quarta-feira, 26 de fevereiro de 2025

Alfabeto da Vida Saudável - Zelo

O vocábulo zelo tem origem no grego zélos e significa interesse, desvelo, diligência, afeição íntima. Em alguns casos, o zelo também pode ser um sinônimo de ciúme sadio, um ato de amor.

Na mitologia grega, “Zelos” é o deus da rivalidade, da grandeza e do entusiasmo, já que ele e seus irmãos estão ligados à guerra, é o furor da guerra.

A Bíblia apresenta Deus como Deus zeloso, pleno de zelo. Sua aplicação deve ser entendida como cheio de cuidado e interesse pelo homem em suas demandas.

Em Zacarias 1.14, lemos: “E o anjo me disse: Proclame: Assim diz o Senhor dos Exércitos: Eu tenho sido muito zeloso com Jerusalém e Sião”.

O zelo que Deus tem por nós deve gerar o zelo que devemos ter com as pessoas próximas, começando pela família, alcançando a Igreja, os amigos de trabalho e todos os que se aproximam de nós. Zelar pelo outro é projetar o cuidado de Deus por nós! Ao apresentar crianças, sempre destaco: “Todos nós somos responsáveis pela criação dela!”. É lógico que aos pais impõe-se maior exigência.

Valorize o zelo de Deus e zele pelo próximo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário