Ynteligência aqui é grafada com a letra “Y”, agredindo a norma culta da língua. Você já deve ter ouvido o comentário: fulano é muito inteligente! A pessoa, na verdade, desejava exaltar o conhecimento que a outra apresentava em alguma área ou a sua escolaridade.
Conhecimento, sabedoria e inteligência são experiências bem distintas. Conhecimento se relaciona com os livros, a escola ou até com a prática da vida. Sabedoria se adquire com o divino, com o tempo e com os mais experientes. Inteligência está relacionada à capacidade para resolver problemas novos com o conhecimento adquirido. Daí a realidade de encontrar casos de pessoas cultas, mas não inteligentes.
Sigmund Freud defendia que “a inteligência é o único meio que possuímos para dominar os nossos instintos”.
Stephen William Hawking, físico e cosmólogo britânico, ensinava que “a inteligência é a capacidade de se adaptar à mudança”.
Para o judeu, “o topo da inteligência é alcançar a humildade”.
Deus é inteligente e deseja oferecê-la ao homem: “A esses quatro jovens Deus deu sabedoria e inteligência para conhecerem todos os aspectos da cultura e da ciência. E Daniel, além disso, sabia interpretar todo tipo de visões e sonhos” - Daniel 1.17.
Nenhum comentário:
Postar um comentário