sábado, 15 de fevereiro de 2025

Pr. Joélcio Rodrigues Barreto está nos braços do Pai

Dois meses antes do mundo explodir numa sangrenta guerra, nascia em 20 de junho de 1939 o menino Joélcio Rodrigues Barreto no lar de um dos mais proeminentes cristãos, conhecido como Pr. Barreto. E apesar do nascimento acontecer numa realidade fervente e agitada, a ternura foi a vestimenta preparada pela graça para vestir o menino que se tornaria um ícone para sua geração.

Depois de completar os estudos fundamentais e renunciar a carreira acadêmica, foi indicado para o Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil, ordenado ao ministério e seguiu os passos de seu pai, o Pr. João Barreto da Silva, também pastor e diretor do Colégio Batista Fluminense. Sua vida foi marcada pela continuidade de uma tradição familiar de serviço à igreja.

Com inteligência privilegiada e determinação disciplinar, dedicou-se com afinco aos estudos, alcançando os graus de Mestre em Educação Religiosa e Divindadae na instituição de ensino Southwestern Baptist Theological Seminary, nos Estados Unidos da América. Tinha formação em Psicologia, Letras e Literatura de Língua Portuguesa.

Dentre os ministérios exercidos, destacam-se na Igreja Batista de Copacabana no Rio de Janeiro, Segunda Igreja Batista de Campos, Igreja Batista da Liberdade em São Paulo, Primeira Igreja Batista de Travessão em Campos e Primeira Igreja Batista do Parque São Caetano em Campos e Terceira Igreja Batista de Campos, ministério mais longo de sua caminhada ministerial. 

Sua visão de reino o levou a atuar nos veículos de comunicação

Foi Superintendente de Educação Religiosa na antiga JUERP, tempo em que a instituição viveu sem tempo de ouro com serviços relevantes prestados à denominação batista e outras evangélicas.

Nos registros históricos da operosa Igreja Batista da Liberdade em São Paulo, lê-se: "Em relação à obra missionária, é interessante que, apesar dos recursos da igreja estarem concentrados na conclusão do templo, mais uma frente missionária foi aberta em Cerquilho, São Paulo, no dia 30 de abril de 1980. A Igreja da Liberdade foi muito abençoada com o Pr. Joélcio Barreto. Uma de suas grandes ênfases foi investir em Educação Cristã". 

Como pesquisador, viajou para vários países aprimorando 
conhecimento para aplicar no ministério

Após um período de enfermidade, em 14 de fevereiro de 2025, descansou nos braços do Pai. Em nota, a filha Priscila registrou: "Papai queria muito partir, já há algum tempo ele não estava bem, problemas com a prótese na perna, diabetes. Estamos em paz, muito tristes, mas com o coração grato pela linda trajetória dele, um homem de Deus, um servo fiel".

A celebração de despedida aconteceu no templo da Terceira Igreja Batista de Campos um dia depois, foi dirigida pelo Pr. Éber Silva e o Ministro de Música Francisco Carlos Delgado Gomes. Dezenas de pastores estiveram presentes e vários outros justificaram sua ausência por compromisso que impedia. O sobrinho Pr. João Marcos Barreto Soares, Diretor Executivo da Junta de Missões Mundiais, foi o pregador e, tendo como base Jeremias 35, relacionou a vida do tio aos recabitas. O templo estava repleto. Os filhos Israel e Felipe testemunharam de forma emocionante no culto sobre o cuidado do pai com a família. 

Em nota oficial, a Convenção Batista Fluminense destacou: "É com profundo pesar que comunicamos o falecimento do Pr. Joélcio Rodrigues Barreto, um líder exemplar e dedicado servidor do Reino de Deus. Sua partida deixa um vazio em nossos corações, mas também um legado de fé e serviço que continuará a inspirar gerações. Neste momento de luto, rogamos a Deus que conforte o coração de seus familiares, amigos e de toda a comunidade batista. Que a memória do Pr. Joélcio nos inspire a seguir seu exemplo de fé, dedicação e amor ao próximo".

A Convenção Batista Brasileira registrou também em nota: "É com profundo pesar que a Convenção Batista Brasileira comunica o falecimento do Pr. Joélcio Barreto, neste dia 14 de fevereiro, aos 85 anos de idade. Ele foi um dedicado servo do Senhor, com uma trajetória marcante em nossa denominação. Ele teve um papel significativo na Junta de Educação Religiosa e Publicações da CBB, onde foi Superintendente de Educação Religiosa, contribuindo para o desenvolvimento da formação cristã no Brasil. Sua atuação também se estendeu ao campo educacional como diretor do Colégio Batista de Campos. A Convenção Batista Brasileira expressa sua gratidão pela vida e ministério do pastor Joélcio Barreto. Que a paz de Cristo, que excede todo entendimento, esteja com todos".

Em encontro com o rei Pelé e Rildo testemunhou 
a respeito do Rei dos reis

A celebração foi encerrada com hinos entoados pelo irmão Samuel Hudson, idealizador e criador do Grupo Hággios, grupo cuja geração foi no tempo de ministério na Segunda Igreja Batista de Campos e que teve seu nome sugerido pelo Pr. Joélcio.

Em seu testemunho, o filho Israel destacou que aprendeu com ele o que é estar seguro nos braços do pai, após uma dramática experiência num barco numa pescaria no mar.

Sua vida e exemplo sugerem um nome composto: Joélcio Ternura Rodrigues Barreto.

Visão do encerramento do culto de despedida
na Terceira Igreja Batista de Campos


Nenhum comentário:

Postar um comentário