Onisciência divina é o sexto tema do Salmo. O verso seis registra: “Porque o Senhor conhece o caminho dos justos, mas o caminho dos ímpios perecerá”.
A chave é o pleno conhecimento de Deus. Não é conhecimento a partir de informações recebidas ou experiências adquiridas, mas de ser o criador da vida e conhecer toda a estrutura humana.
Deus sabe tudo. O que está no recôndito do ser, no lugar mais escondido, onde nenhuma sonda humana pode perquirir, Deus vasculha e vê com nitidez.
A onisciência divina, embora amedronte, deve ser percebida como encorajamento, pois, conhecendo a nossa estrutura, Deus sabe que somos pó e carecemos de seu suporte para resistirmos.
A questão prática desse ensino é que nada em minha vida fica escondido de Deus. Por mais que seja oculto, Ele sabe. Mesmo que ninguém tome conhecimento, Ele sabe.
Como realça Leonardo Gonçalves no poema Tapeceiro, “Tapeceiro, grande artista / Vai fazendo o Seu trabalho / Incansável, paciente no Seu tear / Tapeceiro, não Se engana / Sabe o fim desde o começo / Trança voltas, mil desvios, sem perder o fio”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário