vozes comovem-nos, os livros convencem-nos, os feitos entusiasmam-nos”.

O apóstolo Paulo, além de investir no discipulado, orientava seus discípulos a fazerem o mesmo. Em I Timóteo 4.11 orienta o jovem Timóteo: “Manda estas coisas e ensina-as”. Ainda em II Timóteo 2.2 orienta: “E o que de mim, entre muitas testemunhas, ouviste, confia-o a homens fiéis, que sejam idôneos para também ensinarem os outros”.

Quer um conselho: não retenha para você o que sabe! Sabe fazer crochê ou qualquer outra arte? Procure crianças e adultos e ensine. Fará bem a você e a eles.


quinta-feira, 14 de janeiro de 2021

Escada do Sucesso - XIV



O décimo quarto degrau atende pelo nome Criatividade. Crie novas formas de fazer as coisas.

Um comercial da TIM sentenciava: “...e toda banda larga será inútil se a mente for estreita!”.

Pablo Picasso defendia que a criatividade é marca da vida infantil que pode ser perdida na vida adulta. É dele a frase: “Todas as crianças são artistas. O problema é como permanecer um artista quando crescemos”.

A criatividade não está ligada ao ineditismo na criação. “Não há nada novo debaixo do sol” apregoa o pregador no Eclesiastes. Ela está relacionada à capacidade de fazer de maneira diferente o que a maioria simplesmente repete.

O que há de positivo na criatividade é a motivação que envolve a pessoa ao perceber que ela é capaz de acrescentar algo novo ao que é conhecido de todos. Outro fator positivo é que a pessoa criativa experimenta prazer em compartilhar suas descobertas, despindo-se de arrogância e egoísmo.

Ser criativo não é privilégio apenas de quem executa projetos importantes. Varrer um chão, lavar as louças e ser um servente de pedreiros podem ser executados de maneira diferente, buscando maior produtividade e beleza no resultado final.

quarta-feira, 13 de janeiro de 2021

Escada do Sucesso - XIII



“Obstáculos são aqueles perigos que você vê quando tira os olhos de seu objetivo” - Henry Ford.

O décimo terceiro degrau tem o nome de obstáculos. Ultrapasse os obstáculos que aparecerem na caminhada.

Albert Einstein ensinou: “Dificuldades e obstáculos são fontes valiosas de saúde e força para qualquer sociedade”.

Atente para quatro ensinos sobre os obstáculos:

1º - Qualquer pessoa que planeja algo para sua vida há de enfrentar obstáculos. Não existe conquista sem batalha e, quase sempre, batalha árdua.

2º - Obstáculos existem para serem superados. Não adianta ficar lamentando, é entrar na luta e superar.

3º - Enfrente os obstáculos, não os maximize nem os minimize. Antes de olhar para os obstáculos, olhe para o poder de Deus e sua capacitação.

4º - Um obstáculo vencido é um trampolim para outro desafio. Para alcançar desafios maiores, é preciso vencer os menores.

Provérbios 24.10 é muito claro: “Se você vacila no dia da dificuldade, como será limitada a sua força!”.

Quer alcançar sucesso? Supere os obstáculos.

terça-feira, 12 de janeiro de 2021

Escada do Sucesso - XII


O décimo segundo degrau atende pelo nome Trabalho. Trabalhe para não dar trabalho aos outros é a afirmação.

Ainda que, humoradamente, é comum encontrarmos os que desejam saber quem inventou o trabalho para acertar as contas com ele. Embora acredite que você não pense assim, aqui está a resposta: Deus criou o trabalho.

O trabalho foi criado por Deus para o sustento digno do homem e sua família. O trabalho não apareceu depois do pecado, antes o homem recebeu ordens de Deus para trabalhar. Jesus deu exemplo ao afirmar “meu pai trabalha até agora e eu trabalho também” - João 5.17.

Você deve se preparar para enfrentar os desafios do mercado de trabalho. Cada dia mais se exige qualificação para exercer funções. Você deve trabalhar enquanto é dia; a noite vem quando ninguém pode mais trabalhar. Trabalhe enquanto tem vigor para descansar no tempo da velhice.

John Ruskin destacou o bem do trabalho: “A maior recompensa do nosso trabalho não é o que nos pagam por ele, mas aquilo em que ele nos transforma”.

De Camilo C. Branco, temos: “Os dias prósperos não vêm por acaso; são granjeados, como as searas, com muita fadiga e com muitos intervalos de desalento”. 

segunda-feira, 11 de janeiro de 2021

Escada do Sucesso - XI



O degrau onze da escada atende pelo nome Finanças. A afirmação é: Equilibre e administre bem suas finanças.

O assunto finanças é um dos mais sérios quando se pensa em sucesso. Até porque, para muitos, sucesso é ter muito dinheiro, ser rico. E o sucesso que estamos sugerindo na série não atende, necessariamente, a esse requisito. Salomão afirma em Provérbios 13.7 que “há quem se faça pobre, sendo rico, e quem se faça rico, sendo pobre”. Assim sendo, há pobre rico e há rico pobre.

Um mito muito presente é que tem problema financeiro quem ganha pouco. Já vi gente ganhando pouco, vivendo bem e já vi gente ganhando muito, vivendo muito mal. Isso em termos financeiros.

Quatro princípios que você deve observar na área financeira.

1º - Você deve ganhar mais do que gasta ou gastar menos do que ganha.

2º - Você deve fugir de fiança ou estabelecer princípios para ser fiador.

3º - Você deve planejar a longo prazo.

4º - Você deve poupar para o futuro.

Quer experimentar sucesso? Preste atenção no degrau onze: administre bem suas finanças.

domingo, 10 de janeiro de 2021

Escada do Sucesso - X



Sonhos é o nome do décimo degrau. Sonhe grandes projetos para sua vida.

Há quem afirme que “somos do tamanho de nossos sonhos”. Também se acredita que “no dia em que a pessoa deixar de sonhar, ela deixa de viver”. Os dois conceitos encontram respaldo na vida prática. Encontramos pessoas que, apesar de grande potencial e capacidade, praticamente nada realizam e outras que se definham pouco a pouco por sonharem pequeno ou não sonharem.

Um problema muito comum sobre os sonhos é a realidade dos sonhos egoístas. É um desastre os sonhos cujo conteúdo giram apenas em torno do sonhador. E, normalmente, a concretização desses sonhos passa por grandes tensões e traumas, pois o que gera verdadeira alegria é o bem da coletividade.

Martin Luther King Jr. assumia: “Sonho com o dia em que a justiça correrá como água e a retidão como um caudaloso rio”.

Você tem sonhos para sua vida? Seus sonhos incluem o bem para as pessoas ao seu redor, além de seus parentes? Sonhe, sonhe sonhos nobres e coletivos. Produzir vida na vida do próximo não tem preço. O maior beneficiado somos nós!

 


sábado, 9 de janeiro de 2021

Escada do Sucesso - IX


Ao pisar no nono degrau você identifica seu nome: Domínio. A declaração que o acompanha é: “Submeta-se ao domínio do Espírito Santo”.

Gálatas 5.16-18 orienta: “Andem em Espírito, e não cumprirão os desejos da carne. Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes opõem-se um ao outro, para que não façam o que querem. Mas, se são guiados pelo Espírito, não estão debaixo da lei”.

A caminhada cristã revela uma constante luta entre fazer a vontade pessoal e a vontade de Deus. Todos os dias, nos relacionamentos e nas decisões que precisam ser tomadas, uma batalha se instalará. Somos tentados a emitir uma palavra ríspida quando nos ofendem. Podemos decidir por uma palavra branda. Aparece a tentação de agir desonestamente. Temos a oportunidade de mesmo, com prejuízo, agir com honestidade.

A crise se acentua porque ora acertamos e praticamos o bem, ora agimos como os mais insensíveis do mundo. É o relacionamento com o Espírito Santo que nos levará ao domínio dele em nossa vida.


Não desista quando fracassar, continue se entregando ao domínio do Espírito Santo.

Escada do Sucesso - VIII

O nome do oitavo degrau é: Erro. Assuma e não transfira os seus erros.

Erro aqui é diferente de pecado. Tem o sentido de equívocos que não apresentem maldade em sua execução.

Acontece que, mesmo não havendo má intenção, as consequências virão e, algumas, são muito cruéis. Veja um exemplo: um trabalhador comete erros na administração de suas finanças domésticas, a família sofrerá as consequências, mesmo não tendo maldade na ação. Em Gálatas 6.7, lemos: “Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará”. A lei da semeadura é implacável.

Esteja atento a fato tão comum quando se erra, a transferência. Quando pecou, Adão logo se justificou diante de Deus: “A mulher que me deste por companheira, ela me deu da árvore, e comi”. Por sua vez, Eva também apresentou sua tese: “A serpente me enganou, e eu comi”.

Quando Arão construiu o bezerro de ouro e foi confrontado, respondeu: “Não se acenda a ira do meu senhor; tu sabes que este povo é inclinado ao mal; eles pediram um deus que vá adiante de nós; Pedi: Quem tem ouro, arranque-o; e deram-mo, e lancei-o no fogo, e saiu este bezerro” - Êxodo 32.22-24.

Que subir a escada do sucesso: Assuma seus erros!

quinta-feira, 7 de janeiro de 2021

Escada do Sucesso - VII

No sétimo degrau está escrito: “Senhorio”. Aceite o senhorio de Jesus na sua vida.

A submissão às autoridades cada dia mais perde seu valor. Não são raras as experiências de desobediência à ordem e total desrespeito aos que comandam. É fato o mau exemplo de muitas autoridades, mas nem isso autoriza o desrespeito ao comando.

No contexto espiritual, ainda que não haja tal separação, a vida é uma só, o relacionamento com Deus contempla essa realidade. Jesus deu orientações claras: “Se alguém quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome a sua cruz, e siga-me” - Marcos 8.34.

O conceito da relação servo x senhor foi bem entendido pelo apóstolo Paulo no início de sua caminhada com Cristo. Atos 9.6 registra: “E Paulo, tremendo e atônito, disse: Senhor, que queres que eu faça? E disse-lhe o Senhor: Levanta-te, e entra na cidade, e lá te será dito o que te convém fazer” - Atos 9.6.

Paulo, que era uma autoridade na esfera político-militar, entendeu perfeitamente que, agora, tinha outro senhor. E foi encaminhado para ser orientado por um anônimo Ananias.

Assuma que Jesus é o Senhor de sua vida!

quarta-feira, 6 de janeiro de 2021

Escada do Sucesso - VI


Alegria é o sexto degrau da escada do sucesso. A convocação é: seja um propagador da alegria por onde passar.

A alegria é a marca das pessoas que estão bem com Deus, consigo mesmas e com os semelhantes. Perceba a relação: estar bem com Deus, estar bem com ela mesma e estar bem com o próximo. A inversão da ordem fatalmente culmina em duas estradas: diminuição da alegria ou domínio da tristeza.

Para o povo judeu a orientação no Salmo 100 é bem clara: “Celebrai com júbilo ao Senhor, todas as terras. Servi ao Senhor com alegria; e entrai diante dele com canto”. Preste atenção na ênfase: servir ao Senhor com alegria! Não é tão somente servir, é servir com alegria!

Alegria e saúde caminham de mãos dadas conforme a declaração de Provérbios 15.13: “O coração alegre aformoseia o rosto, mas pela dor do coração o espírito se abate”.

Deixe-me prevenir sobre algo: alegria não significa, necessariamente, sorrir. Alegria é uma atitude interna, produzida pelo Espírito Santo, que é capaz de fazer uma pessoa totalmente motivada a ser instrumento de graça na vida do semelhante.

terça-feira, 5 de janeiro de 2021

Escada do Sucesso - V


O quinto degrau da Escada do Sucesso é: Companhia. Escolha a dedo suas companhias.

O conselho do Salmo primeiro no primeiro versículo é uma preciosidade: “Bem-aventurado quem não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores”. A expressão bem-aventurado significa “feliz”.

Não se trata de preconceito, mas de conceitos bem definidos. Infelizmente, há pessoas que decidem seguir o que não presta e o que mais elas querem, com raríssimas exceções, é que outros também façam o mesmo. Daí o sábio conselho. E preste atenção numa progressão muito natural: quem anda, para. Quem para, assenta-se.

Após alistar uma série de condutas erradas dos homens, o apóstolo Paulo conclui em tom de conselho: “Portanto, não sejam seus companheiros” - Efésios 5.7.

E do sábio Salomão, temos: “Não esteja entre os beberrões de vinho, nem entre os comilões de carne” - Provérbios 23.20.


A companhia não deve ser preferida ou preterida por razões egoístas ou interesseiras, mas pelo caráter e desejo de cumprir uma missão com dignidade.

segunda-feira, 4 de janeiro de 2021

Escada do Sucesso - IV



Voto é o nome do quarto degrau. Cumpra os votos prometidos ao Senhor.

É muito comum na passagem de um ano para o outro a prática de novos votos em relação a Deus, à vida cristã, à família e por aí vai. Primeiros dias de janeiro, empolgação altíssima. Final de janeiro, alta. Fevereiro, empolgação média. Março, baixa. E daqui a pouco, tudo foi esquecido.

É também comum em momentos de intensa aflição a declaração de novas atitudes e, passada a tempestade, em pouco tempo, tudo é esquecido. Confirma o provérbio de origem desconhecida para mim: “Decisão tomada em tempestade tende a ser esquecida no tempo da bonança”.

Em Eclesiastes 5.4-5, lemos: “Quando a Deus fizeres algum voto, não tardes em cumpri-lo; porque não se agrada de tolos; o que votares, paga-o. Melhor é que não votes do que votares e não cumprires”.

Imagino que Deus não esteja com sua infinita memória ram controlando votos não cumpridos para aplicar um castigo. Mas, também imagino, que a própria pessoa reaja tão mal e sua autoestima fique tão abalada por não cumprir o que sinceramente desejava.


Que testemunho em Provérbios 7.14: “Sacrifícios pacíficos tenho comigo; hoje paguei os meus votos”.

domingo, 3 de janeiro de 2021

Escada do Sucesso - III

Confissão é o nome do terceiro degrau. Confesse seus pecados ao Senhor é a afirmação a ser destacada.

Provérbios 28.13 ensina: “O que encobre as suas transgressões nunca prosperará, mas o que as confessa e deixa, alcançará misericórdia”.

Ao cometer um erro, tem-se a tendência de assumir algumas atitudes:

1ª - Esconder-se. Foi o que fizeram Adão e Eva. Por medo das consequências, agiram assim.

2ª - Negar ou encobrir. O caminho aparentemente mais agradável é encobrir o pecado.

3ª - Racionalizar. A tentativa de encontrar razões é uma temeridade.

4ª - Projetar. Lançar sobre outros a culpa do próprio erro. É comum ouvir: eu errei porque alguém fez isso comigo.

5ª - Confessar. A atitude correta e terapêutica.

A garantia de perdão e purificação é dada pelo Senhor: “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça” - I João 1.9. A palavra para confessar neste verso é “omologéo” e um dos sentidos é concordar com a declaração de outrem. O pecador concordando com a confrontação do Senhor.


Quer subir o terceiro degrau da escada do sucesso? Confesse seus pecados ao Senhor.

sábado, 2 de janeiro de 2021

Escada do Sucesso - II



O segundo degrau da escada chama-se Prioridade. E a declaração sustentadora é: Busque em primeiro lugar o reino de Deus e a sua justiça.

A ideia de prioridade aqui vai além do estabelecimento de uma ordem de ação. É uma atitude que sinaliza real interesse por princípios nobres ou uma causa de alcance na vida das pessoas. A prioridade não visa a alcançar a quem a assume, mas a atitude em favor do semelhante.

Mateus 6:33 orienta: “Mas, busquem primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas lhes serão acrescentadas”. A versão Linguagem de Hoje assim registra: “Portanto, ponham em primeiro lugar na sua vida o Reino de Deus e aquilo que Deus quer, e ele lhes dará todas essas coisas”.

Tudo indica que o apóstolo Paulo entendeu bem a questão quando escreveu: “Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim” - Gálatas 2.20.

Priorizar não é agir para receber alguma vantagem, mas obedecer a Cristo para que outros sejam alcançados com justiça.

sexta-feira, 1 de janeiro de 2021

Escada do Sucesso - I


Todos querem ter sucesso! Nem todos querem se esforçar muito para consegui-lo! Os preletores motivacionais apresentam uma máxima bem interessante: o único lugar em que sucesso vem antes de trabalho é no dicionário. E é verdade!

Imagine uma escada do sucesso. Ela tem 30 degraus. Vamos subir essa escada?

O nome do primeiro degrau é CONFIANÇA. E a declaração que o norteia é: Confie no Senhor de todo o seu coração! O texto bíblico para o momento é: “Confia no Senhor de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento” - Provérbios 3.5. Tem ainda o Salmo 40.4: “Bem-aventurado o homem que põe no Senhor a sua confiança, e que não respeita os soberbos nem os que se desviam para a mentira”.

Embora a confiança em si mesmo seja uma arma poderosa para alcançar sucesso, não experimentará êxito se a confiança depositada em Deus for desprezada. Não se vai muito longe confiando em si mesmo e nos outros, por mais competentes, fiéis e honestos que sejam. A imperfeição é característica do ser humano e, ao não considerar isso, a decepção será muito grande.

Confie no Senhor de todo o seu coração!

***********************

Você pode receber este texto em áudio pelo Whatsapp!

Envie uma mensagem para

22 - 992252268