quinta-feira, 30 de junho de 2011

PAU QUE NASCE TORNO NÃO PRECISA NECESSARIAMENTE MORRER TORTO*

Existe um ditado popular que diz que “pau que nasce torto, morre torto”, o mesmo refere-se a capacidade de transformação do caráter humano. As pessoas que defendem esse ditado defendem que é impossível ao ser humano transformar sua personalidade, dizem os seus defensores que as pessoas podem até enganar-se mais nunca mudar aquilo que são.
Por exemplo, um beberrão inveterado, sempre será um beberrão, um drogado sempre será um drogado, um homicida, sempre será um homicida, um ladrão, sempre será um ladrão, uma prostituta nunca vai largar essa vida, um corrupto nunca vai deixar de ser corrupto, um mendigo, nunca vai sair da lama, um homossexual, nunca será homem novamente. Em fim, o homem não pode mudar o que ele é.
A sociedade pode mudar o seu sistema econômico, pode ser socialista, comunista, capitalista, fundamentalista, pode tentar fazer o que quiser, mas quem nasce “ruim”, morre “ruim”.
Não sou adepto deste ditado, e muito menos do pensamento de que as pessoas não podem mudar, acredito que podem sim mudar, acredito que possam viver numa sociedade mais justa e ajustada às necessidades do todo, mas em parte os seus defensores – deste ditado – tem sua razão. O homem não pode em si mesmo encontrar forças para realizar e promover uma mudança no seu caráter, ou mesmo uma purificação de sua natureza.
O mundo seria bem melhor se as pessoas conhecessem o amor de Deus, o criador, e o aceitassem em seus corações, sei que um drogado pode passar muito tempo em uma clínica de recuperação e voltar de lá para as drogas, mas se ele se tratar aliado ao poder do evangelho, nunca mais voltará a consumir drogas, um prostituta que é alcançada pelo amor de Cristo, jamais voltará a se prostituir. Um Ladrão que aceitar a misericórdia de Deus manifesta na graça do sacrifício redentor de Cristo, jamais vai voltar a roubar. Um homossexual que encontrar-se com Cristo, voltará sim a ser homem ou mulher.
O Evangelho tem o poder de transformar as pessoas de dentro para fora, e recuperar diariamente a imagem de Deus no homem, manchada pela perversão da natureza dada pelo criador.
Se você pode acreditar que Deus existe e que é todo poderoso e que mantém o controle do universo. Por que não acreditar no poder de transformação do caráter humano? Todo homem pode ter sua vida reedificada, sua dignidade restaurada, ser feliz e obediente ao pai, o criador de todas as coisas, basta que para isso dê um salto de fé em direção a Cristo seu filho.
Deus é o único que pode reverter o caráter humano e o faz quando você deixa que ele transforme o seu ser. Por isso acredito que “pau que nasce torto" pode morrer e viver direito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário