1º dia - Salmo 1º
"Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.
Antes tem o seu prazer na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite.
Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto no seu tempo; as suas folhas não cairão, e tudo quanto fizer prosperará.
Não são assim os ímpios; mas são como a moinha que o vento espalha.
Por isso os ímpios não subsistirão no juízo, nem os pecadores na congregação dos justos.
Porque o SENHOR conhece o caminho dos justos; porém o caminho dos ímpios perecerá".
Este é o salmo que abre o hinário do povo judeu. Ele começa com uma bem-aventurança. Assegura que quem não anda no caminho dos pecadores, não se detém no caminho dos pecadores e não se assenta na roda dos escarnecedores é feliz.
O Salmo sugere uma divisão interessante: do verso 1º ao 3º, o caminho dos justos. Do 4º ao 6º, o caminho dos ímpios. Perguntar a você em que caminho está trilhando pode parecer ofensa, afinal você se identifica como cristão ou cristã. Mas, raciocine comigo: o que diz o verso 2? Se for preciso, releia. Você tem meditado na lei do Senhor dia e noite?
Encorajo você a vencer qualquer obstáculo que tem impedido você de trilhar totalmente o caminho dos justos. Busque o envolvimento com as coisas de Deus e você será muito feliz. Deus te abençoe!
Muito bom ler seu blog. Como sempre sereno e bem articulado. meus parabéns
ResponderExcluirPr. Neves