segunda-feira, 19 de fevereiro de 2024

Anotações de Minha Bíblia - 19

“De longe o viram e, antes que chegasse, conspiraram contra ele para o matar. E dizia um ao outro: Lá vem o tal sonhador!” - Gênesis 37.18-19.

Do capítulo 37 ao 50 de Gênesis José é o protagonista. Uma das figuras mais encantadoras da Bíblia. Tinha onze irmãos, mas era o preferido de seu pai Jacó. Para muitos, essa preferência não lhe foi benéfica, produzindo a ira de seus irmãos.

José tinha uma característica interessante: era sonhador. E contava seus sonhos. Isso desenvolveu uma onda de ciúmes nos irmãos, já que o conteúdo dos sonhos o apresentava como líder de todos.

Para os professores motivacionais, não se deve contar os sonhos, pois isso desperta inveja e concorrentes se apossarão deles. Primeiro, tal atitude é produto da maldade humana e esta nunca deixará de existir, contando ou não os sonhos. Segundo, roubar sonhos é uma atitude muito penosa, acaba sepultando a possibilidade de ter seus próprios sonhos.

Entre os sonhos e as realizações há um longo caminho e este só será trilhado com muito trabalho. Não basta sonhar, é preciso também trabalhar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário