É bom lembrar que o livro dos Salmos está dividido em cinco livros. O Salmo 107 abre o quinto livro e até o 150 é o segundo mais extenso em termos de conteúdo e número de versos. Em sua grande maioria, a ênfase do quinto livro é na adoração pública.
O último verso do Salmo 107 é assim: “Quem é sábio atente para essas
coisas e considere as misericórdias do Senhor”. O final da profecia de Oséias também registra a necessidade de ser sábio. No verso 9 do capítulo 14, lemos: “Quem é sábio, que entenda estas coisas! Quem é inteligente, que as compreenda! Porque os caminhos do Senhor são retos e os justos andarão neles, mas os transgressores neles cairão”.
A sabedoria não está necessariamente em descobrir coisas novas e aprender conteúdo que norteará a caminhada. Ela reside também na experiência de aprender com os erros dos outros. Em vez de nos alegramos com os erros do semelhante, deveríamos, prostrados, suplicar ao Senhor por misericórdia por ele, e, como diz o ditado popular, colocar nossa barba de molho e aprender a lição para não incorrermos no mesmo problema. Caso contrário, não seremos sábios, mas insensatos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário