O poema apresenta pelo menos seis temas de grande importância. O primeiro deles é “companhia”. O verso primeiro parece bradar: cuidado com as companhias.
A advertência é clara, objetiva e séria. Quer ser feliz? Não ande no conselho dos ímpios, não dialogue (não pare) no caminho dos pecadores e não se assente na roda dos escarnecedores.
É sabido que muitas pessoas querem transferir suas responsabilidades ao serem punidas pela lei e culpam outros por seus deslizes, o que não é verdade. Mas a possibilidade de más companhias levaram ingênuos e desavisados a serem punidos sem culpa existe. Há bastante tempo, visitei um jovem preso que não apresentava qualquer relação com a acusação apresentada, a não ser estar junto com amigos numa balada de juventude. Passado o período de reclusão, nunca mais apresentou qualquer problema e é um homem respeitado e cuidador de sua família.
A orientação do Salmo não é para abandonar as amizades, mas não permitir que elas influenciem sua vida, ao contrário, sua vida as influencie.
Cuidado com as companhias!
Nenhum comentário:
Postar um comentário