quinta-feira, 9 de abril de 2020

Pr. Fernando Brandão: "Os próximos meses serão desafiadores, mas estamos confiantes e animados para continuarmos multiplicando discípulos, abençoando vidas, e plantando igrejas em todo o Brasil".

Pr. Fernando Brandão 
Diretor Executivo da Junta de Missões Nacionais
Lembrar-se dele logo vem à memória a provocação: "Vamos avançar ou vamos recuar?". E o mote tornou-se refrão convocatório dos batistas brasileiros: "Vamos avançar!".

Mas, como avançar em tempos de PANDEMIA? O missionário mor dos batistas brasileiros responde: "Não podemos recuar em nenhuma hipótese, pois a missão que recebemos do SENHOR JESUS não tem condicional".

Assim é o Pr. Fernando Brandão. Numa entrevista exclusiva, ele abre o coração, fala dos desafios e convoca o povo batista brasileiro a continuar a obra de Jesus sem desânimo.

Que alterações o CORONAVÍRUS trouxe para o programa de Missões Nacionais?

Neste momento todas as equipes missionárias estão seguindo as orientações das autoridades de saúde pública. Estamos trabalhando via internet, conectados com todos os missionários, tendo reuniões de trabalho, oração, e repassando diretrizes para todos eles. Os missionários estão usando os recursos da internet e aproveitando as oportunidades para manter os relacionamentos discipuladores, PGM, oração, palavras de encorajamento, pastoreio e proclamação do evangelho. Estamos mantendo o nosso plano de trabalho dentro das possibilidades de comunicação que a internet oferece. Mesmo as conferências de Igreja Multiplicadora conseguimos realizar via internet. As unidades da Cristolândia continuam cuidando das pessoas acolhidas. Também estão confeccionando máscaras para distribuir para as comunidades e distribuindo refeições para as pessoas que estão nas ruas, além de cestas básicas. Os missionários em Manaus estão fabricando máscaras e doando para o Exército Brasileiro oferecer para os venezuelanos refugiados. Estamos com um esforço gigante visando manter nossos projetos e programas em funcionamento dentro das possibilidades.

Todos os prognósticos financeiros para os próximos meses, e talvez ano, são negativos. Como enfrentar esse desafio?

O momento é delicado e precisamos agir rápido e com muito discernimento tendo em vista o contexto econômico. Acima de tudo, temos que enfrentar esse momento com muita oração e total dependência do SENHOR. No aspecto operacional e estratégico, é preciso fazer uma gestão de custos muito criteriosa e ajustar o máximo possível, aproveitar todos os recursos tecnológicos para baixar custos operacionais, renegociar contratos, muita criatividade, atentar para as oportunidades que os tempos de crises sempre oferecem, confiar que os recursos necessários para realizar aquilo que Deus quer sempre chegarão.

Segundo alguns, o Brasil entrará no pico da pandemia nos próximos dias. Há missionários nos estados com mais preocupação. Como eles estão? Que ações foram feitas para a segurança deles e dos outros?

Graças a Deus todos os nossos missionários estão bem. Nenhum caso de Covid-19 foi registrado entres eles até o momento. Todos eles estão sendo orientados diariamente pela equipe do Cuidado Integral do Missionário, sobre os cuidados que precisam tomar tanto no aspecto físico quanto emocional e espiritual. A empresa do plano de saúde que nos atende tem repassado orientações periodicamente para nossas equipes. Para as equipes da Cristolândia tem sido disponibilizado álcool em gel e máscaras. 

Quais as expectativas para os próximos meses em relação a Missões Nacionais?

Os próximos meses serão desafiadores, mas estamos confiantes e animados para continuarmos multiplicando discípulos, abençoando vidas, e plantando igrejas em todo o Brasil. Vamos continuar trabalhando intensamente com os recursos disponíveis para alcançarmos o maior número de pessoas com o amor de Deus. Contamos muito com todos os nossos parceiros para que a obra continue avançando. Precisamos muito das suas orações e apoio, pois esperamos manter toda a equipe missionária atuando no campo.

Seu nome como diretor da JMN está associado ao lema "Vamos avançar!". Como avançar no tempo de Pandemia?

Não podemos recuar em nenhuma hipótese, pois a missão que recebemos do SENHOR JESUS não tem condicional. É para ir e pregar em todo tempo para todas as pessoas. Não é a primeira vez que a Igreja enfrenta pandemias na sua história. Já passamos por tempos piores na história da igreja. Nós sabemos que Deus está no controle de tudo e que tudo vai passar. Só há uma forma de avançar: na total dependência do Espírito Santo. É preciso buscar sabedoria dos altos céus e aproveitar o momento para proclamar a mensagem de esperança, fé, amor, solidariedade ao próximo, alegria, paz, compaixão e misericórdia que Cristo oferece a todos. O mundo está curvado diante de um vírus. Quase tudo parou! As pessoas estão sendo grandemente impactadas. Mas é preciso lembrar e proclamar a todos que Deus continua reinando triunfante e somente nele podemos encontrar esperança. Vamos avançar, sim!

Esperança. O Diretor de Missões Nacionais está esperançoso de virada desse quadro? Como está emocionalmente o nosso Diretor?

Estou muito esperançoso, animado e confiante. Sabemos que todas as coisas concorrem para o bem daqueles que amam e temem a Deus. Estou tranquilo, em casa com minha família, seguindo as orientações das autoridades, mas também estamos trabalhando intensamente, via internet, com as nossas equipes. Nós já vivemos tempos econômicos no Brasil em que a inflação anual chegava na casa dos 4 dígitos. Impensável para os dias atuais. Eu creio que vamos superar tudo isso e o nome do SENHOR será proclamado e glorificado.

Que pedido ou mensagem você gostaria de transmitir aos pastores e igrejas batistas neste momento?

Gostaria de pedir a todos os pastores e igrejas que fiquem firmes em oração e confiem na providência divina. Não podemos desanimar nem desesperar. Deus tem planos e está trabalhando neles agora. Esse tempo é para crescermos na fé, na intimidade com Deus, nos humilharmos, arrependermos e buscarmos a face do Senhor, conforme II Crônicas 7.14. Os pastores tem um papel imprescindível neste momento no pastoreio e liderança do seu rebanho. A sociedade precisa ver e experimentar o sal e a luz por meio do testemunho dos crentes. Podemos não estar nos reunindo com os membros da igreja semanalmente, mas a igreja está viva e atuando poderosamente, orando, testemunhando e servindo ao próximo neste tempo.

Considerações finais

Confiar, esperar e descansar no Senhor! Essa é formula infalível para nos fortalecer, animar e nos impulsionar para trabalhar com toda dedicação pois, conforme Naum 1.7, sabemos que “o SENHOR é bom, uma fortaleza no dia da angustia, e conhece os que confiam n’Ele”. Vamos avançar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário