Provérbios 29.20 pergunta: “Tens visto um homem precipitado no falar?”. E argumenta: “Maior esperança há para um tolo do que para ele”. Não é absurdo parafrasear: Tens visto um homem precipitado no agir? Maior esperança há para um tolo do que para ele.
É preferível cometer o erro da lentidão ou demora a cometer o erro da precipitação. É possível empreender ritmo mais acelerado em determinadas circunstâncias e recuperar o “tempo perdido”, depois de um tempo mais lento, mas é ingrata tarefa consertar erros causados pela precipitação. O provérbio popular assegura que “não adianta chorar o leite derramado”, que pode ser uma atitude precipitada. Sofrimento seria evitado sem o erro da precipitação.
O texto norteador de hoje traz uma experiência do patriarca da fé. Precipitou-se. Não aguardou no Senhor. Sofreu as consequências. Era como se dissesse: vou dar uma ajudinha a Deus. Agir sem pensar é uma insensatez. Danos irreparados acontecem na vida de homens e mulheres, mesmo quando agimos em nome de Deus, se precipitarmos.
Quando precipitamos e não aguardamos em Deus demonstramos: 1º - falta de confiança no Senhor. Lembra-se de Saul? - I Reis 15. 2º - presunção -atitude que é parente da auto-suficiência. E a Bíblia diz: “A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito precede a queda” - Provérbios 16.18. 3º - falta de domínio próprio. Em Gálatas 5.22, temos o fruto do Espírito. A última vertente deste fruto, apresentado por Paulo, é temperança, domínio próprio.
É bom aguardar no Senhor que, no tempo certo, resolverá qualquer questão. Ele sabe mais do que nós.
Pr. Neemias Lima
Vimos nesta mensagem que existem momentos na vida de todos nós, que sem pensar tomamos atitudes, que não medimos as consequências.
ResponderExcluirQuem é que nunca tomou uma atitude sem pensar pelo ao menos uma vez?
É todos nós em alguns momentos de nossa vida já tomamos algumas decisões ou ate mesmo tivemos uma atitude precipitada pela qual os arrependemos mais tarde.
Não se sinta culpado por ter feito algo por impulso ou sem pensar, pois esse tipo de comportamento é extremamente normal em algumas fases e etapas da nossa vida.
Temos que ficar atentos, pois em algumas situações que vivemos, exige que tenhamos cautela e muito controle para resolver determinadas situações. Portanto na hora do nervosismo, tenha calma, pare e reflita, em tudo o que esta acontecendo para depois tomar a atitude que acha correta.