Descanse na misericórdia de Deus
Uma compreensão equivocada que perpassa os tempos é que os filhos podem herdar as iniquidades dos pais como numa maldição de geração para geração.
Tendo essa compreensão como pano de fundo, o verso do Salmo 79 registra: “Não recordes contra nós as iniquidades de nossos pais; apressem-se ao nosso encontro as tuas misericórdias, pois estamos sobremodo abatidos”.
Na versão “A Mensagem” é assim: “Não nos culpes pelos pecados dos nossos pais. Apressa-te e nos ajuda! Estamos com a corda no pescoço”.
Não desconhecemos a influência moral negativa que pais perversos impõe sobre os filhos e até danosas consequências de suas escolhas que desaguarão por gerações futuras. Mas isso nunca pode ser confundido com a responsabilidade pessoal. Deus não é injusto para impor a uma futura geração os castigos de antepassados. Assim como também os benefícios não sejam conquistados apenas por serem de uma família que andou nos caminhos do Senhor!
Nas duas situações, prevalece a misericórdia do Senhor que sempre está pronto a perdoar e dar chances novas à geração atual, independentemente de seus antepassados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário