domingo, 31 de outubro de 2010

Para se viver mais e melhor

1-Comer a metade.
2-Andar o dobro.
3-E rir o triplo.

SE A NOSSA AGENDA FALASSE, E FALA

Nosso projeto de vida está em nossa agenda.
E nossa agenda não mente.
Se queremos ser pessoas de oração, mas se nossa agenda denuncia que passamos muito tempo diante da televisão, então nosso projeto de vida não é orar.
Se dizemos que amamos o trabalho comunitário, mas se em nossa agenda não há espaço concreto para ações voluntárias, não apreciamos de fato servir ao próximo.
Se garganteamos que a família é a nossa prioridade, mas ela não preenche largas linhas da agenda do nosso dia, a família não está em primeiro lugar para nós.
Nossa agenda embala o nosso tesouro, porque onde está o nosso tesouro está o nosso coração (Lucas 12.34).
Que tal começarmos por uma olhada honestamente crítica em nossa própria agenda?

Desejo-lhe um BOM DIA.
Israel Belo de Azevedo

Evangélica completa cem anos e ainda ensina na EBD*


         Completar cem anos é privilégio para poucos. E isso aconteceu com a irmã Rosinda Freitas, membro da Primeira Igreja Batista de Bom Jesus do Itabapoana.
         Irmã de vida cristã exemplar, até hoje leciona na Escola Bíblica Dominical, tornando-se, possivelmente, dentre os batistas, caso único, merecendo destaque e homenagem especial.
         Um culto especial aconteceu em Pirapetinga, distrito de Bom Jesus do Itabapoana, onde viveu a Dona Rosinda. No culto, esteve presente uma caravana que saiu de Cabo Frio na 5º feira véspera do feriado de 02 de abril e só retornou no domingo, 05 de abril, à noite. O culto iniciou-se com o cântico do hino 411 do Cantor Cristão e a leitura bíblica de Eclesiastes 12.1-7. No culto, também foi apresentado o Sr. Salvador, contemporâneo da dona Rosinda que hoje está com 103 anos.
         O Pr. Hudson Galdino, pastor da 2º Igreja Batista de Cabo Frio, esteve presente e orando a Deus pela vida desses anciãos. Esteve presente também o Grupo Renascer, da Igreja local, cantando o hino Fiel Senhor. A Irmã Marciane de Cabo Frio esposa do neto da irmã Rosinda, Marcos Freitas, esteve presente cantando o hino Menina dos Olhos Teus. Em nome da M.C.A de Rio das Ostras foi feita uma homenagem com uma rica palavra de incentivo a irmã aniversariante e o Quarteto da 5º Igreja Batista de Bom Jesus  do Itabapoana  cantando “Nunca jamais te esquecerei”.
         O irmão Oswaldo Freitas, diácono da Segunda Igreja Batista de Cabo Frio, leu o histórico de vida de sua mãe, ressaltando sua coragem e temor a Deus.
         A mensagem foi entregue pelo Pr. Isaque Pimentel, líder espiritual da 1ª Igreja Batista de Bom Jesus Itabapoana. Leu Hebreus 1.8 e destacou que o texto "falava de heróis e heroínas da Fé, como a irmã Rosinda Freitas, serva obediente que deixou tudo para servir ao Senhor. O testemunho dela ultrapassou fronteiras. Sua descendência está nas igrejas de Itaperuna, Bom Jesus, Arraial do Cabo e Cabo Frio. A esperança dessa irmã ultrapassa nossa visão. A esperança dela é celestial. As promessas de Deus se cumprem na vida dela. Abraão esteve na expectativa da pátria celestial. Ele foi leal em toda e qualquer situação. Dona Rosinda, como Abraão, também é leal ao Senhor. Todas as vezes que tem oportunidade, testemunha sua fé. Deus nos tem abençoado pela sua vida de fé, pelo seu testemunho, pela sua vida de oração. Esse testemunho se estendeu por todo o Brasil, através da Revista Visão Missionária. A irmã pode ser posta na Galeria da Fé de Hebreus 11".

Foto: A centenária com seu filho Osvaldo Freitas e sua nora

*Matéria escrita por uma das netas

sábado, 30 de outubro de 2010

É amanhã


Você tem 24 horas para decidir sobre quem governará o país nos próximos quatro anos.
Sugerimos algumas reflexões:
1ª - Os dois candidatos são Serra e Dilma, não Fernando Henrique e Lula;
2ª - Deus não tem candidatos, o voto é responsabilidade sua e minha;
3ª - O que aconteceu no passado pode nortear, mas não garante que o futuro será do mesmo jeito. Vote pensando no futuro, não olhando para o passado;
4ª - Dê o seu voto, não o voto do pastor, do padre, do bispo, do arcebispo, do papa, do apóstolo ou de quem quer que seja;
5ª - Ore para votar, mas assuma o compromisso de ser um cidadão brasileiro cumpridor/a de seus deveres;
6ª - Ao votar, não pergunte “o que o meu país pode fazer por mim, mas o que eu posso fazer pelo meu país”.

Bom exercício de cidadania!  

PARA NÃO CHORAR DEPOIS

Quem disse que crente não deve fazer política? Tirado das águas da miséria, Moisés fora levado ao palácio do Egito pela própria rainha. Recebeu a melhor educação da época e se revelou estadista de primeira. Moisés é exemplo de que alguém pode fazer política sem resvalar para a politicalha. Fez escola, inspirando Josué, Samuel, Davi, Neemias...
Moisés era “ficha limpa”.

Na pirâmide do poder persa, Daniel aproximava-se do topo. Mas não aceitava suborno, rejeitava conchavo, fiel ao povo, ao rei e a Deus. Seu gabinete devia ser arejado, transparente, limpo (Dn 6.10). Todo dia, ajoelhava-se perante o Senhor, pedindo soluções para as pendências de sua pasta.
Daniel era “ficha limpa”.

Ester, “moça esbelta e formosa” (Et 2.7), era bela não só por fora; bela na alma também. Mesmo íntima do poder, ela não se deixava prender pelo polvo da corrupção que a cercava (Et 1.8-15). O palácio não a impediu de continuar servindo a Deus (Et 4.15,16). Sua coragem (8.3-6) a credencia como heroína do seu povo.
Ester era “ficha limpa”.

No Novo Testamento, temos alguém a quem a tradição chama Índicus. Etíope, ministro da economia, ele voltou para casa um novo homem (At 8.39). Seus assessores devam ter cochichado entre si: “O que aconteceu com o ministro? Está diferente”.

Em política, como tudo o mais na vida, é preciso evitar o pecado das generalizações. Se um, dois, dez ou cem políticos não prestam, não quer dizer que todos não prestam. Como na fé, é preciso separar o trigo do joio, mistura encontrada, aliás, em todos os campos da existência.

Na democracia, mesmo os políticos desonestos foram eleitos pelo povo. Ou seja, o desonesto foi escolhido e, portanto, a culpa é também de quem o escolheu. Portanto, o segredo é escolher bem, antes. Para não chorar depois.

Que o Senhor ilumine você a escolher bem os seus candidatos!

Pr. João Soares da Fonseca
Pastor da Primeira Igreja Batista do Rio de Janeiro

Um pouco de Quintana

DA FELICIDADE
Quantas vezes a gente,em busca da ventura,
Procede tal e qual o avozinho infeliz:
Em vão,por toda parte,os óculos procura
Tendo-os na ponta do nariz!

DOS MILAGRES
O milagre não é dar vida ao corpo extinto,
Ou luz ao cego, ou eloqüência ao mudo...
Nem mudar água pura em vinho tinto...
Milagre é acreditarem nisso tudo!

Da Perfeição da Vida
Por que prender a vida em conceitos e normas?
O Belo e o Feio... O Bom e o Mau... Dor e Prazer...
Tudo, afinal, são formas
E não degraus do Ser!

INSCRIÇÃO PARA UMA LAREIRA
A vida é um incêndio: nela
dançamos, salamandras mágicas
Que importa restarem cinzas
se a chama foi bela e alta?
Em meio aos toros que desabam,
cantemos a canção das chamas!

Cantemos a canção da vida,
na própria luz consumida...
Do bem e do mal
Todos tem seu encanto: os santos e os corruptos.
Não há coisa na vida inteiramente má.
Tu dizes que a verdade produz frutos...
Já viste as flores que a mentira dá?

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

E o Fluzão continua líder

         
        Mesmo que o Cruzeiro vença o jogo contra o Prudente no sábado, em função do saldo de gols, o Fluminense continua líder.
         Duas atitudes de Conca no jogo de ontem contra o Grêmio devem ser exaltadas: 1ª - fazer dois gols (o Fluminense estava bem desfalcado e ele foi decisivo); 2ª - creditar a Washington o mérito do segundo gol. A bola não entraria, mas, como verdadeiro craque, Conca fez questão de gesticular, “não é meu, é dele”. E apontava para o artilheiro que não marca há nove 10 jogos. 
         Conca deu um exemplo: não se deve abandonar um companheiro quando ele estiver mal.
         Valeu Conca, mais uma semana de liderança! Faltam seis rodadas!
         Vamos Fluzão, vamos ganhar, vamos gritar campeão!

Um coração missionário e o cuscus de tapioca

          Na última vez que o Grupo Logos esteve em nosso templo ainda é lembrada por todos. Inclusive as músicas, o testemunho e as atitudes não serão esquecidos. E dentre as coisas inesquecíveis, está o sermão do pr. Paulo César. É o título desta pastoral, com base em Atos 17.15-34.
          Eis um resumo do sermão

1. Um coração missionário aproveita as oportunidades.
2. Um coração missionário é incomodado com o erro que escraviza o homem, se revolta quando vê o engano onde o povo está sendo levado.
3. Um coração missionário arranja o que fazer.
4. Um coração missionário traz uma mensagem amorosa, mas contundente.
5. Um coração missionário conduz o homem a conhecer o sentimento de Deus.
         
No ponto 3 (Um coração missionário arranja o que fazer), falou sobre sua experiência numa igreja. Enquanto caminhava, sentiu um cheiro no seu avantajado nariz e foi procurar. Encontrou, num lugar, um tabuleiro com cuscus de tapioca. Perguntou: “Que é isso?”. “Cuscus missionário”, respondeu a irmã. Ele mandou embrulhar tudo. Acrescentou: “Coração missionário faz cuscus missionário, pastel missionário, bolinho missionário...”. Eu acrescento: “Vende pudim missionário, sorvete missionário, picolé missionário, lava-jato missionário, porquinho missionário, espada (peixe) missionária, bazar missionário...”.
          Paulo César ainda apelou: “Se você sentir que não tem exercido um coração missionário, não é hora de perguntar: será que sou convertido mesmo?”, “Peça que Ele encha a sua alma e torne-se um missionário!”.
          Nesta semana, fui abordado por alguns irmãos sobre a nossa campanha. A irmã Lídia me disse: “Preciso saber como está a distribuição porque quero fazer um bolo especial para a festa missionário”. Que lindo!
Duas palavras finais:
1. Louvamos a Deus pelos corações missionários de nossa Igreja. Quantos irmãos e irmãs que não medem esforços para glorificar a Deus através da obra missionária!
2. Não há desculpa. Quem desejar ter um coração missionário, terá. Nenhuma dificuldade será empecilho para desanimar o coração missionário.
          Só restam-nos duas perguntas: 1ª. Você tem um coração missionário? 2ª. Você quer ter um coração missionário?
          Deus te abençoe!

Cabo Frio é destaque nacional mais uma vez na revista Viagem e Turismo

Recheada de belezas naturais de tirar o fôlego e pontos turísticos que atraem cada vez mais visitantes, a cidade de Cabo Frio recebeu um merecido destaque na revista nacional “Viagem e Turismo”, este mês nas bancas. Na reportagem, com direito a chamada na capa, Cabo Frio, junto com Arraial do Cabo, é citada como uma cidade com “diferenciais únicos: menos trânsito na alta temporada, preços mais baixos e mar incrivelmente azul”.
Com sete páginas – onde há três belas fotos cabofrienses – e dicas sobre hospedagem e gastronomia, a reportagem enaltece ainda outras duas cidades da Região dos Lagos, Armação dos Búzios e Arraial do Cabo. Sobre Cabo Frio, ganham importância os recursos provenientes dos royalties de petróleo que têm sido utilizados para melhorias por todo o município, a revitalização da Praia do Forte – “lembra uma calçadão carioca”, explicita a reportagem – e a ampliação do aeroporto, como indícios de crescimento acelerado da cidade praiana. Também a vinda do Club Med é citada como diferencial na cidade que, segundo os próprios empresários da rede francesa de resorts, ganhará um empreendimento mais luxuoso que o famoso complexo de Trancoso, na Bahia.
Mais informações sobre a reportagem no site da Prefeitura: www.cabofrio.rj.gov.br.

Vanessa Campos
Coordenadoria Geral de Comunicação Social
secom@cabofrio.rj.gov.br

Ibope mantém Dilma na liderança com 57% dos votos válidos

         A candidata à Presidência da República, Dilma Rousseff (PT), abriu vantagem de 14 pontos percentuais sobre José Serra (PSDB) na disputa eleitoral, considerando os votos válidos — que excluem brancos, nulos e indecisos —, segundo levantamento do Ibope, divulgado nesta quinta-feira. De acordo com a pesquisa, a petista conta com 57% dos votos, contra 43% do tucano. No que diz respeito aos votos totais, a petista lidera com 52%, diante de 39% do adversário. Outros 5% dos entrevistados revelaram votar branco ou nulo, enquanto 4% ainda estão indecisos.
         No resultado da pesquisa Ibope anterior, divulgado dia 20, Dilma registrava 51% das intenções totais de voto, contra 40% de Serra, o que comprova crescimento de um ponto percentual da petista e queda na mesma proporção do tucano na reta final das eleições. Os números relacionados a brancos e nulos e de indecisos se mantiveram inalterados. O Ibope também ouviu eleitores sobre possíveis mudanças na escolha do candidato: 82% deles afirmaram que já estão plenamente decididos. Outros 13% disseram que ainda existe a possibilidade de mudar de candidato.
         A pesquisa avaliou também o índice de aceitação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Para 80% dos entrevistados, o governo Lula é bom ou ótimo. Outros 15% consideram a gestão regular e 4% avaliam como ruim ou péssimo.
         “Como temos feito, não vamos comentar as pesquisas. O que importa mesmo para a gente é o voto na urna no domingo. Sobre Lula, é mesmo um dos maiores líderes da história”, comentou o presidente do diretório regional do PT, Luiz Sérgio.
         Procurados após a divulgação da pesquisa, líderes da campanha de Serra não retornaram os telefonemas. O Ibope ouviu 3.010 eleitores entre 24 e 26 de outubro, em 202 municípios. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número 37.596/2010. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Navegar é preciso

Navegadores antigos tinham uma frase gloriosa:  
"Navegar é preciso; viver não é preciso".

Quero para mim o espírito d’esta frase,  
transformada a forma para a casar como eu sou:

Viver não é necessário; o que é necessário é criar. 
Não conto gozar a minha vida; nem em gozá-la penso. 
Só quero torná-la grande,  
ainda que para isso tenha de ser o meu corpo e a (minha alma) a lenha desse fogo.

Só quero torná-la de toda a humanidade;  
ainda que para isso tenha de a perder como minha. 
Cada vez mais assim penso.

Cada vez mais ponho da essência anímica do meu sangue  
o propósito impessoal de engrandecer a pátria e contribuir 
para a evolução da humanidade.

É a forma que em mim tomou o misticismo da nossa Raça.

Fernando Pessoa

Nota:
"Navigare necesse; vivere non est necesse" - latim, frase de Pompeu, general romano, 106-48 aC., dita aos marinheiros, amedrontados, que recusavam viajar durante a guerra, cf. Plutarco, in Vida de Pompeu.

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Festa dos Estados


A partir de sexta-feira até domingo, em nossa sede, uma grande festa missionária. É a festa das barracas. Comidas típicas, costumes, roupas e muitas informações sobre a obra missionária no Brasil.
Venha com sua família!
Nosso endereço: 
Igreja Batista do Braga
Rua Omar Fontoura, 117 - Braga - Cabo Frio 
Em frente à Central Municipal de Marcação de Consultas.

DEUS CAPACITA OS ESCOLHIDOS*

        Conta certa lenda, que estavam duas crianças patinando num lago congelado. Era uma tarde nublada e fria e as crianças brincavam despreocupadas. De repente, o gelo se quebrou e uma delas caiu, ficando presa na fenda que se formou. A outra, vendo seu amiguinho preso e se congelando, tirou um dos patins e começou a golpear o gelo com todas as suas forças, conseguindo por fim quebrá-lo e libertar o amigo.
         Quando os bombeiros chegaram e viram o que havia acontecido, perguntaram ao menino: - Como você conseguiu fazer isso? É impossível que tenha conseguido quebrar o gelo, sendo tão pequeno e com mãos tão frágeis!
         Nesse instante, um ancião que passava pelo local,
comentou: - Eu sei como ele conseguiu.
         Todos perguntaram: - Pode nos dizer como?
         - É simples - respondeu o velho. - Não havia ninguém ao seu redor, para lhe dizer que não seria capaz..

Deus nos fez perfeitos e não escolhe os capacitados, CAPACITA OS ESCOLHIDOS.
Fazer ou não fazer algo só depende de nossa vontade e perseverança
Mt 22:14: “Porque muitos são chamados. Mas poucos os escolhidos”.

Confie...
As coisas acontecem na hora certa.
Exatamente quando devem acontecer!
Momentos felizes, louve a Deus.
Momentos difíceis, busque a Deus.
Momentos silenciosos, adore a Deus.
Momentos dolorosos, confie em Deus.
Cada momento, agradeça a Deus.   

*Texto recebido de Bianca Talita, do Mato Grosso do Sul

LUXEMBURGO BARRA PASTOR DE JOGADORES DO FLAMENGO JANIR JÚNIOR


         Desde que chegou ao Flamengo, Vanderlei Luxemburgo mudou o time, testou jogadores, conseguiu duas vitórias e dois empates e fez uma barração religiosa: o técnico suspendeu os cultos evangélicos que eram realizados nas vésperas dos jogos no Rio, quando o Pastor Fernando, da comunidade evangélica Até Aqui Nos Ajudou o Senhor, fazia uma roda de oração com palavras motivacionais no hotel que serve de concentração para o time. Com isso, o encontro agora acontece numa igreja e com o auxílio da tecnologia, com mensagens de texto de celular e através da internet.
         "Quando muda o técnico, os jogadores pedem autorização. O Diego (Maurício) chegou a falar com o Isaías (supervisor de futebol)... O Vanderlei disse que liberando a presença de um pastor, daqui a pouco vão querer levar pai de santo, padre... Eu entendi, ele foi coerente, quis organizar", afirma o pastor Fernando.
         O veto acontece justamente no momento em que mais jogadores passaram a buscar conforto e apoio nas palavras de Deus e conversas motivacionais. Juan e Correa são os novos integrantes do grupo, que já contava com Marcelo Lomba, Diego Maurício, Diogo, Paulo Vitor, Deivid e Val Baiano, entre outros. Na base da fé e da confiança que ganhou de Luxemburgo, Val Baiano fez gols e desencantou.
         "Os encontros estão acontecendo na igreja. Depois do culto, reservo um momento em separado para os jogadores do Flamengo, com orações e conversa", afirma o pastor.
Apesar da proibição de Luxemburgo, o religioso não cria polêmica e elogia o treinador rubro-negro. "Ele é o cara, um fera, técnico de verdade mesmo", afirma Fernando.
         Além dos encontros na igreja, o pastor troca mensagens pela internet e SMS de celulares com os jogadores. "Às vezes, quando eles estão no ônibus da delegação indo para o jogo, mandam um SMS dizendo que estão com Deus", destaca o pastor.
         Os jogadores que buscam forças na palavra evangélica costumam escrever mensagens religiosas no Twitter para propagar sua fé. Mas o pastor Fernando faz um alerta. "Digo que não tem essa de Deus faz tudo... os jogadores têm que fazer a parte deles", ressalta.

Fonte: http://esportes.terra.com.br

MANO REJEITA TER RELIGIÃO INFLUENCIANDO NA SELEÇÃO: 'NÃO É LUGAR PARA PREGAÇÃO'


         O Brasil teve uma situação distinta com a religião na última Copa do Mundo. Com acusações sobre preferência por funcionários e até jogadores evangélicos, a seleção era, inclusive, acompanhada por pastores. Questionado sobre seu posicionamento quanto a questão, o atual técnico Mano Menezes disse que deve rejeitar qualquer influência deste tipo em sua equipe.
         “Recebi informações deste tema porque tive interesse de ir atrás do que tinha se passado. Nem o clube e nem a seleção é lugar de pregação. Você pode cultuar sua crença dentro do respeito que tem que ter com a minha ou com a sua religião. Voce não vai lá para convencer este ou aquele para que tenha a sua religião”, afirmou Mano.

Fonte: http://espnbrasil.terra.com.br

POLÍCIA PARA CULTO E PRENDE PASTOR CONDENADO POR LATROCÍNIO

         O culto da Igreja Mundial da Palavra de Deus, no Jardim das Palmeiras, em Sumaré, foi interrompido pela Polícia Militar. O pastor Jaime Martiniano dos Santos, de 33 anos, que lia versículos da Bíblia a um grupo de pelo menos 30 pessoas, recebeu voz de prisão e foi levado, com as mãos algemadas, para a Delegacia da Polícia Civil, onde ficou preso. Segundo a polícia, ele está condenado a 23 anos e 4 meses por um latrocínio (roubo seguido de morte) em 2002 na Vila Matilde, na Capital.
A informação de que o pastor da igreja deveria ser preso chegou à PM por intermédio do Serviço Disque-Denúncia. Os policiais foram até o templo, na Avenida Ivo Trevisan, na noite de sábado, e anunciaram ao pastor que ele estava preso. Santos não reagiu. Ele interrompeu a palavra, entregou a Bíblia a outro obreiro e seguiu com os policiais na viatura.
         Uma pesquisa feita por policiais civis revelou que Santos, atualmente morador na Vila São Pedro, em Hortolândia, era procurado pela Justiça. Foi condenado pelo assassinato de um comerciante em 30 de agosto de 2002, na Capital, durante um assalto. A condenação é da 30ª Vara Criminal de São Paulo e a sentença foi proferida em 11 de abril de 2006. O pastor também está condenado por furto. Conforme informações da polícia, ele estava morando em Hortolândia desde 2005.
         Na madrugada de domingo, Santos foi encaminhado para a Cadeia de Sumaré e ontem, transferido para uma das seis unidades do Complexo Penitenciário Campinas-Hortolândia. Ele deve cumprir a pena em regime fechado, conforme determina a sentença. Representantes da igreja e pessoas da família do pastor não foram encontradas ontem pelo LIBERAL.
        
Fonte:
Bargas Filho - editornet@liberal.com.br
http://www.oliberalnet.com.br

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Serra X Dilma, faltam 4 dias



Dentro de quatro dias teremos escolhido entre Dilma e Serra quem vai governar o Brasil pelos próximos quatro anos. Encorajamos todos a comparecerem à sua Seção Eleitoral e exercer o direito/dever do voto. Por mais que critiquemos e ainda estejamos muito infantis nessa prática, é a forma que temos para consolidação da democracia.
Pelo andar da carruagem, Dilma ganhará a eleição com margem mais tranquila do que se esperava. Sem dúvida que prevalece a grande atuação do presidente Lula na área social, distribuindo mais renda entre os menos favorecidos.
Duas vertentes norteiam essa constatação:
1ª - é louvável a atitude de fazer pelos menos favorecidos. Como diz Salomão, “ao SENHOR empresta o que se compadece do pobre, ele lhe pagará o seu benefício; o que dá ao pobre não terá necessidade, mas o que esconde os seus olhos terá muitas maldições” - Provérbios 19.17; 28.27.
2ª - é mais louvável a atitude de ensinar os menos favorecidos a pescarem seu próprio peixe. Ao tempo em que se socorre, devem-se criar mecanismos para que o próprio cidadão desfrute da alegria de comprar o seu alimento, remédio e outras necessidades. Isso lhe garante dignidade, auto-estima elevada e condições de ajudar outros menos favorecidos.
Aguardemos para ver o desenrolar do processo, suplicando a Deus que abençoe nosso governante, seja Dilma ou Serra. 

DEUS TAMBÉM FAZ "RECALL"

         As montadoras de automóveis, quando descobrem defeitos nos veículos que produzem, chamam os proprietários para os devidos consertos. A operação se chama "recall" (termo em inglês, que significa "chamada de volta").
         Embora sejam gratuitos os reparos, a maioria dos proprietários não leva seus veículos de volta. Por esta razão, o governo brasileiro tem feito esforços para obrigar os consumidores a levar seus carros às oficinas.
         Podemos comparar a graça divina a este tipo humano de operação. Deus nos convida a colocar nossas vidas na Sua oficina para nos consertar. E nós decidimos se levaremos ou não nossas vidas a Ele.
         No entanto, há uma diferença: Ele não nos obriga; apenas bate à porta e espera (Apocalipse 3.20).
         Para os que abrem suas vidas para Ele, a graça potencial se torna graça real. Então, começa a festa.
(Devo esta ideia a Alcenir Ancelmé da Mota)

Desejo-lhe um BOM DIA.
Israel Belo de Azevedo

SILAS MALAFAIA IRÁ NEGOCIAR COM O SBT EXIBIÇÃO DE SEU PROGRAMA EVANGÉLICO

         O pastor Silas Malafaia pretende apresentar o programa evangélico de sua igreja no SBT. De acordo com o jornalista Lauro Jardim, a negociação está sendo articulada pelo apresentador Ratinho, que viabilizará um encontro do pastor com Daniela Beyruti, diretora-geral do SBT e uma das filhas de Silvio Santos.
         A ideia de Malafaia é veicular um programa evangélico em horário nobre, assim como a Band faz com o “Show da Fé”, do missionário R.R. Soares. Atualmente, a Igreja Assembleia de Deus exibe seu programa, o “Vitória em Cristo”, em várias emissoras, como a Band, a RedeTV! e a CNT.
         Essa não é a primeira vez que um líder de igreja evangélica tentar comprar horários no SBT. Recentemente, R.R. Soares fez proposta para ocupar horários no canal de Silvio Santos. Caso o SBT aceite a tentadora proposta da igreja de Malafaia, a Globo se tornará a única das grandes emissoras sem a veiculação de programas evangélicos em sua grade de programação.

Fonte: Site Na Telinha

CARLITO PAES: 10 ALVOS QUE REVELAM PESSOAS MADURAS ESPIRITUALMENTE!

         Depois de atravessarmos a estação do cultivo, que tem como paralelo o evangelismo e a estação do cuidado (ministério); entramos na estação crescimento (discipulado). É tempo de consolidar a fé de cada membro em nossos Pequenos Grupos e levá-los a um crescimento espiritual consistente e maduro. Mas você pode me perguntar: O que a liderança quer dizer exatamente com crescimento?
         Quando falamos em crescimento não falamos em decorar as Escrituras, repetir, estudar. Falamos de crescimento espiritual, maturidade, gente forte espiritualmente, que conhece as Escrituras, é claro, mas que, sobretudo, sabe viver a Palavra de Deus em seu meio social, familiar, profissional e comunitário. O que estamos dizendo na prática é que membros que cresceram na fé são pessoas que…

1.      Amam a Deus sobre todas as coisas e demonstram isto na prática através do amor às pessoas;
2.      Permanecem em Jesus 24 x 7, não são religiosos; são servos;
3.      Buscam encher-se do Espírito Santo de Deus, frutificando e multiplicando seus dons espirituais de edificação e serviço;
4.      Entenderam o sentido da vida, frutificando de forma natural os cinco propósitos de Deus na Terra;
5.      Celebram sua recuperação diariamente, um dia de cada vez, confiando sua vida ao controle de Cristo;
6.      Generosamente são bons mordomos de seus recursos, devolvendo ao Senhor com fidelidade seus dízimos e ofertas, para a expansão da obra do evangelho;
7.      Servem a Deus e pessoas por meio do ministério cristão, dentro ou fora da igreja;
8.      Aprendem para ensinar outros, discípulos que ganham e cuidam de outros discípulos;
9.      Vivem em seus relacionamentos interpessoais os mandamentos Bíblicos de mutualidade cristã de forma amorosa e natural;
10.    Estudam as Escrituras para conhecer e cumprir a vontade de Deus, vencer o mundo, a carne e o diabo e assim edificar o Corpo de Cristo, preparando-se para o encontro com o seu Senhor!

         Ao alcançarmos de forma efetiva estes alvos evitaremos 03 tipos de membros doentes, na igreja: os religiosos, os centrados em si e os carnais.
Queremos crescer espiritualmente, de forma individual ou comunitária, porque não queremos apenas reter conhecimento das Escrituras ou gerar crentes que aprendem, mas não vivem e se tornam legalistas, religiosos.
         Pessoas que julgam os que não sabem, tornam-se crentes “obesos e sedentários” espirituais. São pessoas que travam e causam sérios obstáculos ao avanço do Reino de Deus no mundo.
         Já os ultra-sensíveis, centrados em si (por vezes são dodói demais), só enxergam a vida cristã sob a sua realidade, necessidade e perspectiva. Quando estes se sentem atingidos ficam magoados, feridos e mudam de Igreja. Por fim a outra doença é o crente carnal, materialista, gente que só vive para si e para ganhar. Estes três tipos de crentes não cresceram e ainda vivem no estágio do leite espiritual, são imaturos! Em geral não estão vivendo a vida plena, vivem para o que os outros pensam e não para o que Deus pensa! Estes, não atingiram os 10 alvos acima, em sua vida. E é para isto que vamos trabalhar em cada estação do crescimento/discipulado em nossa Igreja.
         Vamos crescer e ajudar outros a crescerem espiritualmente. Seu pastor e líder, Carlito Paes

terça-feira, 26 de outubro de 2010

BILLY GRAHAM É HOMENAGEADO*


         O pregador Billy Graham, com mais de 90 anos, foi homenageado na segunda noite do Congresso Lausanne. Ele que é o fundador do Movimento de Lausanne, não pôde participar do congresso na Cidade do Cabo devido a sua saúde fragilizada. O telão do auditório exibiu trechos de vários sermões do famoso pregador em momentos históricos. As falas enfantizaram a mensagem simples da salvação em Jesus, a necessidade de arrependimento e o compromisso de se tornar discípulo de Jesus.
         Quase 200 países estão representados no Congresso de Lausanne na Cidade do Cabo. O encerramento acontece no dia 25.

*Site vigiai.net

Nota: Tenho profunda gratidão por este homem. Em 2000, com 90% das despesas pagas pela Associação que ele dirige fui à Holanda e participei da Conferência Amsterdam 2000. De lá, visitei a Alemanha e a Bélgica.

Curiosidade


Número de seu telefone
Coisa de maluco! Ou de GÊNIO!
Tem coisas que nem Pitágoras explicaria. Aí vai uma delas.
Pegue uma calculadora porque não dá pra fazer de cabeça.

1 - Digite os 4 primeiros numeros de seu telefone;
2 - multiplique por 80.
3 - some 1.
4 - multiplique por 250.
5 - some com os 4 últimos números do mesmo telefone.
6 - some com os 4 últimos números do mesmo telefone de novo.
7 - diminua 250.
8 - divida por 2.

Reconhece o resultado?
Para essa eu tiro o chapéu.

Adoração e Trabalho: Missão Impossível?*


         Ensinaram-me, como jovem seguidor de Jesus, sobre a importância de um tempo sozinho adorando a Deus diariamente. Fui estimulado a falar ao Seu coração de Pai, compartilhando minhas esperanças e sonhos, necessidades e preocupações. Igualmente importante, deveria ouvir Sua resposta ao meditar e memorizar Sua Palavra. Meu serviço a Deus deveria sempre ser um transbordamento de minha caminhada com Ele.
         No começo parecia apenas mais uma obrigação da vida cristã. Se eu só tivesse alguns minutos para estar com Deus pela manhã ou se passasse vários dias sem buscá-lo, eu tentava servi-lo e cumprir meus deveres espirituais de outras maneiras.  O fato é que nem sempre desejava passar tempo com Deus pela manhã, mas eu queria desejar. Queria sentir fome espiritual pela presença de Deus do tipo que não poderia ser satisfeita por um lanchinho matinal apressado, apesar das exigências do dia que tivesse pela frente.
         Assim, orei: “Senhor, cria em mim o desejo de passar tempo em Tua presença.”  Por fim, minhas emoções acompanharam minha obediência. Em “Desiring God”  (Desejando Deus), John Piper trata com perfeição da questão: “Adorar a Deus é uma forma de refletir Seu esplendor. O espelho que capta os raios de Seu esplendor e os reflete de volta para Ele em forma de adoração é o coração jubiloso. Em outras palavras, o propósito máximo do homem é glorificar a Deus, desfrutando de Sua presença para sempre.” Como resultado da persistência em passar tempo com Deus todas as manhãs, experimentaremos Sua presença ao longo do dia, de maneira revigorante e imprescindível.
         Vou dar a algumas  promessas de Deus citadas abaixo uma aplicação na área financeira, a partir de uma diretriz inspirada no livro de Bill Bright, “God: Discover His Character” (Descubra o Caráter de Deus). Suas promessas, porém, se aplicam a todos os desafios da vida. São elas:
         Quando confusos, Deus nos orientará. Podemos confiar que Ele nos ajudará a tomar decisões corretas sobre planos financeiros e investimentos. Ele promete: “Eu o instruirei e o ensinarei no caminho que você deve seguir; Eu o aconselharei e cuidarei de você” (Salmos 32.8).
         Quando apreensivos, Deus nos protegerá. Perda de emprego, poupança insuficiente para aposentadoria ou mercados de investimento turbulentos podem nos levar a temer o futuro. Mas podemos recobrar o ânimo, pois Ele nos convida: “Lancem sobre Ele toda a sua ansiedade, porque Ele tem cuidado de vocês” (I Pedro 5.7). Quando confiamos em Deus, Ele nos protege e nos dá confiança que vence nossos temores.
         Quando desanimados, Deus nos encorajará. Não é fácil lidar com orçamento apertado quando gostaríamos de proporcionar tantas coisas para nossa família e para nós mesmos! E é preciso determinação para manter um plano de investimentos de longo prazo que parece não estar funcionando como esperávamos. Ao lutar com desapontamentos Deus nos diz: “Não desanime, pois o Senhor, o seu Deus, estará com você por onde você andar” (Josué 1.9). “Eu o fortalecerei e o ajudarei; Eu o segurarei com a minha mão direita vitoriosa” (Isaías 41.10).
         Quando sofremos, Deus nos confortará. Embora Deus sempre esteja conosco, Ele revela Sua presença de modo especial quando realmente necessitamos disso. “Bendito seja o Deus e Pai do nosso Senhor Jesus Cristo, Pai das misericórdias e Deus de toda consolação, que nos consola em todas as nossas tribulações” (II Coríntios 1.3-4).
         Em termos práticos, como Deus cumpre essas promessas? Ás vezes mudando as circunstâncias, mas com mais frequência mudando nossa perspectiva. Ele quer nos guiar, proteger, encorajar e consolar através de Sua Palavra, da oração e da direção do Seu Espírito, quando gastamos tempo sozinhos com Ele. Nosso Pai está esperando para abrir os olhos do nosso coração para que possamos ver – e desfrutar – Seu amor e fidelidade!

