Aprenda com todos
Foi-se o tempo em que se pensava que só se aprendia na escola e diante de um professor ou professora. Todos podem ensinar e todos podem aprender, cultos e incultos.
É atribuído a Aristóteles o pensamento: “Ensinar não é uma função vital, porque não tem o fim em si mesmo, a função vital é aprender”.
Embora os ciclos de formação tenham um início e um fim, a verdade é que a aprendizagem tem apenas um início, mas não um fim. Aprende-se até morrer. E, creio, depois da morte ainda continuará o processo.
A doutora Ivone Boechat, renomada educadora, acredita que “ensinar é aprender. Ensinar não é transmitir conhecimentos. O educador não tem o vírus da sabedoria. Ele orienta a aprendizagem, ajuda a formular conceitos, a despertar as potencialidades inatas dos indivíduos para que se forme um consenso em torno de verdades e eles próprios encontrem as suas opções”.
Para o maior mestre de todos os tempos, Jesus, aprender e ensinar tem íntima relação com o caráter: “...tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração” - Mateus 11.29.
Quer sabedoria para vida? Disponha-se a aprender com todos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário