Pequeno grande salmo
O Salmo 117 é o menor do livro e o menor capítulo da Bíblia. Na íntegra, o texto é: “Louvai ao Senhor, vós todos os gentios, louvai-o, todos os povos. Porque mui grande é a sua misericórdia para conosco, e a fidelidade do Senhor subsiste para sempre. Aleluia!” - Salmo 117.1-2.
Embora pequeno, tem grandes ensinos.
Em primeiro lugar, a relação adorador e criador não é privilégio de um grupo específico. Todos os povos podem e devem louvar ao Senhor. Deus não é exclusivista, mas inclusivista. Todos podem se relacionar com ele.
Em segundo lugar, o poeta apresenta o fundamento dessa inclusão: “Porque mui grande é a sua misericórdia para com o seu povo”. Deus sempre olha para o homem como um miserável que precisa de seu amor e compreensão. Não é um olhar para envergonhar, tripudiar, mas para recuperar, nova oportunidade dar. Alguém já sugeriu que misericórdia é Deus olhar nossa miséria (míser) com o coração (cord).
Em terceiro lugar, a fidelidade do Senhor dura para sempre. Deus não muda de opinião de acordo com seu humor, ele sempre se manterá fiel ao seu caráter.
Que pequeno grande salmo!
Nenhum comentário:
Postar um comentário