Pr. Isaltino Gomes Coelho Filho
O Pr. Samuel Amaro dos Santos (IB em Laje do Muriaé) publicou em “O Jornal Batista”, um bom artigo com o título “Facebook é melhor que igreja?”. Gostei e reparto com meu rebanho. Quatro itens do artigo me atraíram, e comento-os brevemente.
(1) “Crentes que ficam no Facebook fazendo piada, defendendo com unhas e dentes seu time, conversando fiado, falando de novela, e não falam de sua igreja, não a defendem, não promovem suas programações”. Meu comentário: As pessoas defendem com vigor suas paixões. Mas nem sempre a igreja está entre elas. Há quem veja a igreja como a Geni, da música do Chico Buarque: joga pedra nela. Dêem à igreja o tempo que dão ao Face.
(2) “Crentes e até líderes de igreja que passam uma, duas, cinco, dez, e, pasmem, até quinze horas no Facebook e não vão aos cultos da igreja que duram uma hora ou uma hora e meia”. Meu comentário: Desisti de conversar pelo Face. Nem visito página alguma. Para conversa, telefone-me ou envie um email. Um dia perdi (perdi, mesmo) mais de uma hora no Face. Lendo platitudes e vendo troca de ofensas. Há muita futilidade e pouca coisa que edifica.
(3) “Crentes que trocam a comunhão da igreja, o aperto de mão, o sorriso, o abraço, o orar juntos, o ouvir o irmão, o falar com o irmão, o perdoar, a cura nos relacionamentos para ficar sozinho em um ambiente com um computador, um mouse, um teclado, um monitor, etc.”. Meu comentário: As pessoas estão se isolando cada vez mais de pessoas reais. Há crentes que fogem dos outros. A vida cristã tem este componente psicológico de nos interrelacionar com pessoas reais. Somos entes gregários, que precisam de companhia. Por que companhia virtual, se na igreja há companhia de carne e osso?
(4) “Crentes que compartilham várias coisas menos a sua fé, crentes que curtem várias coisas só não curtem a igreja”. Meu comentário: Alguns até se escondem atrás de pseudônimos em chats na Internet. Conversam imoralidades ou assumem posições contrárias à sua fé.
(5) “Crentes que adicionam em sua lista de amigos pessoas que nunca viram, mas que não conhecem nem os membros de sua igreja, seus irmãos em Cristo”. Meu comentário: E se queixam que os irmãos não os amam. Não se envolvem com eles! Têm amigos virtuais, mas não amigos reais entre os irmãos.
Tempo é um bem valioso. E se encurta diariamente. Cada dia, uma folha de nosso calendário é tirada e não é reposta. Não desperdice seu tempo. Se o Facebook ou a Internet tomam mais tempo seu que a vida espiritual, desculpe-me: sua vida está sendo perdida. A não ser que você seja tão pobre que nem note isto. Não perca seu tempo. E use-o para sua vida espiritual.
*Pastoral do boletim da Igreja Batista Central de Macapá, 1 de abril de 2012
Excelente! Entrei no Facebook e só consegui ficar nele por 3 semanas! Espero que essa palavra abençõe muitas vidas!
ResponderExcluirNão sei exatamente a quem respondo, mas há outra face da moeda. Agora pouco, no face, fui contactado por ex-aluno há mais de 15 anos que desejava conselhos e não tinha confiança em outra pessoa.
ExcluirPor ter sido seu professor, teve confiança.
Quem abriu a porta foi Deus através do face.
Quem escreveu o texto é meu amigo e muito respeitado.
Mas, nem tanto a terra nem tanto ao mar.
Abraços.
Pr. Neemias Lima
A IGREJA DE DEUS EM NOSSOS DIAS ATUAIS
ResponderExcluirIsso nos traz de volta a nossos dias, para a igreja verdadeira de Cristo à partir de 1798. Como é de se esperar, o Dragão ainda está irado contra o povo de Deus. A grande guerra invisível continua. Na verdade, Satanás está preparando o seu maior ataque à igreja numa época pouco antes da vinda de Jesus.
"O dragão irou-se contra a mulher (IGREJA) e saiu para guerrear contra o restante da sua descendência, os que obedecem aos mandamentos de Deus e se mantêm fiéis ao testemunho de Jesus". Apocalipse 12:17
Essa profecia diz respeito aos dias atuais. Satanás está irado; ele está em guerra com "o restante da" descendência da mulher - o povo de Deus dos dias atuais. Note os sinais que identificam esse povo:
(1) Esses crentes dos últimos dias "se mantém fiéis ao testemunho de Jesus". Por se apegarem fielmente às puras doutrinas da Palavra de Deus, eles testificam de Jesus através de uma vida cristã dinâmica.
(2) Esses cristãos dos últimos dias são um povo de profecia. Receber o "testemunho de Jesus Cristo" capacitou João a escrever o livro de Apocalipse (Apocalipse 1:1-3). O grupo final de crentes recebeu um dom semelhante: testemunhos diretos vindos de Deus através de um mensageiro terrestre. Seu dom de profecia se concentra na revelação de Deus sobre a missão e destino final da igreja.
(3) Esses cristãos dos últimos dias também são identificados como "aqueles que obedecem aos mandamentos de Deus". Eles não apenas defendem a integridade dos Dez Mandamentos, também obedecem. O amor de Deus em seus corações produz obediência com alegria (Romanos 5:5; 13:8-10).
Esses cristãos dos últimos dias seguem o exemplo de Cristo e da igreja primitiva: obedecem aos mandamentos de Deus. Isso provoca imensamente o Dragão - o Diabo. Ele trava uma batalha com o "restante da sua descendência [da mulher]", porque eles testemunham do amor de Deus que produz discípulos obedientes. Jesus disse:
"Se vocês me amam, obedecerão aos meus mandamentos". João 14:15
A vida desses cristãos dos últimos dias mostra que é possível amar a Deus de todo o nosso coração e ao nosso próximo como a nós mesmos. De acordo com Jesus, essas qualidades de amor a Deus e amor pelas pessoas, sintetizam os Dez Mandamentos de Deus (Mateus 22:35-40).
O quarto desses mandamentos nos diz para observarmos o sétimo dia da semana, o sábado. Já que o amor por Jesus fundamentou todos os dez mandamentos no coração desses cristãos dos últimos dias, eles são guardadores do sábado bíblico.
O sábado é o coração da mensagem final de Deus a Seu povo em Apocalipse capítulos 12 e 14:6-15. Todas os recursos do céu estão preparados para os cristãos dos últimos dias descritos nesses capítulos. Um Salvador vivo é sua constante companhia, e o Santo Espírito trabalha neles para fortalecer a sua natureza interior. A promessa é certa: eles irão vencer Satanás "pelo sangue do Cordeiro e pela palavra do testemunho" (Apocalipse 12:11).
Você gostaria de ser um desses cristãos dos últimos dias que "obedecem aos mandamentos de Deus" e "se mantém fiéis ao testemunho de Jesus?" Por que não tomar essa decisão agora mesmo?
Copyright © 2004 The Voice of Prophecy Radio Broadcast
Los Angeles, California, U.S.A.