domingo, 28 de julho de 2024

Salmo 119


O valor da Palavra

O Salmo cento e dezenove é o maior texto num capítulo de toda a Bíblia. São cento e setenta e seis versos, distribuídos em vinte e duas estrofes de oito versos cada uma. Cada estrofe representa uma letra do alfabeto hebraico. Em algumas versões, é comum aparecer o nome das letras, como Álefe, Bete, Guímel, Dálete até Tau, a última.

William MacDonald diz que o Salmo 119 tem sido chamado o alfabeto de ouro da Bíblia. A ênfase do Salmo é uma exaltação da Palavra de Deus. Praticamente todos os versos, com exceção de 3,37,84,90,121,122 e 132, apresentam uma referência direta à Palavra, que pode receber o nome de mandamentos, lei, preceitos, testemunho, decretos e outros.

No contexto dos Salmos, a palavra era a Torah, o que chamamos hoje de Pentateuco, os cinco primeiros livros da Bíblia. Hoje, temos a Palavra completa, o que chamamos de Bíblia.

É sabido que cada vez mais menos se lê e se interessa pela palavra de Deus. Isso é uma tragédia, pois a palavra é alimento para o cristão. E “felizes são os que andam na lei do Senhor” - Salmo 119.1.

Que lugar a palavra de Deus ocupa em sua vida?

Nenhum comentário:

Postar um comentário