Questões Para Reflexão ou Discussão
1.  Que você acha da ideia de fazer da adoração parte integrante de seu dia de trabalho?
2.  Você já tentou começar seu dia passando um tempo com Deus? Que obstáculos surgem para impedir que isso aconteça regularmente?
3.  O autor fala de benefícios decorrentes da dedicação de tempo diário para orar e estudar as Escrituras. Que benefícios lhe parecem mais importantes?
4.  Que resultado você esperaria, caso se comprometesse a passar alguns minutos todas as manhãs com Deus, antes de sair para enfrentar as exigências do dia de trabalho?

* Texto de autoria de Austin Pryor, fundador do "Sound Mind Investing", revista e website de planejamento financeiro. Saiba mais a respeito acessando o site: www.soundmindinvesting.com. Tradução de Mércia Padovani. Revisão e adaptação de J. Sergio Fortes.


Vencedores e Perdedores


Um vencedor é sempre parte da resposta.
Um perdedor é sempre parte do problema.
Um vencedor sempre possui um programa.
Um perdedor possui sempre uma desculpa.
Um vencedor diz: “Deixe-me ajudá-lo”.
Um perdedor diz: “Não é minha obrigação”.
Um vencedor vislumbra uma resposta para cada problema.
Um perdedor vê todos os problemas sem resposta.
Um vencedor diz: “Pode ser difícil, mas não impossível”.
Um perdedor diz: “Pode ser possível, mas é difícil”.
Um vencedor entende que sem Deus não poderá encontrar-se com o melhor para sua vida.
Um perdedor crê que pode viver sempre baseado em seus recursos próprios e em seu orgulho pessoal.
Deus é contra os orgulhosos, mas ajuda os humildes.
Na Bíblia, no livro de Tiago, capítulo 4 verso 6, lê-se: “Confie no Deus Eterno de todo o coração e não se apoie na sua própria inteligência. Lembre-se de Deus em tudo o que fizer, e ele lhe mostrará o caminho certo. Não fique pensando que você é sábio; tema a Deus e não faça nada que seja errado. Pois isso será como um bom remédio para curar as suas feridas e aliviar os seus sofrimentos”.
E ainda em Provérbios, capítulo 3 versos 5 a 8, “Que tal refletir e redirecionar sua vida para o melhor? Pense em pelo menos uma área de sua vida que precisa mudar. Agora pense em algo prático para fazer com a ajuda de Deus”.

Pr. Marciano B. Carvalho
PIB de Lagoa do Siri

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Dia do Dentista

Hoje é o dia do dentista. Profissionais responsáveis para deixar a saúde do corpo em dia, pois, como diz o ditado, "o peixe morre pela boca".
O dentista, ou a dentista, merece nossa consideração. Seu trabalho eleva a auto-estima de todos. Um sorriso bonito é saúde em todos os aspectos.
Parabéns!
Registro minha gratidão especial aos doutores Maurício Jasmim e Evaldo Machado.

Novo perito divulga laudo sobre agressão a Serra*

Análise mostra que vídeo de tumulto no Rio é integro. E que objeto cilíndrico atingiu a cabeça do presidenciável.

         Um novo perito analisou imagens da Folha.com do tumulto em que José Serra (PSDB) foi agredido no Rio, na quarta-feira (20). O laudo, feito pelo professor Maurício de Cunto, perito forense, atesta que o vídeo é autêntico e afirma: - "Durante a análise minuciosa dos quadros deste vídeo, um em particular mostra uma sutil existência de um volume posicionado na parte superior direita da cabeça de José Serra, na direção do telefone celular que filmava o candidato".
- "Neste laudo o quadro é identificado por “Imagem 06” em que se nota uma figura de aspecto toroidal/cilíndrico que toca a superfície da cabeça do candidato na região frontal-parietal direita."
- "Este volume possui brilho na parte superior/posterior, o centro parece ser mais escuro e produz sombra na parte inferior, na superfície da cabeça."
- "O reflexo da luz na parte superior deste objeto é compatível com a direção da luz solar no local bem como a posição da sombra projetada."
- As duas imagens identificadas por “06 - DETALHE” são uma ampliação do quadro da Imagem 06 onde, somente para ilustrar, é posicionada artificialmente uma imagem de um toróide/cilindro para esclarecer esta análise pericial."
Um laudo anterior, feito pelo perito Ricardo Molina, afirmou que as imagens da Folha.com mostram Serra sendo "atingido na região fronto-parietal direita por um objeto semelhante a um rolo de fita larga (crepe ou assemelhada)".

Saiba mais
         De Cunto documenta sua análise com uma "linha do tempo", na qual separa 21 imagens. A imagem 06, tirada aos 4,9 segundos de vídeo, indica o momento em que ele afirma que Serra é atingido.
         Nas conclusões, o perito afirma que "existem fortes indícios da presença de um volume de forma toroidal/cilíndrica posicionado na região frontal-parietal direita da cabeça de José Serra. Este objeto tem brilhos e sombras compatíveis com a iluminação local e está posicionado entre a cabeça do candidato e o telefone celular que fez este vídeo".

*Do G1, em São Paulo

Debates e pesquisas no segundo turno

Debates:
Hoje, TV RECORD, às 23 horas.
Quarta-feira, dia 27, no SBT, a partir de 12h20, transmitido para suas afiliadas no Nordeste (a partir de Salvador).
Na 6ª feira, dia 29, o da “Globo”. Começa às 22h15. É sempre o mais esperado.

Pesquisas:
Na 2ª feira, Vox Populi pode divulgar. 
na 3ª, é vez do Datafolha. 
Na 4ª, CNT/Sensus. 
Na 5ª, Ibope. 
Na 6ª, de novo Datafolha. 
Na manhã de domingo (dia da eleição), pelo menos Datafolha e Ibope devem ter novas sondagens.

