Êxodo significa saída ou partida. No contexto bíblico, lembra a história do povo de Israel saindo do Egito como cumprimento do programa de Deus para levar o povo à terra prometida.
O Salmo 114 realça a experiência, atente para os versos 1 e 2: “Quando os descendentes de Jacó, o povo de Israel, saíram do Egito, aquela terra estrangeira, Judá se tornou o povo escolhido de Deus”.
Mudanças sempre apresentam suas implicações, tempo de dores, dissabores, temores, saudades, temeridades. Embora fosse um livramento, como cortar os relacionamentos, os amigos, os vizinhos?
Tais implicações despertaram mais de uma vez o desejo de voltar ao Egito. O povo reclamava e até blasfemava, liderá-lo não foi fácil, a ponto de Moisés apenas avistar a terra prometida e não entrar nela. A questão mais difícil não era sair do Egito, era o Egito sair deles. O Egito representava comodidade, zona de conforto, garantia de sustento. Mas eles tinham o Deus da provisão e nada lhes faltou, de tudo Deus os supriu.
De que Egito você precisa sair? Que Egito precisa sair de você? Deus é capaz de transformar êxodo em êxito. Acredite nisso!
Nenhum comentário:
Postar um comentário