Por José das Neves*
“Ora, aquele que possuir recurso deste mundo, e vir a seu irmão padecer necessidade, e fechar-lhe o seu coração, como pode permanecer nele o amor de Deus?” - I João 3.17.
✅ Neste período de crise mundial, por conta da pandemia do Covid-19, não tendo acesso ao templo de nossas igrejas na hora de culto, ficando distanciados uns dos outros e impossibilitados de, fisicamente juntos, adorar a Deus como fazíamos anteriormente.
✅ Diante desta inédita situação, que envolve restrições ao agrupamento de pessoas, talvez surja a pergunta: Como posso adorar ao meu Deus distante da comunhão (física) da minha igreja?
✅ É verdade que muitas igrejas estão se adaptando e realizando suas reuniões através de sites e aplicativos de internet e, de certa forma, mantendo um pouco da adoração comunitária.
✅ Mas, lá no nosso íntimo, parece que algo está faltando. Talvez esse sentimento se explique pelo fato de o culto ter por essência uma atmosfera de amor que se caracteriza pela presença de Deus em meio ao seu povo reunido. Deus nos ama e por causa desse amor podemos amá-lo e, também, amar o próximo. Então, quando o próximo não está presente, algo nos falta.
✅Sempre aprendemos com a Palavra de Deus que adorar é servir. Portanto, quando estamos reunidos em culto e adoração, estamos servindo a Deus e ao próximo, pois o culto é um meio de graça pelo qual recebemos e compartilhamos o amor de Deus, que é derramado em nossos corações.
✅ Diante dessa complicada situação atual, gostaria de incentivar a mais uma forma de adorarmos a Deus com todo o nosso ser. É tempo, mesmo isolados em nossa quarentena, de testemunhar do amor de Deus que nos constrange a vivermos em amor com o próximo.
✅ Vejamos algumas atitudes que podemos realizar, de acordo com o Cristo que vive em nós:
1. Faça contato com aquelas pessoas que pertencem ao grupo de risco, como os idosos, e os que estão com imunidade baixa, devido à alguma doença pré-existente. Ligue, mande mensagens de voz para estas pessoas, pois ouvir a voz de alguém traz o senso de proximidade.
2. Fique atento às condições físicas e psicológicas de seus vizinhos. Faça contato com segurança: uma conversa pelo portão, na sacada do apartamento ou por telefone, são meios seguros de manter algum contato com a vizinhança. Nestas conversas, seja solícito, pergunte se estão precisando de alguma coisa (comida, remédio ou outras coisas materiais). Faça-os saber que está orando por eles.
3. Participe das campanhas das Igrejas. AJUDE na doação de alimentos, cestas básicas, de remédios.
4. Esteja atento à situação dos moradores de rua. Sem dúvidas, estes são os que mais sofrem. Devemos sempre ter um olhar de compaixão para com este grupo de pessoas.
✅ Certamente há outras formas de servirmos o próximo em amor e adoração a Deus. O importante é fazer parte desse exército.
✅ Reflexão Filosófica
“Paremos de indagar o que o futuro nos reserva e recebamos como um presente o que quer que nos traga o dia de hoje” - Heráclito.
* José das Neves é Pastor Batista, Teólogo e Filósofo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário