sábado, 31 de outubro de 2020

Café com Cristo - A Palavra

Posto este café depois de ter concluído a segunda leitura de toda a Bíblia este ano. Terminei agora pouco. Não é mérito algum, conheço cristãos que a leem toda todo mês. Fiz isto pela primeira vez em março e pretendo fazer agora em novembro.

Eu amo a palavra! Eu leio a palavra! Eu ouço a palavra! Eu tento, tento mesmo, viver a Palavra! Nem sempre consigo! Humildemente, como o salmista, posso declarar: “Como amo tua palavra! Ela é minha meditação o dia todo” - Salmo 119.97.

A Palavra é vida! Mas, na boca de gente morta, a Palavra pode matar! Como assim, Neemias? Exemplo: quando usamos a Bíblia para ferir nosso irmão, e como isso aconteceu e acontece na história do cristianismo, ela mata. Creio que Deus prefere que você engavete um ensino bíblico em favor do próximo para que Ele prepare o tempo em que você desengavetará.


Hoje, comemora-se o Dia da Reforma Protestante. Entre os seus postulados, está “Somente a Palavra”. Leia a Palavra, creia na Palavra, medite na Palavra, divulgue a Palavra, mas, sobretudo, tente, tente mesmo, viver a Palavra.

Quer receber este Café em áudio no seu Whatsapp? 

Envie uma mensagem para o número - (22) 992252268

sexta-feira, 30 de outubro de 2020

Café com Cristo - Pai de todos


O mais novo foi para longe, não queria a proteção, a disciplina, a correção do pai. Teve a lição, sofreu, experimentou o fundo do poço, foi levantado pela graça, reergueu-se.

O mais velho está em casa. Aparentemente, bem. Embora perto, estava longe.

Ouve o som festivo. Informado do que se trata, indignado, não quer entrar. Revela seu caráter. É da lei, não da graça. Quem é da lei não aceita quem é alcançado pela graça.

O pai insta, insiste. Irredutível ele está. Orgulha-se de seus feitos em comparação aos feitos do outro filho. Declara-se perfeito sem transgressão. E reclama do pai por não lhe ter suprido de alegria com os amigos.

Ouve solene e amorosamente: “Você sempre está comigo e tudo o que é meu, é teu. É hora de alegrar-se, teu irmão, morto, reviveu!”.

Pausa na história! Entrou para a festa? Ficou de fora?

Cada um, ao longo da caminhada, responde se entra ou fica de fora. 

O pai é de todos! Dos que se distanciam e dos que estão perto! Dos que vão para longe, mas fazem o caminho da volta. E dos que estão próximos, mas resistem à graça. Com a lei, resiste entrar para a festa. A vitória da graça na vida do outro é lamentação em vez de celebração.

O pai é de todos, mas nem todos os filhos o querem como Pai.


Decida: entre ou fique de fora!

Quer receber este Café em áudio no seu Whatsapp? 

Envie uma mensagem para o número - (22) 992252268

quinta-feira, 29 de outubro de 2020

Café com Cristo - Pai Amoroso

O filho mais novo não quer esperar o tempo próprio e suplica-lhe a herança. Em outras palavras, dizia: “Já que não morre, reparta a herança, dê-me a minha parte e vou cuidar de minha vida!”.

Dor para o pai. Dor para a mãe. Dor para o irmão mais velho. Dor para os amigos mais próximos.

Uma terra distante é seu destino. Novas amizades. Novas práticas.

Inexperiente, não sabe administrar os recursos. Adquirido com facilidade, perde-se sem dificuldade. Sem posses, os amigos se vão. Oportunidade de recuperação é traumática, cuidar de porcos, imundície para ele. Tenta se reerguer, mas, fragilizado, cada vez mais o fundo do poço é seu destino.

Cai em si. Pequei contra Deus e contra meu pai. Voltarei! Levanta-se. Na casa do pai, os trabalhadores são tratados com dignidade. Não tendo mais direito de filho, posso ser um deles. Abrirei meu coração. Volta.

De longe, o pai o vê. Está atento. O pai vê primeiro. O pai corre primeiro. O pai abraça primeiro. O pai beija primeiro.

Confissão pronunciada. Sentença anunciada com rapidez: “Tragam a melhor roupa para vestir, coloquem um anel na mão, e alparcas nos pés, tragam o bezerro cevado, matem, comamos e alegremo-nos”.


O filho é insensato, mas o Pai é amoroso. O filho é ingrato. O pai, gracioso.

Quer receber este Café em áudio no seu Whatsapp? 

Envie uma mensagem para o número - (22) 992252268

quarta-feira, 28 de outubro de 2020

Café com Cristo - Dia perdido



Certo homem, ao acordar, reparou que seu machado desaparecera. Furioso, acreditando que seu vizinho o tivesse furtado, passou o resto do dia observando-o. Viu que estava estranho, andava ansiosamente, sussurrava como um ladrão que desejava esconder seu roubo. Estava tão certo de sua suspeita que resolveu entrar em casa, trocar de roupa e ir à delegacia dar queixa.

Ao entrar, encontrou o machado - sua esposa o guardara em outro lugar. O homem tornou a sair, examinou de novo o vizinho, e viu que ele andava, falava e se comportava como qualquer pessoa honesta.

Quando o coração é mau passa-se a imaginar coisas terríveis sobre o próximo. Há desconfiança que esteja tramando o mal. Até suas boas ações são vistas como uma forma de perseguição. E suas ações e reações tão normais como armadilhas.

O dia perdido desconfiando de alguém que nenhuma culpa tinha. O dia perdido com sentimento de mágoa e amargura por algo inexistente. O dia perdido imaginando ser mau o vizinho quando seu coração era mau.

O dia perdido! Fosse à delegacia e teria uma semana perdida, um mês perdido, quem sabe, uma vida perdida!

Não perca o seu dia! Dedique-o ao bem, mesmo quando as aparentes situações sinalizem coisas ruins.

Quer receber este Café em áudio no seu Whatsapp? 

Envie uma mensagem para o número - (22) 992252268

terça-feira, 27 de outubro de 2020

Café com Cristo - Talher de Prata


Uma família, carinhosamente, convidou o novo pastor para especial almoço. Detentora de grandes posses, os talheres eram de prata e pratos de porcelana caríssimos. Foram momentos preciosos e muito festivos.

Terminada a festa, o pastor se despede e, quando tudo é arrumado, percebe-se a falta de um garfo de prata. A mulher concluiu imediatamente: ele levou o meu valioso garfo de prata.

Guardou consigo e família o segredo e toda hora que pensava ou via o pastor se lembrava e concluía: ou é desonesto ou cleptomaníaco - indivíduo que apresenta compulsão para furtar objetos, independentemente de seu valor, uma patologia.

Dez meses depois, a família novamente convida o pastor para almoçar. Mesa posta, espontaneamente, o pastor celebra: “Que alegria estar aqui, e comida muito boa não deve ser desprezada, eu não me esqueci do primeiro almoço, ansiava pelo próximo”. Pensando tratar-se de descaramento, a mulher metralhou: “Eu também não, pastor, o senhor levou um garfo de prata caríssimo!”.

Silêncio total. Calmamente, o pastor diz-se surpreso e pede que peguem a Bíblia usada no primeiro almoço. Ao pegarem a bonita Bíblia, devidamente, acomodada em cima de um móvel na sala, dentro estava limpinho o garfo de prata. Pedagogicamente, o pastor o guardara ali.

Quem despreza a palavra de Deus conclui equivocadamente!

Ah, e na época, não tinha Bíblia digital.

segunda-feira, 26 de outubro de 2020

Café com Cristo - Lança ou harpa

Em apuros, o valente e guerreiro rei Saul fazia uso de sua lança. Com maestria invejável, amedrontava inimigos e dava segurança ao seu povo. O problema é que usava a lança quando deveria guardá-la.  

O jovem Davi tinha uma funda. E com sensibilidade compunha poemas e tocava também uma harpa, dedilhando-a magistral e divinalmente.

Um dia, seus caminhos se cruzam. E tudo começa com uma funda, preferida no lugar de pesadas armaduras. Um gigante no confronto do campo é destruído e o povo celebra. Mas havia outro gigante com vestes reais. A inveja o atormenta, sua lança é atirada contra o sensível músico que, lépido, se desvencilha.

A harpa é mais poderosa que a lança. Saul se agiganta novamente e quer matar Davi, mas havia um plano. E ele está se desenrolando para a aposentadoria da lança e o reinado da harpa.

O gigante do campo foi tombado com a funda. O gigante real é acalmado com a harpa.

Na vida, escolhe-se usar a lança ou a harpa. Em alguns momentos, pode-se usar a lança. Noutros, não se deve usá-la, mas, sim, a harpa.

A lança assusta, a harpa, acalma.

A lança mata. A harpa, faz nascer.

Na vida, você escolhe ser Saul ou Davi. Nunca os dois. Seja Davi, use a harpa e sepulte a lança.

Quer receber este Café em áudio no seu Whatsapp? 

Envie uma mensagem para o número - (22) 992252268


domingo, 25 de outubro de 2020

Café com Cristo - Sede de Deus



Afirmam alguns que nunca sentimos sede nem fome. Segundo eles, sentimos vontade de beber água e de se alimentar, mas que só quem realmente fica privado dos dois por um grande período de tempo é que pode testemunhar de ter sentido sede e fome. Parece coerente.

No Salmo 42.2 assim afirma o escritor: “A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo; quando entrarei e me apresentarei ante a face de Deus?”.

Ter sede de Deus é mais do que simplesmente sentir uma angústia em função de um problema. É mais do que um vazio causado por uma decepção na vida. É uma experiência dolorosa que, segundo Dostoiévski, “é um vazio do tamanho de Deus" e que todo homem tem.

Provavelmente, a dor do salmista se relacionava a um problema. Mas é do próprio salmista, no mesmo Salmo, a declaração: “Quando me lembro disto, dentro de mim derramo a minha alma; pois eu havia ido com a multidão. Fui com eles à casa de Deus, com voz de alegria e louvor, com a multidão que festejava... Um abismo chama outro abismo, ao ruído das tuas catadupas; todas as tuas ondas e as tuas vagas têm passado sobre mim” - 42.4,7.

Dessa forma, sua dor se relacionava ao pecado. Está com sede de Deus? Clame, pois Deus atende: “O Senhor mandará a sua misericórdia de dia, e de noite a sua canção estará comigo, uma oração ao Deus da minha vida” - 42.8.

sábado, 24 de outubro de 2020

Café com Cristo - Um salmo doloroso

O Salmo 32 é um daqueles que marcam o sofrimento que o pecado traz. Relaciona-se a um período triste da vida de Davi que, sem máscara, confessou o que tinha feito e revelou a dor que sentia enquanto se calava.

Embora a ciência tenha descoberto a doença psicossomática bem recente, Davi mostrou como experimentou essa realidade: “Quando eu guardei silêncio, envelheceram os meus ossos pelo meu bramido em todo o dia. Porque de dia e de noite a tua mão pesava sobre mim; o meu humor se tornou em sequidão de estio”. Envelhecimento dos ossos e humor se tornar seco são linguagens que revelam grande sofrimento da alma que se transfere para o corpo.

Entretanto o salmo doloroso sinaliza também a solução: “Bem-aventurado aquele cuja transgressão é perdoada, e cujo pecado é coberto. Bem-aventurado o homem a quem o Senhor não imputa maldade, e em cujo espírito não há engano”.


Há perdão para qualquer pecado. Basta confessar. E perdão dos pecados significa libertação de dores terríveis. Dores da alma que, muitas vezes, se transferem para o corpo.

sexta-feira, 23 de outubro de 2020

Primeira Assembleia Virtual da Convenção Batista Fluminense já tem mais inscritos do que a última presencial

Pr. Elildes Junio Macharete Fonseca
Presidente da Convenção Batista Fluminense

Com o início marcado para a noite de hoje, a primeira assembleia virtual da Convenção Batista Fluminense já apresenta número maior de inscritos do que a última presencial, em julho do ano passado, na populosa cidade de São Gonçalo, cidade que abriga a Associação Batista Gonçalense com mais de 110 igrejas batistas.

Pr. Elildes Junio Macharete Fonseca, pastor da Primeira Igreja Batista de Cabo Frio e presidente da Convenção, dirigirá sua primeira assembleia, coincidindo com a primeira assembleia virtual dos batistas no Brasil. 

Mesmo com as demandas da direção do evento, o jovem pastor ainda teve que administrar durante o dia de hoje assistência à família enlutada de líder da Igreja.

Pr. Gérson Moreira

O respeitado líder da região gonçalense, pr. Gérson Moreira, será o orador oficial, e espera-se, como é característica sua, um sermão carregado de conteúdo bíblico, caracterizado pelo entusiasmo e de profunda piedade. Gérson Moreira é pastor da Igreja Batista Central de Trindade, em São Gonçalo, por mais de trinta anos e, embora esteja no time dos veteranos, apresenta vigor invejável, liderança servidora e visão estratégica muito aguçada.

O fato inédito de uma assembleia virtual de uma convenção batista e a possibilidade de receber inscrições de mensageiros que residam longe do local do evento, implicando deslocamento e despesas altas, tem sido visto como fatores determinantes para o sucesso. Há quem, também, inclua na razão do decréscimo nas assembleias presencias a falta de uma programação previamente divulgada e com atrativos além de discussões parlamentares, que muitos, carinhosamente chamam de "discussões para lamentares".

Além do sermão oficial, o presidente nomeia as comissões necessárias e o programa segue amanhã com decisões deliberativas, incluindo questões financeiras.

Só poderão participar das sessões os inscritos, membros de uma Igreja Batista filiada a Convenção Batista Fluminense, com credencial deferida pela Igreja.


Pr. Amilton Vargas
Diretor Executivo da Convenção Batista Fluminense

Nosso blog dará ampla cobertura da assembleia.






  
 

Café com Cristo - O salmo da cruz


Tradicionalmente é aceito que o Salmo 22 retrata o momento de Jesus na cruz do Calvário, formando com o 23 e o 24 uma trilogia em que se completa o tempo no túmulo e sua ressurreição.

Uma das bases para sustentar tal ideia a respeito do Salmo 22 é o seu primeiro verso: “Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste? Por que te alongas do meu auxílio e das palavras do meu bramido?”. A mesma angústia se revelou na cruz.

Por que foi preciso que Ele morresse na cruz em meu lugar? Resposta difícil de ser respondida. Mas não impossível de ser entendida. Mesmo não sabendo o porquê, sei que foi por amor. Aquela cruz era minha, era sua, era da humanidade.

Mas a humanidade caída não poderia assumi-la, pois o pecador simplesmente pagaria o preço do seu pecado. Ele, não. Ele se fez pecado por nós. E foi nesse momento que se observa uma espécie de abandono de Deus a seu Filho. O Pai, que não pode ver o mal, sofreu com o Filho, que assumiu o nosso mal.

Se o seu clamor é este: “Deus meu, eu clamo de dia, e tu não me ouves; de noite, e não tenho sossego”, confie em Jesus, que clamou por você na cruz.

quinta-feira, 22 de outubro de 2020

Café com Cristo - Confiança na pessoa certa

É sabido que muita gente assenta sua confiança em bens materiais, em pessoas de destaque, em tradição familiar e, até, na sua própria força. Alguns, inclusive, se gabam de coragem e capacidade de resolver com suas próprias mãos os problemas.

O fato é que vivemos um paradoxo: ao mesmo tempo em que o homem é capaz de vencer grandes desafios e tornar-se quase invencível, um mosquitinho é capaz de deixar uma nação em pandarecos.

Davi, no Salmo 20, mostra a insensatez de alguns: “Uns confiam em carros e outros em cavalos... Uns encurvam-se e caem...”. E mostra a segurança de outros: “...mas nós faremos menção do nome do Senhor nosso Deus ...mas nós nos levantamos e estamos de pé...”.

Não basta confiar, é preciso assentar a confiança na pessoa certa. Não se confia em objetos, confia-se em pessoas. E Davi, com muita propriedade, apresenta a razão de sua confiança: “O Senhor te ouça no dia da angústia, o nome do Deus de Jacó te proteja. Envie-te socorro desde o seu santuário, e te sustenha desde Sião”.

Confie em Deus, ele te socorrerá!

quarta-feira, 21 de outubro de 2020

Café com Cristo - O universo fala

Como é bonito e saudável contemplar a beleza do universo em dias de noite bem escura, principalmente quando se está fora da cidade. Imagino que Davi experimentava algo assim ao afirmar: “Quando vejo os teus céus, obra dos teus dedos, a lua e as estrelas que preparaste; que é o homem mortal para que te lembres dele? e o filho do homem, para que o visites?” - Salmo 8.3-4.

Por isso, o louvava: “Ó Senhor, Senhor nosso, quão admirável é o teu nome em toda a terra, pois puseste a tua glória sobre os céus! Tu ordenaste força da boca das crianças e dos que mamam, por causa dos teus inimigos, para fazer calar ao inimigo e ao vingador” - vs 1 e 2.

Contudo, não foi o universo que recebeu a maior bênção. Foi o homem: “Pois pouco menor o fizeste do que os anjos, e de glória e de honra o coroaste. Fazes com que ele tenha domínio sobre as obras das tuas mãos; tudo puseste debaixo de seus pés: todas as ovelhas e bois, assim como os animais do campo, as aves dos céus, e os peixes do mar, e tudo o que passa pelas veredas dos mares” - vs. 5-8.


O universo fala, mas é a nós que o Senhor quer ouvir. Declaremos com alegria: “Ó Senhor, Senhor nosso, quão admirável é o teu nome sobre toda a terra!”.

terça-feira, 20 de outubro de 2020

Café com Cristo - Caminhos da felicidade



Salmos é o livro dos cânticos do povo de Israel e começa com um rico poema sobre a felicidade verdadeira, o salmo primeiro.

Numa progressão interessante mostra que o homem feliz não anda no conselho dos ímpios, não para no caminho dos pecadores e não se assenta na roda dos escarnecedores. Quem anda, tende a parar e, quem para, tende a se assentar. Com atitude contrária, o homem feliz tem o seu prazer na lei do Senhor e nela medita dia e noite.

A consequência não poderia ser outra: será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto no seu tempo; as suas folhas não cairão, e tudo quanto fizer prosperará.

Os infelizes são como a moinha que o vento espalha, não subsistirão no juízo nem na congregação dos justos.

Tudo isso porque o Senhor conhece o caminho dos justos.

Há muita gente desejando a felicidade. E isso não é pecado. Mas os caminhos trilhados por muitos são frontalmente contrários à lei do Senhor.

Você quer ser feliz? Aproprie-se do conteúdo do Salmo 1º e espere os resultados. Ninguém será plenamente feliz sem a presença de Deus em sua vida.

segunda-feira, 19 de outubro de 2020

Café com Cristo - Dormir em paz



Não sei a razão, mas um dia, ao me deitar, fiquei preocupado com a possibilidade de não acordar no outro dia. Por segundos este sentimento tomou conta de minha mente, imediatamente expulso ao me lembrar de “eu me deitei e dormi; acordei, porque o Senhor me sustentou” - Salmo 3.5.

Davi experimentava uma fuga causada pelo próprio filho. Era um momento de dor, de sofrimento, de tristeza. Mas sua convicção era fundamentada: “Tu, Senhor, és um escudo para mim, a minha glória, e o que exalta a minha cabeça” - 3.3.

Dormindo ou acordado, quem cuida de nós é o pai eterno. Ele tem o controle de nossa vida e nada acontece sem que Ele esteja no controle. Roncando ou com sono silencioso, quem está do nosso lado é o bondoso pai e cada segundo da fria noite é partilhado com Ele.

Um dia, deitaremos e acordaremos em outro lugar. Mas não estaremos sozinhos, estaremos com Ele. Em seus braços nos acolherá.


A noite está fria? O inimigo é feroz? Confie em Deus, Ele cuida de nós e nos sustenta.

domingo, 18 de outubro de 2020

Café com Cristo - O que você quer de presente?



No Salmo 2, versos 7 e 8, lemos assim: “Proclamarei o decreto: o Senhor me disse: Tu és meu Filho, eu hoje te gerei. Pede-me, e eu te darei os gentios por herança, e os fins da terra por tua possessão”.

Na versão “A Mensagem”, é assim: “Contarei a vocês o que o Eterno disse a seguir. Ele disse: Você é meu Filho, e hoje é o dia do seu nascimento. O que você quer de presente? É só pedir: Nações? Continentes?”.

O que você quer de presente? Já imaginou se nos fosse dada tal oportunidade da parte de Deus, tipo a experiência de Salomão? Normalmente, nossos desejos estão intimamente ligados aos nossos interesses, a maioria egoístas. E algo que não existe na Bíblia é Deus atender nossos desejos, nossos caprichos. Ele atende, sim, nossas necessidades.


Sendo assim, qual é a sua necessidade hoje? Fale com Deus. Ele está disposto a atender. Preste atenção o que registra o verso 7: “Tu és meu filho, eu hoje te gerei”. Ou, na versão “A Mensagem”, “Você é meu filho, e hoje é o dia do seu nascimento”. Mas tenha a sabedoria do final do salmo: “Bem-aventurados todos aqueles que nele confiam”. Na versão “A Mensagem”, “Mas, se vocês buscarem Deus, não se arrependerão!”.

sábado, 17 de outubro de 2020

Café com Cristo - Espera, espera...



Estava no Seminário e soube que um irmão estava muito mal. Era meu amigo e fui visitá-lo no hospital em Italva. Sabedor de seu estado, tomava todos os cuidados para não transmitir qualquer falta de esperança para ele.

Em determinado momento, ele me disse: “Irmão Neemias, eu sei de todo o meu quadro de enfermidade. Chamei o médico e pedi-lhe que nada me escondesse, queria saber tudo. E ele me contou. Eu sei que estou no fim”.

Suas palavras carregadas de emoção foram completadas com uma declaração: “Há um texto que tem me confortado muito: ‘Espera no Senhor, anima-te, e ele fortalecerá o teu coração; espera, pois, no Senhor’ - Salmo 27.14”. Marquei na Bíblia o texto e nunca mais me esqueci, mesmo tendo passado 30 anos.

Indaguei-me: como pode uma pessoa num estado tão complicado ser tão confortado? A resposta está no primeiro verso do mesmo salmo: “O Senhor é a minha luz e a minha salvação; a quem temerei? O Senhor é a força da minha vida; de quem me recearei?”.

Não há doença capaz de roubar a segurança que Deus oferece. O irmão viveu mais uns trinta dias, mas foi descansar nos braços de quem confiava. Tá doendo? Espera, espera, espera... Mas espera confiante em Deus!

sexta-feira, 16 de outubro de 2020

Café com Cristo - Versos encantadores



Três versos do Salmo 37 me encantam:

1º - “Deleita-te também no Senhor, e te concederá os desejos do teu coração” - v.4.

2º - “Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nele, e ele o fará” - v.5.

3º - “Fui moço, e agora sou velho; mas nunca vi desamparado o justo, nem a sua semente a mendigar o pão” - v.25.

O primeiro assegura que os desejos do meu coração serão atendidos. Então, posso desejar qualquer coisa? Pode. Se for algo contrário à vontade do Senhor, você demonstrará que não deleita n’Ele e só os desejos de quem se deleita n’Ele é que serão atendidos.

O segundo promete que tudo ele fará por mim, desde que eu entregue meu caminho a Ele e confie n’Ele. Entregar e confiar são atitudes nossas. Fazer é atitude dele. Ao entregarmos e confiarmos, ele fará tudo.

O terceiro declara que um justo nunca será desamparado nem a sua descendência mendigará o pão. Quem é justo, então? Ninguém, diz a Bíblia. Mas somos justificados por Ele e, sobre quem é justificado, não cabe punição.

Encorajo você a se deleitar no Senhor, entregar e confiar seu caminho a Ele. No mais, é só esperar o cumprimento de sua promessa.

quinta-feira, 15 de outubro de 2020

Café com Cristo - Anjos que ensinam

Turma do Primário na Escola Municipal Baltazar Carneiro,
em Cardoso Moreira, 1970


“Se não fosse imperador, desejaria ser professor. Não conheço missão maior e mais nobre que a de dirigir as inteligências jovens e preparar os homens do futuro” - D. Pedro II.

 

Hoje é o dia do professor! E da professora também! Deveria ser feriado nacional e não apenas de classe. Não é dia de lamentação e, sim, de celebração, mas registro o descaso que este país tem ao longo de sua história com a classe. E é tão cruel perceber que alguns lançam culpa sobre os profissionais.

Professor é uma figura meio extraterrestre! Corrigindo, uma figura divinal. Bertolt Brecht sintetizou: “Se não morre aquele que escreve um livro e planta uma árvore, com mais razão não morre o educador que semeia vida e escreve na alma”.

Para Augusto Cury, “Professores brilhantes ensinam para uma profissão. Professores fascinantes ensinam para a vida”.

Jonathan Fonseca Fogo concluiu que “Na construção de nosso conhecimento, os livros são os tijolos e os professores são os pedreiros”.

De Rubem Alves, temos: “Os educadores, antes de serem especialistas em ferramentas do saber, deveriam ser especialistas em amor: Intérpretes de sonhos”.

E o Mestre dos mestres convida a todos, professores e alunos: “Venham a mim, todos vocês que estão cansados de carregar as suas pesadas cargas, e eu lhes darei descanso. Sejam meus seguidores e aprendam comigo porque sou bondoso e tenho um coração humilde, e vocês encontrarão descanso” - Mateus 11.28-29.


Muitos professores foram bênçãos em minha vida e quero dedicar este café a todos e, de modo especial, registro o nome de minha professora no primário, foi um anjo em minha história: AMELICE DE OLIVEIRA CARVALHAL.

Registro de 80 anos de vida de minha professora amada



quarta-feira, 14 de outubro de 2020

Café com Cristo - Afirmações confortantes - Conclusão

A segunda afirmação é: nenhuma luta vem sobre nós acima de nossa capacidade de suportar.

I Coríntios 10.13 registra: “As tentações que vocês têm de enfrentar são as mesmas que os outros enfrentam; mas Deus cumpre a sua promessa e não deixará que vocês sofram tentações que vocês não têm forças para suportar. Quando uma tentação vier, Deus dará forças a vocês para suportá-la, e assim vocês poderão sair dela”.

O Deus eterno, governante de toda a história, tem o controle e sabe até que ponto podemos suportar e, ao perceber que se intensificaram muito, Ele diz: Basta!

A terceira afirmação é: o futuro de cada um de nós está preparado pelo Eterno. Em Mateus 25.34, está registrado: “Então o Rei dirá aos que estiverem à sua direita: Venham, vocês que são abençoados pelo meu Pai! Venham e recebam o Reino que o meu Pai preparou para vocês desde a criação do mundo”.

O Pai Eterno, antes de toda a criação, preparou lugar especial para nos guardar. Nenhuma luta, por mais adversa que seja, decretará o fim de nossa história, pois, quando nossos olhos perceberem que é o fim, na verdade, será o início de tudo de bom.

terça-feira, 13 de outubro de 2020

Café com Cristo - Afirmações confortantes - I

 


A Bíblia tem ao longo de suas páginas afirmações muito importantes e confortantes, aplicáveis em qualquer tempo e para todas as culturas.

A primeira destacada é: Deus está no controle de tudo e nada acontece sem a sua permissão.

É perfeitamente compreensível, diante de situações adversas, imaginar que não há um governante moral de todo o universo. Mas há. Ele se chama o Deus Eterno.

A experiência do profeta Isaías é muito pedagógica. Registra o capítulo 6.1 de seu livro: “No ano em que o rei Uzias morreu, eu vi o Senhor sentado num trono alto e elevado. O seu manto se estendia pelo templo inteiro”.

O trono vazio é uma grande oportunidade para inimigos atacarem, pois falta ao povo liderança e voz de comando. Isaías era um profeta palaciano e ele sabe dos desdobramentos que isso representava. Mas, ao mesmo tempo em que vê o trono de Israel vazio, ele tem a visão do trono celestial e este nunca está vazio. Deus está assentado no trono como comandante moral de todo universo.

Não importa se o tempo é de bonança ou aflição, Deus está dirigindo tudo e, no final da história, tudo dará certo! Confie n’Ele.

segunda-feira, 12 de outubro de 2020

Café com Cristo - Ave, Maria!



Ave, Maria! é o mesmo que Salve, Maria! Do Latim, a interjeição AVE era muito utilizada pelos romanos e sinalizava alegria, regozijo, felicidade. Era usada nos cumprimentos festivos, como um efusivo SALVE!

Antes de Cristo, no Império Romano, a expressão era uma saudação dos gladiadores ao imperador César. Assim o saudavam: “Ave Caesar, morituri te salutant!”. Salve César, os que vão morrer te saúdam!

Hoje, os católicos reverenciam Maria! É uma pena que cristãos se dividam quando se referem à mãe do Salvador!

Salve, Maria! Por ter sido escolhida dentre as mulheres para abrigar o divino que se humanizou!

Salve, Maria! Por entender que tal escolha foi produto da graça divina e nela nenhum mérito havia!

Salve, Maria! Pelo testemunho contundente no seu famoso cântico de sua humanidade e fraqueza!

Salve, Maria! Pela confissão “meu espírito se alegrou em Deus, meu Salvador”!

Salve, Maria! Por compreender que Jesus tem a última palavra e todos devem fazer o que Ele ordenar!


Que católicos e protestantes, neste dia, juntos, proclamem: Ave, Maria!, a bem-aventurada mãe do divino que se fez humano, único mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo!

domingo, 11 de outubro de 2020

Café com Cristo - O Senhor é bom


Um professor argumentava que a existência de Deus era história pra boi dormir e que falar da bondade do Senhor era acreditar em história da carochinha. Um jovem aproximou-se dele chupando uma laranja. Perguntou-lhe se estava doce ou azeda, ao que o professor, rindo, disse tratar-se de uma idiotice, pois como saberia se estava doce ou azeda se ele não tinha experimentado. Ouviu do jovem que só pode falar da existência de Deus quem teve uma experiência com Ele.

Parece-me que a história acima se explica com o que o Davi escreveu no Salmo 34.8: “Provai, e vede que o Senhor é bom; bem-aventurado o homem que nele confia”. Só vê que o Senhor é bom quem prova d’Ele. E só é completamente feliz quem n‘Ele confia.

A grande barreira para ver/sentir a bondade do Senhor é o orgulho, a presunção. Livre disso, reconheceu Davi: “Clamou este pobre, e o Senhor o ouviu, e o salvou de todas as suas angústias”.

Caso a dúvida sobre a bondade do Senhor se aloje no seu coração e mente, humildemente, peça a Ele que se apresente a você. Ele o fará. E como será bom!

sábado, 10 de outubro de 2020

Café com Cristo - Invisibilidade pública - Conclusão

Em sua pedagógica experiência, o psicólogo social Fernando Braga da Costa viveu algo triste: “Professores que me abraçavam nos corredores da USP, passavam por mim, não me reconheciam por causa do uniforme. Às vezes, esbarravam no meu ombro e, sem ao menos pedir desculpas, seguiam me ignorando, como se tivessem encostado em um poste, ou em um orelhão”.

Ele relatou que sentiu na pele como é ser tratado como um objeto e não como um ser humano.

O psicólogo ensina: “Respeito a qualquer ser humano, independentemente de sua condição social é uma relação para a qual devemos estar atentos e colocar em prática”.

A experiência do psicólogo social ilustra o que o divino fez. Deixou o trono, a glória eterna e veio morar entre nós. Viveu entre os rejeitados. Sofreu com os desvalidos. Experimentou limitações.

E o divino ensinou: “Façam aos outros o que querem que eles façam a vocês; pois isso é o que querem dizer a Lei de Moisés e os ensinamentos dos Profetas” - Mateus 7.12.

“Ser IGNORADO é uma das piores sensações que existem na vida!” - Dr. Fernando Braga.

Não negue um sorriso, um aperto de mão, um oi festivo, um bom dia explosivo a quem encontrar, independentemente de sua função.

sexta-feira, 9 de outubro de 2020

Café com Cristo - Invisibilidade pública - I

Recebo mensagem do meu amigo Alberto Rodolfo, residindo atualmente no Espírito Santo, cientificando-me do projeto “Reconhecendo o valor humano”. Iniciativa linda e abençoadora. Em tempo oportuno, todos conhecerão os pormenores. No Café escrito no blog tem uma logo inicial.

Lembrei-me do psicólogo social Fernando Braga da Costa. Em dezembro de 2008, a imprensa noticiou seu feito: ele varreu as ruas da USP para concluir sua tese de mestrado da ‘invisibilidade pública’. Ele comprovou que, em geral, as pessoas enxergam apenas a função social do outro. Quem não está bem posicionado sob esse critério, vira mera sombra social.

Por dez anos, o psicólogo trabalhou meio expediente como gari e garante que teve a maior lição de sua vida. Ele testemunhou: “Descobri que um simples bom dia, que nunca recebi como gari, pode significar um sopro de vida, um sinal da própria existência”.

Uma de suas frases é um grito ensurdecedor de quem sofre em silêncio: “Ser IGNORADO é uma das piores sensações que existem na vida!”.


A partir de hoje, cumprimente e dê um sorriso para as pessoas pelas quais você passa ou é atendido, independentemente de sua função. Procure saber seu nome e valorize seu trabalho!

quinta-feira, 8 de outubro de 2020

Café com Cristo - Pedras no caminho - Conclusão



Em Cesareia de Filipe, Jesus desejou saber dos discípulos qual a visão dos homens a respeito dele. Responderam: João Batista, Elias, Jeremias ou um dos profetas.

O mestre delimita e quer saber o pensamento deles. Pedro responde: “Tu és o Cristo, o filho do Deus vivo”. A resposta de Jesus é extraordinária: “Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela”. Um resumo de Mateus 16.13-18.

Mais tarde, o apóstolo Pedro escreveu: “E, chegando-se para ele, pedra viva, reprovada, na verdade, pelos homens, mas para com Deus eleita e preciosa. Vocês também, como pedras vivas, são edificados casa espiritual e sacerdócio santo, para oferecer sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por Jesus Cristo. Eis que ponho em Sião a pedra principal da esquina, eleita e preciosa; e quem nela crer não será confundido” - I Pedro 2.4-6.

Jesus é a pedra viva e nós podemos ser como pedras vivas. Pedro poderia até ser uma pequenina pedra. Jesus é a Rocha Eterna.

Seja uma pedra de apoio, nunca uma pedra de tropeço!

Café com Cristo - Pedras no caminho - 4


Jesus cumpria sua agenda ministerial e recebe a notícia que seu amigo Lázaro está muito doente. Retarda sua partida e quando informa aos discípulos que se deslocará para a Judeia é advertido que recentemente os judeus queriam apedrejá-lo. Ele não se preocupa com o evento e segue no intento. Chegando ao lugar onde estava sepultado, ordenou: “Tirem a pedra!”.

É curioso que Jesus só dirige a oração ao Pai depois que orientou a retirada da pedra. O milagre acontece e muitos que estavam ali entristecidos com a partida de Lázaro creram em Jesus.

Pode-se concluir que o mesmo Jesus que ressuscitou o amigo tinha condições de fazer a pedra do túmulo se deslocar. Por que não fez? Por que não orou para que Lázaro ultrapassasse mesmo com a pedra na entrada?

Uma das lições é: há ações em que dependemos da atuação sobrenatural do divino e há outras em que podemos agir sozinhos. Retirar a pedra eles podiam.

É possível termos em nossa vida pequenas pedras que atrapalham. Augusto Cury lembrou que “não tropeçamos nas grandes montanhas, mas nas pequenas pedras”.

Que pedra você precisa retirar para Deus agir em sua vida?


terça-feira, 6 de outubro de 2020

Curso "A Voz - Poderosa Ferramenta na Comunicação Humana" empolga participantes

Profª Kátia Santana Moreno:
"O que me deixou bem intrigada foi saber o quanto
a carga emocional contribui na sua voz".

Pr. Dr. Noélio Duarte
Curso preparado pelo Dr. Pr. Noélio Duarte, respeitado conferencista e membro da Academia Evangélica de Letras, tem empolgado os participantes que alcança vários estados do país. Utilizando a plataforma ZOOM, o curso está sendo oferecido em cinco encontros, com duração de 1h e 30min, destacando que o último bloco de 30 minutos é destinado aos participantes com perguntas.

A Pedagoga Kátia Santana Moreno testemunhou: "Muitos na quarentena estão muito produtivos mas eu tenho estado bem estável e percebo que tenho lido menos e produzido menos. O curso me animou a investir  mais produtivamente meu tempo, e por ser on-line, me animou mais ainda. Esperava algo bom pois quem me convidou sempre me passa boas indicações. Fiz a primeira aula e já gostei bastante pois o ministrante do curso, pastor Noélio, mesmo tento tanta formação  académica, com linguajar fácil conduziu a primeira aula de forma a nos deixar bem a vontade para interagir e, melhor ainda, a querer estar presente na próxima aula. O que me deixou bem intrigada foi saber o quanto a carga emocional contribui na sua voz. Dentre outras abordagens, essa foi a que mais me marcou pois a nossa voz é definida por fatores internos, o que há dentro de cada um de nós (falo de emoção). Show. Quero aprender mais!

Pr. Eliezer Moreira da Silva - Recife -Pernambuco
O curso A Voz que para mim tem sido muito bom, e por vários motivos, a começar pelo palestrante Dr. Noélio Duarte que tem larga experiência no trato com a voz, e como fonoaudiólogo nos orienta com propriedade o bom uso da voz, também como sou pastor ajudará a melhor cuidar da qualidade e preservação de minha voz. Tenho crescido nesse aprendizado e até ao final do curso, acredito q terei uma voz mais cuidada e melhor".

Inscrições podem ser feitas e os inscritos podem assistir as aulas no YouTube. Veja instruções no slide do curso no final da matéria!

Pr. Antônio Marcos, da 1ª Igreja  Batista em Uruçuí - Piauí

O Pr. Antônio Marcos, da 1ª Igreja  Batista em Uruçuí - Piauí, revelou sua impressão sobre o curso: "A nossa voz é um grande instrumento que nos proporciona bendizer o Santo nome do Senhor. Esse curso veio em uma boa hora, porque muitos de nós temos sentido dificuldades quando se trata do uso da nossa voz, e esse curso proporciona a clareza necessária para expressarmos aquilo que serve para a edificação de muitos que estão ao nosso redor, entender a maneira adequada no uso da nossa voz, nos da uma grande liberdade para fazermos aquilo que é da vontade de Deus. E eu só tenho a agradecer a Deus e a todos que estão contribuindo para esse crescimento em minha vida e na vida dos demais irmãos". 

A Profª Nilcea Lima (foto) resume o que foi a primeira aula: "Nesse encontro foi abordado a questão do perfil individual da voz e sua identidade. O palestrante enfatizou a necessidade do uso da voz de forma adequada e  para tanto o primeiro passo seria identificá-la e a partir da identificação, iniciar o processo para se reconhecer como próprio terapeuta. Entre muitas abordagens foi me explicitado a necessidade do uso da voz como facilitador da comunicação. Considerei muito proveitosa a chamada para o autoconhecimento vocal com a mediação de um especialista. Minha expectativa é que no final do curso alcance os objetivos traçados pelo curso e que resulte em aprendizado do uso correto da voz e sua instrumentalidade para uma boa comunicação".