Por Rodrigo Buzin*
A FILOSOFIA E OS GRANDES PENSADORES
Nossa coluna vai iniciar hoje uma série de artigos falando um pouco sobre a Filosofia e também sobre os Grandes Pensadores.
Obviamente não tem como realizarmos estudos muito aprofundados neste curto espaço, portanto, faremos um breve apanhado de alguns que são considerados os principais pensadores da filosofia Ocidental.
Sei que devem estar repletos de perguntas como: Por que apresentar filósofos? A Filosofia tem algum valor? Qual a importância de se conhecer o que esses filósofos falaram no passado?
A resposta para essas e outras tantas perguntas é simples: a Filosofia é considerada a “Mãe de todas as Ciências” (nos resguardemos aqui da verdade Teológica de que é o Senhor o Criador de todas as coisas) e tem como princípio justamente levar o ser humano a se questionar, a buscar melhorar e desenvolver o seu pensamento racional. Foi através da Filosofia que surgiram as primeiras reflexões acerca de perguntas existenciais e que se fazem presentes até hoje em nosso meio, tais como: Quem somos? De onde viemos? Para onde vamos? Qual o sentido da vida?
É claro que a Filosofia não tem todas essas respostas, mas é inegável o fato de que essas reflexões começaram a ser feitas de modo racional apenas após o surgimento da chamada Filosofia Grega. Os pensadores tentaram por séculos encontrar as respostas para essas e outras questões que pairam no inconsciente da humanidade.
Filosofia vem do grego e quer dizer “Amor(Filos) à Sabedoria(Sofia)”.
A Filosofia Ocidental (Grega) teve seu início no século VII a.C. com os filósofos pré-socráticos, conhecidos como os “filósofos da physis”, ou “filósofos da natureza”, foram eles os primeiros a fazer a transição do pensamento mítico (Mitologia) para o pensamento racional, por eles se originou toda uma produção de conhecimento mais racional na compreensão da realidade.
Basicamente, existem quatro grandes períodos na História da Filosofia: a filosofia antiga, a filosofia medieval, a filosofia moderna e a filosofia contemporânea (ainda difícil de se dividir devido a não termos ainda o distanciamento afetivo e cronológico necessários para distingui-la).
Nas próximas semanas apresentaremos aqui na coluna alguns pensadores de cada um desses períodos citados e finalizaremos com mais um apanhado geral das disciplinas da Filosofia.
Iniciaremos com os filósofos pré-socráticos, na segunda semana falaremos de Sócrates, Aristóteles e Platão. Na terceira semana apresentaremos Agostinho e Tomás de Aquino (Patrística e Escolástica). Na quarta semana uma apresentação geral de Maquiavel, Giordano Bruno, Descartes e Kant. Por fim falaremos das áreas de divisão didática da Filosofia: a Epistemologia, a Filosofia da Ciência, a Ética, a Estética, a Lógica e a Metafísica.
Acompanhe nossa coluna e venha conosco nessa viagem ao conhecimento...
Fontes:
1. CHAUI, M. Filosofiaː ensino médio, volume único. São Paulo. Ática. 2005. p. 35.
2. Grandes Filósofos: Biografias e Obras. Organização: Eliel Silveira Cunha e Janice Florido. São Paulo, SP. Nova Cultural, 2005.
*Rodrigo Buzin é Pastor Batista e tem formação em Filosofia, Teologia e Licenciatura em História.
Bom dia Já estou esperando a próxima semana. Saudades
ResponderExcluirBom dia Já estou esperando a próxima semana. Saudades
ResponderExcluir