domingo, 11 de fevereiro de 2024

Anotações de Minha Bíblia - 11

“Apareceu-lhe o Senhor e disse: Não desça ao Egito. Fique na terra que eu lhe disser” - Gênesis 26.2.

Quem está em evidência agora é Isaque. Uma onde de fome veio sobre a terra e Isaque precisava agir. Deus ordena que não desça ao Egito. Gênesis 26.6 informa: “Isaque, pois, ficou em Gerar”. Isaque obedeceu prontamente.

Embora soubesse que Deus estava com ele e o guardava, obedecendo prontamente à ordem divina, Isaque era humano e duvidou do agir de Deus. Ao ser indagado sobre Rebeca, informou que era sua irmã, pois tinha medo de que a possuíssem, por ser muito bonita, e o matassem. 

Uma observação: Isaque pratica a mesma mentira de Abraão, seu pai. Que responsabilidade dos pais, ao pecarem, criam nos filhos as possibilidades de fazerem o mesmo. A maior escola é o exemplo. 

Ainda assim, Isaque prospera naquele lugar. Gênesis 26.12-13 registra: “Isaque semeou naquela terra e, no mesmo ano, recolheu cento por um, porque o Senhor o abençoava. Prosperou naquele lugar e ficou muito rico”.

A fidelidade divina independe da fidelidade humana. Nossa infidelidade não deve ser celebrada em função da fidelidade divina, deve ser lamentada.


Nenhum comentário:

Postar um comentário