quarta-feira, 8 de abril de 2020

Pitadas Literárias - 08.04.2020

Pr. Rodrigo Buzin
A partir de hoje, o Pr. Rodrigo Buzin assina em nosso blog a coluna semanal "Pitadas Literárias". O objetivo da coluna é fornecer informações da literatura em geral, sempre tornando-a prática para o nosso leitor.

Rodrigo Buzin tem formação em Filosofia, Teologia e Licenciatura em História. É Pastor Batista.

BIOGRAFIA JOSÉ SARAMAGO

José Saramago, escritor português oriundo da aldeia de Azinhaga, de família de camponeses, nasceu em 16 de novembro de 1922 (embora em seu registro conste o dia 18 do mesmo mês).
Sua família mudou-se para a capital Lisboa em 1924, quando ele ainda não havia completado 2 anos de idade.

Nunca chegou a concluir seus estudos secundários (liceais e técnicos) devido às dificuldades econômicas. Iniciou sua vida profissional como serralheiro mecânico, mas desenvolveu outras atividades profissionais durante a vida, além de escritor, foi também funcionário da saúde e da Previdência Social, tradutor, editor, dentre outras profissões.

Foi crítico literário da revista Seara Nova e por dois anos (1972 e 1973) foi redator do jornal Diário de Lisboa, coordenando o conteúdo cultural e agindo como comentarista político.
Fez parte da primeira direção da associação Portuguesa de Escritores, entre 1985 e 1994 presidiu a assembleia Geral da Sociedade Portuguesa de Autores, trabalhou por um tempo também no Jornal Diário de Notícias.

Embora sua primeira obra tenha sido publicada em 1947, foi somente a partir de 1976 (com 54 anos) que passou a viver exclusivamente do seu trabalho literário, no início como tradutor e posteriormente como autor.

Em 1988 se casou com a jornalista Pilar del Rio e em 1998 ganhou o Prêmio Nobel de Literatura. É impossível listar neste pequeno artigo todos os prêmios, homenagens e títulos recebidos em diversos países, tais como Portugal, Espanha, Equador, Reino Unido, Brasil, Chile e tantos outros. Todavia, vale ressaltar dois prêmios que se destacam pela importância dos mesmos: em 1998 o Prêmio Nobel de Literatura e em 1995 o Prêmio Luis de Camões.

Suas mais de 60 Obras foram traduzidas em dezenas de países e passam pelos estilos de romance, poesia, dramaturgia, memórias, literatura de viagens, crônicas, contos, diários, ensaios e literatura Infanto-Juvenil.

Vale destacar dentre as suas obras o Ensaio Sobre a Cegueira e O Homem duplicado que ganharam adaptações para as telas de cinema, bem como outros livros que estão nas listas dos mais vendidos em muitos países do mundo como O Evangelho Segundo Jesus Cristo, O Memorial do Convento, Ensaio Sobre a Lucidez, Claraboia, As Intermitências da Morte, e tantos outros.

Uma curiosidade sobre Saramago é que em 1991 sofreu com a censura exercida pelo Governo Português ao ter sua obra O Evangelho Segundo Jesus Cristo vetada da apresentação ao Prêmio Literário Europeu daquele ano sobre a alegação de ser ofensiva aos católicos. Tal ação foi o que motivou sua mudança, junto com sua esposa, em 1993 para a Ilha de Lanzarote no Arquipélago das Canárias na Espanha.

A importância e a qualidade de suas obras são tão grandes que ainda postumamente teve dois livros publicados: Claraboia (concluído em 1953, mas publicado somente em 2011) e Alabardas, alabardas, Espingardas, espingardas (romance deixado incompleto quando do seu falecimento em 2010 e publicado em 2014).

Saramago sofria de Leucemia, condição que o levou por diversas vezes a ser hospitalizado nos últimos anos de sua vida. Ele faleceu em 18 de junho de 2010, segundo sua esposa, logo após passar mal pela manhã e ser atendido pelo médico pessoal, aos 87 anos de idade.

Fontes: https://www.josesaramago.org/   https://blog.estantevirtual.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário