Graça X Ingratidão
O título do Salmo 106 na versão Nova Almeida Atualizada é: “A graça de Deus e a ingratidão de Israel”. Que contraste! Enquanto Deus deságua sua graça sobre o povo e não se desvia de sua fidelidade, o povo devolve, reage, responde com ingratidão. O Salmo 105 é lembrado pela fidelidade de Deus. O Salmo 106, pela infidelidade do povo.
Parece experiência apenas dos outros. Mas seja sincero: não é o que ocorre com a gente também? Como respondemos ao amor de Deus? Como retribuímos as bênçãos recebidas?
O povo tinha consciência disso e não terceirizava, ou transferia, sua culpa. No verso 6, o registro é bem incisivo: “Pecamos, como os nossos pais; cometemos iniquidade, procedemos mal”.
Embora o povo agisse assim, Deus não mudava seu caráter: “Deus olhou para eles quando estavam angustiados e lhes ouviu o clamor; lembrou-se, a favor deles, de sua aliança e se compadeceu, segundo a multidão de suas misericórdias”.
Independentemente do que você fizer, Deus continuará sendo fiel. Mas tem um perigo: Ele não nos livra de sofrermos as consequências de nossas escolhas. Entendeu?
Nenhum comentário:
Postar um comentário