sexta-feira, 26 de abril de 2024

Salmo 26


Oração de um justo

O título deste Salmo é “Oração de um justo”. Deve-se destacar que os títulos não fazem parte do texto original e foram incluídos para facilitar nossa leitura. 

Quem é o justo no contexto bíblico? Com certeza, não é alguém perfeito e que apresente integridade absoluta. O justo é quem busca obedecer ao Senhor e lutar para praticar os seus ensinos.

Davi apresenta algumas ações que sinalizam sua intenção de uma justa conduta: “Não me tenho assentado com gente falsa e com os hipócritas não me associo. Detesto a assembleia dos malfeitores e com os ímpios não me assento. Lavo as mãos na inocência...” - versos 4,5 e 6.

Embora as ações sejam importantes, Davi tem um porto seguro para ancorar suas demandas. Ele apresenta nos versos 1, 2 e 3: “Faze-me justiça, Senhor, pois tenho andado na minha integridade e confio no Senhor, sem vacilar. Examina-me, Senhor, e prova-me; sonda o meu coração e os meus pensamentos. Pois a tua misericórdia, tenho-a diante dos olhos...”.

Somos injustos e só a misericórdia do Senhor é capaz de nos sustentar e manter de pé!

Nenhum comentário:

Postar um comentário