Fluzão na ponta de novo


Mesmo com Washington marcando contra, o Fluzão, graças à vitória do Atlético sobre o Cruzeiro, voltou à liderança do campeonato brasileiro.
Faltam 7 rodadas, quatro jogos em casa, e uma esperança muito grande na torcida tricolor.
Vamos lá, fluzão! Para vocês, uma letra que inspira.

Horto Mágico
Fluminense
Sooou
Sou tricolooor
Sou tricolor de coraçãoooo
Vim ver o flu
Meu grande amor
Graças a deus sou tricolor
Vamos fluzão
Vamos ganhar
Eu sou do clube tantas vezes campeão
Vim pra torcer
Vim pra gritar
E por você a vida inteira vou cantar
Vamos fluzão (vamos fluzão)
Vamos ganhar (vamos ganhar)
Eu sou do clube tantas vezes campeão (é campeão)
Vim pra torcer (vim pra torcer)
Vim pra gritar (vim pra gritar)
E por você a vida inteira vou cantar

E Conca, um argentino, é um dos maiores responsáveis pela campanha do Fluzão! Nós temos boas relações com os argentinos! Lembra-se de Doval?

Nonagenário é consagrado

Geraldo Vilela é o mais novo pastor, devidamente consagrado por um concílio. Apesar de ser o mais novo, provavelmente é um dos mais velhos do país, pois conta com noventa anos de idade.
Performance impressionante nas respostas nos exames de Teologia e Eclesiologia.
Parabéns Primeira Igreja Batista do Porto do Carro!
Parabéns pr. João Batista Narciso!  

Última semana da eleição

Faltam 6 dias para o Brasil escolher o seu presidente. Segundo as últimas pesquisas, Dilma está eleita. Mas, como jogo de futebol, eleição só se ganha depois de abertas as urnas e contados os votos.
Se eleita, Dilma será a primeira mulher a presidir o Brasil e, no mundo, a primeira a presidir uma nação de grande porte.
Serra corre contra o tempo e já se vê piada com sua derrota: o médico, após os incidentes no Rio, lhe deu 4 anos de repouso.
O importante é que o clima seja de paz e que o povo escolha livremente quem será o presidente por mais quatro anos.
E que o nosso Deus continue dirigindo nossa história!

Congresso dos Músicos

Com início na sexta-feira e término ontem, em Araruama, na Primeira Igreja Batista, aconteceu o congresso anual da Associação de Músicos Batistas Fluminenses. Foi um verdadeiro show!
Dentre os destaques, um grupo de gaita de foles, uma orquestra com mais de cem músicos, uma harpista e o Coral com mais de trezentas vozes.
Presente na sexta-feira, dia da abertura, o prefeito André Mônica disse que “foi o maior evento cultural que Araruama recebeu nos últimos tempos”. Segundo o pr. Assis Borges Xavier, da igreja anfitriã, “o que o prefeito chama de evento cultural, nós chamamos de encontro de celebração”.
Participei da abertura e do encerramento. Valeu a pena.
Parabéns ao presidente, Ministro de Música Altiene Flores, reeleito para mais um mandato.

EU TAMBÉM SOU ESPECIAL

Um dos reais avanços da sociedade brasileira é o modo como trata os excepcionais, agora amplamente chamados de especiais. Este avanço veio sendo lento e sou parte desta história.
Na minha infância, em Vitória, o pastor da minha igreja tinha um filho, já adulto, que era especial. Eu gostava dele, mas mantinha toda a distância possível. Tinha medo.
Em 1970, fui recenseador para o IBGE e descobri numa área rural do Paraná uma família com adolescentes especiais que viviam segregados por causa da vergonha. Achei aquilo tão triste que nunca esqueci aqueles rostos.
No meu aprendizado, li o maravilhoso "Meu anjinho desconhecido", de Dale Evangs Rogers, em que todos tratam seu filho/irmão especial como um anjo enviado por Deus para fortalecer a família.
Um dia destes vi com atenção uma entrevista do jogador Romário, em que respondeu, lembrando os Rogers, a uma pergunta sobre sua vida depois da chegada de sua filha Ivy:
-- Um anjo não cai no colo de cada um. Eu como pai de uma criança especial, posso dizer que todos os pais como eu podemos nos considerar pessoas especiais.
Outro dia, encontro um especial na calçada, com uma corneta na mão. No meio da avenida, uma senhora -- talvez sua mãe -- que atravessava, de bengala e dificuldade, a rua. O rapaz estava ansioso olhando o trânsito, como se quisesse parar os carros e proteger a sua querida.
Meu aprendizado continua. Hoje durante o culto, eu estava assentado no primeiro banco. Então, uma adolescente especial, que a mãe insiste amorosamente em integrar, se aproximou:
-- Oi, pastor.
E me abraçou, sorridente.
Aos nos abraçarmos, ela fez me fez especial também.

Desejo-lhe um BOM DIA.
Israel Belo de Azevedo

domingo, 24 de outubro de 2010

SÍNDROME DE ARTISTA*

A vida de quem tem a síndrome de artista não é movida por princípios elevados de altruísmo, respeito e diálogo, mas partir de seus impulsos soberbos e arrogantes

É curioso notar que nos estudos recentes sobre liderança já é possível encontrar a abordagem sobre o líder-servo, isto é, já não se considera mais o líder como alguém que vive num pedestal de onde dá ordens soberanas esperando obediência servil a toda prova, um tipo de líder autocrata e mandão que não se interessa em ouvir seus liderados e, muito menos, acredita no potencial, inteligência e criatividade deles. Inteligência somente existe a sua, os outros precisam ser tutelados e devem viver com o pires na mão pedindo favores e o agradando em tudo (na linguagem popular “puxando o saco”).

No ministério da igreja podemos chamar isso de “síndrome de artista”, isto é, o líder, pastor ou ministro de música, por ter (ou achar que tem) elevada capacidade técnica acredita que tudo deve ser centralizado em seu comando e a partir de seu “trono”. A agenda da igreja ou dos outros existe a partir de sua agenda, as prioridades são as suas, os sentimentos ou emoções válidas são as suas. O pior é que, por causa de sua performance técnica, a soberba passa a ser o seu maior impulsor para os relacionamentos e convivência com os outros. Tudo gira em torno da idéia de que “sem mim nada podeis fazer”, pois acredita ser indispensável os seus toques mágicos, artísticos ou técnicos e, por causa disso, passa por cima da realidade dos fatos, que devem ser interpretados a partir de sua visão de mundo e de sua conveniência.

A vida de quem tem a síndrome de artista não é movida por princípios elevados de altruísmo, respeito e diálogo, mas movida a partir de seus impulsos soberbos e arrogantes beirando a paranóia, a ponto de, se alguém dele discordar ou lhe der uma negativa, se sentir imediatamente vítima e perseguido.

Uma prova isto é que o portador da síndrome de artista, ao trabalhar para o reino de Deus, não serve a Deus reconhecendo ser servo como um instrumento que será sem vida a não ser pela ação de sua graça. Em vez disso, sempre estará esperando ser reconhecido como “o grande”, necessitando ser abastecido constantemente por agradecimentos sem fim para aquecer e inflacionar o seu ego. A técnica e a arte substituem a espiritualidade, a piedade, o respeito aos outros, que apenas serão seus “capachos” e “escravos”. Os sentimentos ideais e as virtudes cristãs e bíblicas vão para o lixo, pois o sentimento válido é só desse líder arrogante e soberbo. Se você concorda com esse tipo de líder vai para a “casa grande”, se não concorda vai para a “senzala”.

Por outro lado, o líder-servo reconhece sua pequenez, apesar de ser hábil no que faz. Reconhece que é apenas um instrumento nas mãos de Deus para abençoar vidas, que sua vida só tem valor diante de suas misericórdias, nutrindo humildade, respeito e diálogo.

*Lourenço Stelio Rega é teologo, educador e escritor
Fonte: Site Vigiai 

Não chores

Lucas 7.11 E aconteceu que, no dia seguinte, ele foi à cidade chamada Naim, e com ele iam muitos dos seus discípulos, e uma grande multidão;
12 E, quando chegou perto da porta da cidade, eis que levavam um defunto, filho único de sua mãe, que era viúva; e com ela ia uma grande multidão da cidade.
13 E, vendo-a, o Senhor moveu-se de íntima compaixão por ela, e disse-lhe: Não chores.
14 E, chegando-se, tocou o esquife (e os que o levavam pararam), e disse: Jovem, a ti te digo: Levanta-te. E o defunto assentou-se, e começou a falar.
15 E entregou-o a sua mãe.
16 E de todos se apoderou o temor, e glorificavam a Deus, dizendo: Um grande profeta se levantou entre nós, e Deus visitou o seu povo.

Introdução:

Que dia seguinte é este? A cura do filho do centurião.
Quem era o centurião? O centurião era o soldado responsável por comandar a centúria, dando ordens que deveriam ser prontamente obedecidas pelos soldados, especialmente as formações militares.

Na cura do filho do centurião, Jesus o curou de longe. Aqui, Jesus toca o esquife e diz: Levanta-te!
Na cura do filho do centurião, não se registra reação de Jesus ao acontecido. Com o filho da viúva de Naim, diz que Jesus moveu-se de íntima compaixão.
Na cura do filho do centurião, Jesus não tem contato com o curado. Com o filho da viúva de Naim, Jesus o entrega à sua mãe.
Mas interessante, é que Jesus diz para aquela mulher: Não chores!  Mas como? Preste atenção:
1- Era uma viúva (se era viúva, tinha perdido o esposo);
2- Perde o filho (Mas a viúva tinha outros filhos! Não?!)

Plummer: “A lamentação de uma viúva, pelo seu filho único, é o caso extremo da aflição”.
Então, como Jesus pede aquela mulher para não chorar se Ele mesmo chorou quando seu amigo Lázaro morreu?
Eu imaginei por quê?
Por que Jesus disse àquela mulher “Não chores?”
1º - Ela estava para mudar de caravana
V. 12 - E, quando chegou perto da porta da cidade, eis que levavam um defunto, filho único de sua mãe, que era viúva; e com ela ia uma grande multidão da cidade.
Perto da porta da cidade acontece o encontro das duas caravanas!
Ela caminhava na caravana da falta de perspectiva. Agora, apareceu a caravana da esperança.
Ela caminhava na caravana da tristeza. Agora, estava frente a frente com a caravana da alegria.
Ela caminhava na caravana do desespero. Agora, via a caravana do equilíbrio!
Ela caminhava na caravana da morte. Agora, conhecia a caravana da vida!

Por que Jesus disse àquela mulher “Não chores?”
2º - Há um tempo para o choro
Eclesiastes 3.1-4 diz assim: “Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu. Há tempo de nascer, e tempo de morrer; tempo de plantar, e tempo de arrancar o que se plantou; Tempo de matar, e tempo de curar; tempo de derrubar, e tempo de edificar; Tempo de chorar, e tempo de rir; tempo de prantear, e tempo de dançar”.

Salmo 30.5: “Porque a sua ira dura só um momento; no seu favor está a vida. O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã”.

A caravana da morte estava perto da porta da cidade. Os cemitérios ficavam fora dos muros da cidade. Já havia um tempo entre a morte e aquele momento. Os mortos eram sepultados no mesmo dia.

Era como se Jesus dissesse: Chega de chorar, você já chorou bastante. Eu tenho remédio para essa dor!
Deixe-me dizer-lhe uma coisa: Chorar não é pecado! Mas viver a vida toda chorando pode se constituir num pecado!

Por que Jesus disse àquela mulher “Não chores?”
3º - Ele tinha poder para resolver o seu problema
Vs. 14 e 15 - E, chegando-se, tocou o esquife (e os que o levavam pararam), e disse: Jovem, a ti te digo: Levanta-te. E o defunto assentou-se, e começou a falar.
E entregou-o a sua mãe.
Eu não posso dizer para você “Não chores!”.
Os diáconos não podem dizer para você “Não chores!”.
Nossa Igreja não pode dizer para você “Não chores!”.
Nossa denominação não pode dizer para você “Não chores!”.
Nenhuma Igreja, nenhum líder, ninguém pode dizer para você “Não chores!”.
Nós não podemos resolver o seu problema!
Mas Jesus pode dizer “Não chores”, porque Ele pode resolver o seu problema!

Eu imaginei um nome para esta mulher! Vamos dar um nome pra ela? Maria.
E um nome para o filho dela? Calebe.
Ela parada ali, Jesus pega pela mão o moço e diz “Toma o teu filho!”. Que alegria!
Imagino-a dizendo para as pessoas: muito obrigado pelo seu apoio!
Ela vai pra casa e começa a fazer as atividades de casa.
Em casa, Rute pensa: vou visitar Maria, não pude ajudá-la, estava nos dias de minha imundície! E vai lá...
Rode estava enferma não esteve com Maria e vai lá também! De longe ouve conversas muito animadas...

E Maria diz: Você não sabe o que aconteceu?
Jesus resolveu o meu problema!

Conclusão:
1ª - Você faz parte da caravana da esperança? Você faz parte da caravana da alegria? Você faz parte caravana da do equilíbrio? Você faz parte da caravana da vida?
Você pode nesta noite fazer!

2º - Você crê que há um tempo para o choro?
Apocalipse 21.1-4: “E vi um novo céu, e uma nova terra. Porque já o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe. E eu, João, vi a santa cidade, a nova Jerusalém, que de Deus descia do céu, adereçada como uma esposa ataviada para o seu marido. E ouvi uma grande voz do céu, que dizia: Eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o seu povo, e o mesmo Deus estará com eles, e será o seu Deus. E Deus limpará de seus olhos toda a lágrima; e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas”.

3º - Você crê que Jesus pode resolver o seu problema?